Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Veja o mapa das novas fábricas de automóveis do Brasil País ganha nove inéditas unidades nos próximos anos, entre elas, a BMW, Chery e JAC. Conheça os prováveis modelos nacionais que elas produzirão.





O Brasil continua ainda sem ter uma autêntica marca de automóveis nacional. É uma triste exclusividade entre os maiores produtores de veículos do mundo, afinal, mercados menos experientes como a China e a Índia têm vários fabricantes locais enquanto nosso país vê as poucas iniciativas naufragarem.

Se por um lado isso é uma má notícia, ao menos a quantidade de fábricas instaladas em nosso território só aumenta, sobretudo após o anúncio do programa Inovar-Auto que, de certa forma, obrigou qualquer empresa estrangeira a investir numa linha de montagem local para ter condições de competir.
O resultado disso está no mapa abaixo. Nada menos que nove fábricas estão sendo inauguradas nos próximos anos, duas delas inclusive, já estão operando e abriram essa nova onda de investimentos, a da Toyota, em Sorocaba, e a da Hyundai, em Piracicaba.
Embora o estado de São Paulo ainda concentre grande parte dessas fábricas, já há sinas de descentralização. Dois estados, por exemplo, estrearão no mapa. A BMW escolheu a pequena Araquari, no norte de Santa Catarina, para sediar sua primeira unidade na América do Sul. Já a Fiat optou por construir um grande centro produtor de veículos em Goiana, outro município até então desconhecido, nas proximidades de Recife, em Pernambuco.
Desde o ano passado nove fábricas estão previstas para estrear no mercado brasileiro, transformando o Brasil em um dos maiores produtores de automóveis do mundo
Novos ABCs
Outras regiões do País estão aproveitando para reforçar o parque industrial voltado a produzir veículos. É o caso da cidade de Resende, no Rio de Janeiro. A cidade terá a primeira fábrica exclusiva da Nissan no Brasil a partir de 2014 – na vizinha Porto Real opera a unidade conjunta da Peugeot e Citroën. No Nordeste, a cidade de Camaçari ganhará no final do ano que vem uma planta da chinesa JAC, que produzirá seus primeiros compactos nacionais nela, além de utilitários leves.
Já a rival da JAC, a Chery preferiu ser conservadora e optou por Jacareí, no Vale do Paraíba, para construir sua unidade fabril. A vantagem de se instalar em São Paulo é a logística favorável, os numerosos fornecedores sem falar no maior mercado consumidor. Não é à toa que a Honda tenha decidido erguer sua segunda fábrica de automóveis em Itirapina, cidade a apenas 100 km da sua atual fábrica, em Sumaré.
Mais investimentos
A onda de novas fábricas não deverá parar por aí. A Mercedes-Benz analisa neste momento vários locais para construir uma fábrica de automóveis no País. A Volkswagen e a Audi devem anunciar em breve a retomada da produção do Golf e do A3 em território nacional e a General Motors deve investir mais de R$ 2 bilhões numa linha de montagem de um compacto na sua fábrica de São José dos Campos. E há mais marcas de olho no Brasil como a Kia, Geely e Land Rover.

Ainda não chegou a hora de termos uma marca genuinamente nacional, mas não faltam candidatos a se nacionalizarem.
FONTE:

Nenhum comentário: