Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Telhado Verde.

O eco telhado ou como é mais conhecido, telhado verde é um jardim suspenso, uma técnica muito usada na arquitetura moderna devido a importância do meio ambiente, onde um dos seus objetivos é o plantio de arvores e plantas podendo ser instalados em coberturas de prédios (laje) ou sobre telhados convencionais, tais como, telha cerâmica, fibrocimento, entre outros.
Você pode fazer o telhado tanto de grama como de plantas. O telhado verde é uma alternativa viável e sustentável, pois ele facilita a drenagem de águas pluviais no local, fornecendo isolamento acústico e térmico e consegue tornar um ambiente muito mais fresco do que os outros telhados, são muitas as vantagens de ter um telhado verde, ele consegue proporcionar um ambiente fresco, mantendo os edifícios ou casas protegidas de temperatura alta, podendo reduzir em até 4°C.
Por isso é comum vê-los nas coberturas dos edifícios, no telhado verde é muito comum também conter painéis solares, pois contribui para reduzir o consumo de energia elétrica tradicional.
A instalação do telhado verde exige uma infra-estrutura especifica na cobertura da residência, se por acaso o telhado for uma laje é preciso impermeabilizá-la, no caso de telhas de cerâmica é preciso trocá-las por placas de compensado para servir de base para a cobertura vegetal, onde serão colocados a terra e o adubo para o crescimento das plantas, mantas onduladas para impedir que o substrato escorra, impermeabilização, evitando infiltração na casa, e dutos de irrigação e drenagem, onde ajuda a reduzir o barulho dentro da casa e mantém a temperatura constante.
Algumas vantagens:
1 – O telhado verde pode ser considerado como um “ar condicionado” ou um “aquecedor” natural, pois ele protege contra as altas temperaturas no interior da casa ou edifício, deixando a temperatura do ambiente constante e agradável, mesmo no verão intenso ou no inverno rigoroso, pois a vegetação funciona como isolamento térmico.

2 – Redução da emissão de carbono, atenuante da poluição do ar.

3 – Inclusão social, aumentando o convívio com a natureza em diferentes locais.

4 – Aumento da biodiversidade.

5 – Funciona como um jardim externo no telhado ou na cobertura.

6 – Consegue criar novas áreas verdes em regiões de alta urbanização, diminuí a poluição ambiental, melhoria no aspecto visual do ambiente, através do paisagismo da edificação.

7 – As águas da chuva podem ser armazenadas e reaproveitadas.

8 – Pode ser adaptado a qualquer modelo de telhado,( lajes, telhas de amianto,etc).

9 – Pode se usar vários tipos de plantas, um exemplo são as plantas de floradas, a onze horas(portulaca), a mal me quer ( Sphagneticola trilobata) a flama-do- México(senecio confusus) e e desfrutar o colorido e a beleza delas num jardim suspenso.

10 – Outra dica legal é plantar ervas ou temperos e ter sua própria horta medicinal ou aromática, mesmo que seja no ultimo nadar do seu prédio.

11 – Diminui a poluição e absorve os raios UV que prejudicam a construção.

12 – Proporciona o aumento da qualidade de vida para as pessoas;
Desvantagens:

1 – O custo de implantação do sistema e a manutenção do mesmo, pois se você não aplicar de forma correta poderá acarretar infiltração de água e umidade dentro do edifício;

2 – Cuidado também com as raízes de certas plantas, este risco de danificação pode ser evitado com a utilização de impermeabilizantes anti-raízes, desenvolvidos para que estas não sirvam de fontes de nutrientes para as raízes;

3 – Sua manutenção terá que ser periódica, em alguns casos pode ser mensal.
fonte:

Nenhum comentário: