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PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

"SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"



1- INTRODUÇÃO 

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática 
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com 
a linguagem do próprio corpo. 

A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e 


fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso 


facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito 


do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua 


importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão 


decisivamente no cuidado com o corpo. 

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida 


alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. 

Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e 

incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. 

Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos 


alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. 

É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma 

tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, 

etc. 
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso 


corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios. 


2- APRESENTAÇÃO 


O presente projeto implantado em Patrocínio- MG, através da Escola Municipal 


Maria Isabel de Queiroz (CAIC), apresenta uma proposta enriquecedora, 


planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2001, 


buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos 


hábitos de higiene. 


3-JUSTIFICATIVA 


O Projeto "Sem saúde não vida", é uma proposta que possibilita e garante uma 


aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. 

Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e 


sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de 


cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e 

da coletividade. 

Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se 

refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora 

de atitudes e hábitos. 

As experiências mostram que transmitir informações a respeito do 

funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como 

um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos 

desenvolvam atitudes de vida saudável. 

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos 

na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola. 


4- OBJETIVO GERAL 


O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os 


alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da 


compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de 


medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde. 


5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de 


higiene; 
Identificar doenças causadas por falta de higiene; 
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.; 


Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e 


cabelos; 


Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do 


próprio corpo; 




6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 


6.1 Metodologia 


Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os 


alunos. 


São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal. 


Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, 


portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de 


higiene. 




Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e 


outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho 


provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras 


exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de 


assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento 


de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima 


quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico. 


De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata. 


SUGESTÕES: 


Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os 


objetos envolvidos na higiene corporal. 


Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que 


o assunto permitir. 


Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes 


para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a 


sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras 


doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos 


relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas. 

Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando 


exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de 


temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é 


importante na manutenção da temperatura corporal. 


SUGESTÕES: 


Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários 


do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas. 
Mostre a importância do sol na higiene da roupa. 


Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um 


lugar para guardar roupas sujas. 


Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, 


correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, 


espinhos, pedras, etc. 


Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, 


lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano. 


Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. 


A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento 


pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, 


como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem. 

Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos 


de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes 


impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes 


de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. 

Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos 


higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar 


o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão. 

Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: 


a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito. 

Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão 


diariamente, ou então, duas vezes por semana. 

Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e 

bem cortados. 

Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos. 

QUESTIONAMENTOS: 


Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas. 


O que posso fazer para conservar meu corpo limpo? 


Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes? 


Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? 


Como devo conservar os meus pés? Por que? 


Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola? 


Que roupas devo usar para dormir? 


E para passear? 


Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor? 


O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no 


estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor 


de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem 


ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis. 


6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS 


O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos. 


6.3- ESTRUTURA DE APOIO 


A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, 


pais, alunos e toda a comunidade. 


6.4- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE 


Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo. 


Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de 


Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc. 


6.5- PROCEDIMENTOS 


Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do 


1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares. 


6.6- RECURSOS HUMANOS 


Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários. 


6.7- RECURSOS MATERIAIS 


Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material 


didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc. 


6.8- CLIENTELA 


Alunos da Escola Municipal Maria Isabel de Queiroz (CAIC), das classes iniciais (1º ciclo) 


6.9- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS 


Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma. 


6.10- AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO 


Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através 


desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e 


alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. 

É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre 


voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os 


alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local 


de estudo e trabalho. 


A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece 


carinho e cuidados especiais. 


6.11- Forma ou Expressão dos Resultados 


Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc. 


6.12- Acompanhamento e Avaliação do Projeto 


Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos 
os participantes e voluntários. 
Deila Magda Ferreira 

fonte:

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