Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Atividades para trabalhar a Proclamação da República.

Proclamação da República
A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil, pondo fim à soberania do imperador Dom Pedro II.
A proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império, na praça da Aclamação, hoje praça da República, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, fazendo uso de coação, não de violência.
Naquele mesmo dia 15, um "Governo Provisório" republicano foi instituído. Faziam parte deste "Governo", o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
Vários foram os fatores que levaram a monarquia a esse processo de desgaste, entre eles: a interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica; críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte; a classe média (funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) que crescia nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país e a falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam maior poder político, já que tinham grande poder econômico.
Diante da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país.
O presidente do Conselho de Ministros do Império, Afonso Celso de Assis Figueiredo, o visconde de Ouro Preto, percebendo a difícil situação política em que se encontrava, apresentou, em uma última e desesperada tentativa de salvar o Império, à Câmara-Geral, um programa de reformas políticas do qual constavam, entre outras, as medidas seguintes: maior autonomia administrativa para as províncias, liberdade de voto, liberdade de ensino, redução das prerrogativas do conselho de Estado, mandatos limitados no Senado Federal, já que no Império, o Senado era vitalício. 
As propostas do Visconde visavam preservar a Monarquia, mas foram vetadas pela maioria dos deputados de tendência conservadora que controlava a Câmara Geral. 
As reformas do Gabinete Ouro Preto chegaram tarde demais. No dia 15 de novembro de 1889, a república era proclamada. Com D. Pedro fora do trono, o Brasil estava pela primeira vez nas mãos de políticos.

Atividades

1) Quais foram os motivos que acarretaram a Proclamação da República?

2) Quem proclamou a República?

3) Onde ocorreu a Proclamação da República?

4) Quando aconteceu a Proclamação da República?

5) Quais medidas o presidente do Conselho de Ministros tomou para tentar salvar o Império?

FONTE:

Nenhum comentário: