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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Novo Ford Focus sedã 2.0 Titanium Powershift 2014.


A caminho do Brasil, novo Ford Focus sedã Titanium é testado no México.

A palavra “global” está na moda na indústria automotiva. Além de otimizar custos de desenvolvimento, é também uma poderosa arma para o marketing das fabricantes. E a Ford, quando decidiu “globalizar” sua linha na América do Sul, optou primeiro pelo volume de vendas. Começou com EcoSport e New Fiesta, carros com boa receptividade por aqui – além do Fusion, que também chegou, no início de 2013, mas com a produção mexicana voltada muito para os Estados Unidos. E agora, no segundo semestre, será a vez do Focus, que, se não vende tanto quanto o compacto e o utilitário, responde ainda por bons números e conta com grande prestígio. O médio, produzido na Argentina, chega ao Brasil ainda este ano, provavelmente em setembro, em versões hatch e sedã. A data oficial ainda não foi revelada pela Ford, mas diversos eventos de pré-lançamento já estão programados pela fabricante – estratégia semelhante à adotada em seus lançamentos mais recentes.


O Focus III ainda não segue a atual identidade visual da Ford, com a grade “bocão” e o capô com vincos – estilo que deve ser adotado em 2014 na Europa, onde o carro atual já é comercializado desde 2011. Na frente, uma discreta grade horizontal com os faróis “espichados” em direção às laterais. Na traseira do sedã, o amplo conjunto ótico bipartido também se pronuncia em direção aos lados do carro. O perfil ostenta vincos que criam aspecto mais musculoso, como a linha que parte do para-choque dianteiro em direção à porta traseira, sob a linha de cintura. As caixas das rodas pronunciadas ajudam a criar uma aparência máscula.
A terceira geração do Focus terá versões com os mesmos nomes utilizados no New Fiesta – S, SE e Titanium. A primeira terá sob o capô o motor Sigma 1.6, o mesmo utilizado na gama do compacto, programado para entregar 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool. Nas configurações seguintes, contará também com um Duratec 2.0 flex com injeção direta. O propulsor, que será bicombustível somente no Brasil, rende 170 cv de potência com gasolina. A transmissão poderá ser manual de cinco velocidades ou a automatizada de dupla embreagem Powershift.


O Focus vai oferecer bastante recheio tecnológico. Terá disponíveis os sistemas de entretenimento Sync e o MyFord Touch – presente no sedã Titanium avaliado –, com tela de oito polegadas sensível ao toque, que controla aspectos como telefonia, áudio, clima, navegação e luz ambiente do habitáculo. O conjunto ainda pode ser manipulado através dos comandos do volante. A versão testada oferecia ainda bancos de couro – com ajuste elétrico para o motorista –, trio elétrico, computador de bordo, cruise control e sensores de estacionamento com câmara de ré e assistência de estacionamento.


No mercado brasileiro, o Focus sedã vai brigar com modelos como Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze e Citroën C4 Lounge. Os preços ainda não foram revelados. Deve variar entre os R$ 60 mil e R$ 80 mil.

Primeiras impressões

Equilíbrio fundamental

Cidade do México/México – Por trás do volante do novo Focus sedã Titanium, a primeira impressão que se tem é de um carro muito bem ajustado. O interior é refinado, confortável e, com o motor ligado, bastante silencioso, graças ao bom isolamento acústico. Um aspecto interessante é que a transmissão automatizada parece trabalhar com foco na eficiência de consumo. As trocas são feitas rapidamente e em baixas rotações. Tal regime provoca uma sensação de falta de potência do motor.

Ao posicionar a alavanca do câmbio no modo S, as relações são prolongadas e o propulsor passa dos 6 mil rpm e as respostas do 2.0 ficam bastante convincentes. A estabilidade é um dos pontos fortes do Focus. Não oscila nem mesmo quando o velocímetro extrapola os limites legais de velocidade e ultrapassa os 160 km/h. O comportamento é previsível – o que é um ponto extremamente positivo –, graças à geometria da suspensão traseira, do tipo multilink. É claro que não se trata de um agressivo superesportivo, mas vale ressaltar a eficiência do sistema de freios.

O Focus oferece bastante equilíbrio e tem boa dose de tecnologia embarcada, com itens de conforto e conveniência. A montagem e os materiais utilizados são de boa qualidade. Além disso, oferece interessante conjunto mecânico e plataforma moderna, aspectos que podem ser fundamentais para posicionar o médio da Ford como referência no segmento.
Ficha técnica

Ford Focus sedã 2.0 Titanium Powershift

Motor: 2.0 a gasolina, dianteiro, transversal, 1.188 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 170 cv a 6.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 9,5 segundos com câmbio manual e 10,8 segundos com câmbio automatizado.
Velocidade máxima: 211 km/h.
Torque máximo: 20,1 kgfm a 4.450 rpm.
Diâmetro e curso: 84,8 mm x 88,0 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo multilink, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 215/50 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,53 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.318 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 373 litros.
Tanque de combustível: 46 litros.
Produção: Pacheco, Argentina.
Lançamento no Brasil: previsto para setembro de 2013.
Itens de série: Ar-condicionado digital, volante multifuncional, computador de bordo, freios ABS com EBD, trio elétrico, faróis de neblina, direção elétrica, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, rádio/iPod/CD/MP3/Bluetooth e navegador GPS, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, controles de estabilidade e de tração, airbags frontais, laterais e de cortina, câmara de ré, cruise control, assistente de estacionamento e bancos de couro com ajuste elétrico para o do motorista.
Preço: cerca de R$ 80 mil.

Texto: Michael Figueredo / Auto Press / Rubén Hoyo / AutoCosmos.com / Via: MotoDream

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