Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 23 de novembro de 2013

GEOGRAFIA - a comunidade familiar




1. Leia abaixo uma lista de atividades que as pessoas realizam em comunidade.

Essas atividades são também direitos e deveres de cada pessoa.

a) Assinale DE para deveres e DI para direitos.

( ) Respeitar as leis de um país
( ) Trabalhar
( ) Zelar pelos bens públicos
( ) Estudar em escola qualificada
( ) Alimentar-se diariamente
( ) Morar com dignidade
( ) Respeitar as normas nos locais de trabalho
( ) Divertir-se nas horas de lazer
( ) Respeitar as outras pessoas, sem impor regras

b) De acordo com o que você escreveu nas alternativas, responda: Qual é a diferença entre direitos e deveres?
_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

2. Relacione o tipo de comunidade com as atividades que são realizadas pelas pessoas de cada uma dessas comunidades.

Uma atividade pode ser relacionada a mais de uma comunidade.
( A ) Comunidade familiar
( B ) Comunidade escolar
( C ) Comunidade do bairro
( D ) Comunidade de amigos

( ) Ir ao mercado
( ) Pesquisar
( ) Descansar
( ) Alimentar-se
( ) Jogar
( ) Conversar
( ) Estudar
( ) Tomar banho

3. Leia o texto sobre a família de João.

Meu nome é João.
Eu sou filho de Pedro.
Pedro é casado com Maria.
Maria é irmã de Clara.
Clara é casada com José.
Antonio é pai de Pedro.
Ana é irmã de Jéssica.
Clarice é esposa de Antonio.
Jéssica é neta de Clarice.
Todos moramos na mesma casa.

Responda o que cada uma dessas pessoas é de João.

Pedro: _____________________________

Maria: _____________________________

Clara: _____________________________

José: ______________________________

Antonio: ____________________________

Clarice: ____________________________

Ana: _______________________________

Jéssica: ____________________________

4. Anote na lista abaixo três direitos e três deveres que você tem na sua comunidade familiar.

• Direitos

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

• Deveres
_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

5. Desenhe nos quadros abaixo duas famílias diferentes da sua.








Gabarito
1. Leia abaixo uma lista de atividades que as pessoas realizam em comunidade. Essas atividades são também direitos e deveres de cada pessoa.
a) Assinale DE para deveres e DI para direitos.
( DE ) Respeitar as leis de um país
( DI ) Trabalhar
( DE ) Zelar pelos bens públicos
( DI ) Estudar em escola qualificada
( DI ) Alimentar-se diariamente
( DI ) Morar com dignidade
( DE ) Respeitar as normas nos locais de trabalho
( DI ) Divertir-se nas horas de lazer
( DE ) Respeitar as outras pessoas, sem impor regras

c) De acordo com o que você escreveu nas alternativas, responda: Qual é a diferença entre direitos e deveres?

Resposta: Direito é o que podemos fazer e exigir. Dever é o que temos a obrigação de cumprir.

2. Relacione o tipo de comunidade com as atividades que são realizadas pelas pessoas de cada uma dessas comunidades.
Uma atividade pode ser relacionada a mais de uma comunidade.
( A ) Comunidade familiar
( B ) Comunidade escolar
( C ) Comunidade do bairro
( D ) Comunidade de amigos
( C ) Ir ao mercado
( B ) Pesquisar
( A ) Descansar
( A,B ) Alimentar-se
( C,D ) Jogar


( A,B,C,D ) Conversar
( A,B ) Estudar
( A ) Tomar banho

3. Leia o texto sobre a família de João.

a) Responda o que cada uma dessas pessoas é de João.
Pedro: pai
Maria: mãe
Clara: tia
José: tio
Antonio: avô
Clarice: avó
Ana: prima
Jéssica: prima

4. Anote na lista abaixo três direitos e três deveres que você tem na sua comunidade familiar.
Resposta pessoal.

5. Desenhe nos quadros abaixo duas famílias diferentes da sua.
O professor deverá avaliar se o aluno é capaz de visualizar dois modelos familiares diferentes da sua experiência imediata.

Nenhum comentário: