lição de humildade, autoestima e perseverança
Era uma vez, numa determinada floresta uma leoa-mãe havia dado à luz três leõezinhos bem bonitinhos: O Rax, o Rix e o Rex. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, malandro e puxa-saco, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
- Aí, galera ! Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas paira uma dúvida no ar: existem três leõezinhos fortes que estão em crescimento. Ora, a qual deles deveremos prestar homenagem? Quem, dentre eles, quando crescer, deverá ser o nosso rei ?
O Rax ? O Rix ? O Rex ?
Os três leõezinhos souberam da reunião e comentaram entre si:
- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter três reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido.
Mas como descobrir ? Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram irmãos e muito amigos.
O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem técnicas avançadas de reuniões, gerenciamento de crises etc e tal, eles tiveram uma ideia excelente. O macaco encontrou-se com os três felinos e contou o que a bicharada havia decidido:
- Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na MONTANHA DIFÍCIL.
- Montanha Difícil ? - Como assim ? Perguntaram os três.
- É simples - ponderou o macaco - decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. Quem primeiro atingir o pico será consagrado o rei dos animais.
A Montanha Difícil era a mais alta entre todas as montanhas naquela imensa floresta. Cercada por um caudaloso rio, cujas águas turbulentas e profundas percorriam um perigoso despenhadeiro, a Montanha Difícil era um terror. E o desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha Difícil para assistir à grande escalada.
Rax, como era o primogênito, mais velho, tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. Rix, o segundo, tentou. Caiu exausto. Foi derrotado. E chegou a vez de Rexzinho, o caçula, terceiro e mais novo. Tentou. Não conseguiu. Também foi derrotado. E rugiu: Buáááá
E agora ? Afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados ?
Os animais estavam curiosos e impacientes para saber quem seria o novo rei; e o macaco, esperto, achava que ficaria com a coroa.
Ledo engano. Foi nesse momento que uma sábia coruja, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
- Eu sei quem deverá ser o rei!!!
E todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
- A senhora sabe ??? Mas como ??? - gritaram todos em uníssono, olhando para a coruja.
- É simples - confessou a sábia coruja - Eu fiquei voando entre eles, bem de perto e só observando. Quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse de si para si e para a Montanha Difícil.
O primeiro leão disse: - Montanha, você me venceu!
O segundo leão disse: - Montanha, você me venceu!
O terceiro leãozinho, o Rexzinho, também disse:- Montanha, você me venceu ! Mas só por enquanto! Você, montanha, já atingiu seu tamanho final, mas eu ainda estou em fase de crescimento e aprendizagem...
- A diferença, - completou a coruja, - é que o terceiro leãozinho teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é maior que seu problema, é rei de si mesmo, está preparado para reinar sobre os outros, e comandar.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que então foi coroado rei entre os animais.
MORAL DA HISTÓRIA: Não importa o tamanho de seus problemas ou dificuldades que você tenha; seus problemas, pelo menos na maioria das vezes, já atingiram o clímax, já estão no nível máximo, mas você não. Você ainda está crescendo. Você é maior que todos os seus problemas juntos. Você é jovem e ainda não chegou ao limite de seu potencial e performance. A Montanha das Dificuldades tem tamanho fixo, limitado. . . E, lembrem-se daquele ditado: "Não diga a Deus que você tem um grande problema, mas diga ao problema que o grande EU SOU é seu Deus."
Podemos inferir do texto, transpondo essa fábula para a vida prática, que os três leõezinhos podem ser, em uma família humana, três irmãos, dos quais, geralmente espera-se que o mais velho venha a ser aquele sobre o qual recairão todas as expectativas dos pais; que venha a ser, na falta destes, o responsável pelos irmãos mais novos. Mas, ledo engano, às vezes poderá ser o mais novo (como no exemplo do patinho feio) quem irá vencer e ser o provedor. Pode ser o patinho feio, ou melhor, o leãozinho menor, o Rexzinho, quem irá projetar-se na vida prática e financeira.
Rex, em latim, significa REI. Portanto, o leãozinho-rei poderá ser você, leitor/a; a Montanha Difícil pode ser aquela prova difícil que você irá enfrentar na próxima semana, pode ser que seja o famigerado vestibular em uma faculdade pública, pode ser que seja um concurso público no qual você se inscreveu e espera ansiosamente o resultado. Considere que você ainda é jovem, está em franco desenvolvimento, ainda está estudando... Já o macaco, esse representa aquelas pessoas que torcem para ver você cair na vida, para se dar mal e depois ficar falando: "viu, só ? eu sabia que ele ia reprovar..., eu sabia que ele não seria capaz...". A coruja, por sua vez, simboliza aquela pessoa que lhe dá bons conselhos, torce pelo seu sucesso e acredita no seu potencial.
A floresta representa o mundo desconhecido e ameaçador; as cachoeiras, os rios caudalosos, os penhascos e despenhadeiros representam as adversidades pelas quais você terá que passar. O pico é o limite, é o seu objetivo.
Leitor, leitora, veja qual o seu lugar nessa história e na vida. Sua vida está apenas começando.
FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário