Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Bairro Warnow teve grande comemoração no início deste mês, já que a família Kertzendorff comemorava Bodas de Ferro...

Há 65 anos unidos pelo amor e pela Guerra Mundial

TAÍSE HEBERLE DE LIMA/JMV   - - - taise@jornaldomediovale.com.br 

INDAIAL – Uma vida inteira de união, carinho, confiança e muito amor. Desde que nasceram seus destinos já estavam predestinados a um dia casarem, o casal que no dia 3 de janeiro completou suas Bodas de Ferro, 65 anos de casados, foram unidos pela Guerra Mundial.
Bertholdo Kertzendorff e Amanda Kertzendorff nasceram no mesmo ano, moravam na mesma rua, estudaram juntos, passaram pela comunhão juntos, mas foi em uma festa depois da segunda dança que seus olhares se cruzaram e a partir daí nunca mais se separaram. Logo que a reportagem do JMV chegou na casa do casal de idosos na tarde de terça-feira, 15 de janeiro, os quais estavam acompanhados de dois filhos e dois bisnetos, seu Bertholdo iniciou a história da festa que ele e sua esposa organizaram para festejar os 65 anos de casados, foram 52 convidados, todos os integrantes do Clube de Idosos do Warnow. "Mas deixamos claro, não queremos presente algum, apenas a colaboração para que possamos fazer um café para todos", conta seu Bertholdo.

Desde o princípio - As famílias eram vizinhas na cidade de Presidente Getúlio, assim como o de costume, a mãe de Amanda foi até a casa dos Kertzendorff para convidá-los para o aniversário da mãe de Amanda, no dia da festa como o de costume Bertholdo e Amanda dançaram, mas foi na terceira dança que os olhares se cruzaram e dali nunca mais se separaram. No início, como naquela época o namoro começou meio escondido, mas como a família não foi contra começaram a namorar. "Depois de dois anos de namoro, eu já tinha minha lavoura pronta e uma casa para morarmos. Mas fomos impulsionados pelos boatos da 3ª Guerra Mundial, como já havia passado a 2ª Guerra e alguns parentes ficaram para trás, a minha vez de se alistar estava chegando, por isso resolvemos casar no primeiro fim de semana daquele ano, 3 de janeiro de 1948", recorda Bertoldo. Conforme Amanda, quem fosse casado não precisaria ir para a guerra.

Os filhos como companheiros - Hoje, o casal que está há 65 anos unidos tem como companhia seus quatro filhos, 13 netos e 16 bisnetos. "Dividimos nossa terra com nossos quatro filhos, são quatro faixas de terras que demos à eles bem próximo de onde moramos, para que conseguissem iniciar suas vidas", revela Amanda, contando ainda que todos os dias seus filhos vão visitá-los.

Além de toda a história de como iniciou o namoro, seu Bertholdo conta que sempre que um filho nascia na casa de um, nascia outro na casa do vizinho. "Nos anos de 1919, 1920, 1922, 1923 e 1924, sempre que nascia um em uma casa, nascia outra em outra casa, assim foi com nós dois, eu nasci em setembro de 1924 e a Amanda nasceu em dezembro de 1924" revela, lembrando que os dois moraram 40 anos na cidade de Presidente Getúlio, mas hoje fazem 48 anos que moram em Indaial.

Viagens - Há 15 anos o casal frequenta o Clube de Idosos do bairro Warnow, em Indaial e, assim conseguem manter o ritmo de viagens, já que sempre gostaram de conhecer cidades novas, pontos turísticos e visitar parentes distantes. "Conhecemos São Paulo, Londrina, Paraguai. Fomos a Florianópolis e andamos quatro vezes de navio" diz seu Bertholdo. Ele não esquece de suas medalhas, a maioria de primeiro e segundo lugar em arremesso de peso, sempre gostou muito de esportes.

A festa que aconteceu no dia 3 de janeiro divertiu e renovou os votos de casamento do casal, juntamente com familiares e amigos que estiveram presente no café promovido pela família Kertzendorff.

Boda - A palavra boda vem do latim votum, que significa promessa. Conforme significado religioso é a promessa que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso em um altar consagrado (uma promessa para toda a vida).

Existem inúmeros significados para cada ano que se passa de união, acompanhe na tabela os mais conhecidos.




FONTE:

Nenhum comentário: