Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 2 de novembro de 2013

Quem foi Martin Luther King?

Quem foi Martin Luther King?
Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929Memphis, 4 de abrilde 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Um ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira.1 Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso "I Have a Dream".
Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e aGuerra do Vietnã, alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso de 1967 intitulado "Além do Vietnã".
King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 eMedalha de Ouro do Congresso em 2004; Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.
Um dos maiores nomes da história da batalha por direitos civis e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1964, Martin Luther King Jr. foi assassinado há 45 anos em Memphis, EUA. Filho de um pastor batista, nascido em Atlanta, no estado sulista - e racista - da Geórgia, ele seguiu os passos do pai como pastor, mas se destacou como grande lutador por causas sociais. "O trabalho dele inspirou movimentos pela paz, igualdade de gênero, imigração e direitos gays - sempre adotando a política da não-violência", afirma Taylor Branch, historiador e autor de The King Years (ainda sem versão em português), que aborda momentos críticos da jornada do militante. O grande legado de King foi a busca pelo sonho de maior igualdade e harmonia, misturando elementos constitucionais e espirituais em sua oratória. "Sua eloquência engajada, que sobreviveu à perseguição, faz de King uma fonte duradoura de inspiração para todo o mundo", ressalta Branch.
O maioral das minorias
Causas e efeitos da militância de Luther King
Inspiradores
A filosofia de não-violência foi baseada no pacifista indiano Mahatma Ghandi e no texto On Civil Disobedience, de Henry David Thoreau. Abolicionistas como Theodore Parker e Abraham Lincoln, além de Rosa Parks - negra que se recusou a levantar de um assento de ônibus reservado para brancos -, motivaram a cruzada de King
Inspirados por ele

As passeatas e os discursos de King moveram o presidente Lyndon Johnson a assinar, em 1964, a Lei dos Direitos Civis, que pôs fim à segregação racial nos EUA. A filosofia de não-violência também chegou ao movimento Solidariedade, pela democratização da Polônia, e ao trabalho de Nelson Mandela na África do Sul

Igualdade social

Em discursos como "Where Do We Go from Here" (Para Onde Vamos Daqui), King questionava o modelo econômico dos EUA, que mantinha milhões de pessoas na pobreza. Em 1968, criou a Campanha dos Pobres, para brigar por salários justos, seguro-desemprego e educação para todas as etnias e classes

Direitos civis
Ajudou a criar a Conferência de Liderança Cristã do Sul, que organizou o ativismo de diversas comunidades. Também realizou marchas pacíficas, fez vários discursos públicos e realizou protestos não violentos, como o boicote aos ônibus de Montgomery, Alabama, inspirado pela desobediência de Rosa Sparks

King defendia a desmilitarização dos EUA, se posicionando contra a Guerra do Vietnã e a violência perpetrada pelas tropas do país na Ásia

Os discursos de king

Assista aos pronunciamentos públicos mais importantes do ativista

- "Eu Tenho um Sonho" (Washignton D.C., 1963): abr.io/kingdream

- Discurso contra a Guerra do Vietnã (Nova York, 1967): abr.io/kingvietna

- Nobel da Paz (Oslo, 1964): abr.io/kingnobel

- "Sermão do Topo da Montanha" (Memphis, 1968, na véspera de seu assassinato):abr.io/kingsermao

Fontes Arquivos do The New York Times; livros Eu Tenho um Sonho, de Martin Luther King Jr., e As Palavras de Martin Luther King

Martin Luther King
Biografia, ideais, formas de atuação, luta pelos direitos civis para negros e mulheres, frases, prêmio Nobel

Martin Luther King: vida em defesa dos direitos sociais para negros e mulheres


Quem foi 

Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.

Biografia

- Marthin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia).

- Formou-se em sociologia em 1948 na Morehouse College.

- Em 1951 formou-se no Seminário Teológico Crozer.

- Em 1954, tornou-se pastor da Igreja Batista da cidade de Montgomery (estado da Virgínia).

- Em 1953, casou-se com Coretta Scott King com quem teve quatro filhos.

- Em 1955, tornou-se Phd em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston.

- Em 1955, foi um dos líderes ao boicote às empresas de ônibus da cidade de Montgomery. Este boicote era para pressionar o governo a acabar com a discriminação que havia contra os negros no transporte público dos Estados Unidos. A Suprema Corte Americana acatou as reivindicações dos ativistas e terminou com a discriminação no sistema de transportes públicos.

- Em 1957, participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul. Luther King liderou a CLCS, que lutava pelos direitos civis.

- Na década de 1960, Luther King liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas em defesa dos direitos iguais entre brancos e negros e o fim do preconceito e da discriminação racial. 

- Em 14 de outubro de 1964, Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz em função de seu trabalho, combatendo pacificamente o preconceito racial nos Estados Unidos.

- Em 1967, King fez vários discursos protestando contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

- Em 1968, King organizou a Campanha dos Pobres, pregando a justiça social e econômica.

- Em função de sua atuação social e política, Luther King despertou muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos. 
- Na manhã de 4 de abril de 1968, antes de uma marcha, Martin Luther King foi assassinado no quarto de um hotel na cidade de Memphis. 

- Sua atuação política e sociai foi fundamental nas mudanças que ocorreram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segragacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como símbolo de luta pacífica pelos direitos civis.

Frases de Luther King
- "Um líder verdadeiro, em vez de buscar consenso, molda-o."

- "O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."

- "Quase sempre minorias criativas e dedicadas transformam o mundo num lugar melhor."

- "Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver."

- "Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio."

- "O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor.

- "A Verdadeira paz somente não é a falta de tensão, é a presença de justiça."

- "Nós temos que combinar a dureza da serpente com a suavidade da pomba, uma mente dura e um coração tenro."

- "Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa."

- "O Amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo."
FONTE:

Nenhum comentário: