Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dormir bem é fundamental. Veja como o dormir bem é fundamental para o bom rendimento dos estudos.


O bocejo na hora do estudo para o vestibular nem sempre significa que o assunto é chato. Em boa parte dos casos é resultado do cansaço físico de tantas horas sobre os livros ou mesmo de noites mal dormidas. Por isso, ligue o sinal de alerta e veja o que o seu corpo está pedindo.

O médico Fernando Mirage Jardim Vieira destaca que conseguir o tão sonhado descanso, mesmo em épocas tensas como as que antecipam o vestibular, é uma arma fundamental para fazer render o estudo e entender melhor o conteúdo. Não importa se serão cinco, seis, sete ou oito horas de sono, ou até mais. O importante é o adolescente se sentir totalmente relaxado. Se estiver descansando ao levantar, encarar os livros vai ser mais simples do que o esperado e o assunto não vai ficar tão difícil. Será entendido num estalo.

Por isso, fica a dica: estudar muito é fundamental, mas dormir o suficiente é necessário para consolidar com que foi aprendido.

Conselhos

Quantidade de horas
O tempo de ficar dormindo varia muito de pessoa para pessoa. A média é de sete a oito horas por noite. O tempo vai ficar por conta da satisfação. Tem que ser suficiente para descansar e chegar na fase REM, que começa na segunda etapa do sono. Logo, é necessário dormir pelo menos quatro horas para começar até aí. A fase REM é a que o cérebro está em maior atividade. Ali é que se consegue organizar a memória e o que foi aprendido durante o dia.

Tranquilidade
É preciso apertar o botão de desligue para dormir. Não leve para a cama a ansiedade e as preocupações com o que deve ser resolvido no dia seguinte. Calma e cabeça livre são fundamentais. Não leve para a cama os cadernos e os simulados. Na hora de dormir, isto pode trazer a lembrança da pressão dos estudos. Também o estresse pode influenciar na hora do sono. Se o estudante estiver passando por uma fase de bastante cobrança, evitar as discussões, principalmente as familiares.

Ambiente
Mais do que simplesmente deitar e dormir, o ambiente deve estar propício ao relaxamento. Não pode ter tanto ruído, a temperatura deve estar adequada e o colchão e o travesseiro devem ser confortáveis. Antes, para relaxar, também devem ser evitadas atividades estimulantes. Nada de muitos estimulantes visuais. Se for assistir TV, prefira os programas mais monótonos. Nada de violência ou algo que lembre os estudos.

Sem estimulantes
Para muitos, tomar estimulante acaba sendo uma rotina para se manter acordado. Mas isto pode prejudicar na hora do sono e deixar o estudante ainda mais cansado no dia seguinte.

Sono extra
Os adolescentes têm tendência a ir dormir mais tarde e acordar mais tarde. Se essa rotina não pode ser obedecida, o sono pode ser compensado durante o dia. É recomendada uma soneca durante a tarde de até 1 hora.

Problemas pela falta de sono
Pouco desenvolvimento mental, perda de concentração, alteração no humor, sensação de depressão, cansaço frequente com os assuntos e sonolência durante o dia. Além de dor de cabeça e fadiga. 

 
  
Fonte: Horadesc - acesso em 21.05.2013
FOTOS ILUSTRATIVAS

Nenhum comentário: