Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 30 de abril de 2014

PORTUGUÊS: Varal de histórias Cabe na Mala.






















Baixar Atividades da Sequência AQUI

PROJETO PARA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO:

“CABE NA MALA” 

Sugestão de sequência didática

PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º e 2º anos

RESPONSÁVEL: Professor regente 

LIVRO: CABE NA MALA

GÊNERO: História

AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS

OBJETIVOS:

- Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no cotidiano;

- Reconhecer consciência fonológica;

-Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura;

- Construir habilidades para apropriar-se das características do gênero textual e o suporte.



JUSTIFICATIVA:

- Alfabetizar e letrar alunos, tendo como fio condutor um livro literário, desenvolvendo as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização.

EIXO

Desenvolvimento da oralidade

CAPACIDADES

-Participar das interações cotidianas em sala de aula:

· Escutando com atenção e compreensão;

· Respondendo as questões propostas pelo professor;

· Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor. 

I-Desenvolvimento e Apresentação da capa do livro

Atividades de introdução

Caixa de surpresa contendo um livro para que os alunos possam tentar adivinhar. Criar todo um clima de curiosidade.

1) O que vocês acham que tem dentro desta mala?

2) Se você for viajar, o que poderá levar nesta mala?

3) Eu também vou viajar. Mas na minha mala eu vou levar luvas. E você, o que vai levar?

( Só vale levar os objetos que cabem na mala, ou seja, objetos iniciados com a letra L )

4) Assim que descobrirem que há um livro na mala, abrir o livro para os alunos e explorar bastante a capa.

· Analisar o suporte do texto (livro): características, formatação, material, tamanho, cor, tipo de letra, utilidade social (inclusive na escola), etc.




I - INTRODUÇÃO (Oralmente)

Pelo título, o que vocês acham que vai acontecer na história?

Vamos observar a ilustração da capa do livro;

Pela ilustração podemos imaginar qual é a história desse livro?

Que tipo de gênero textual é esse?

De acordo com a capa de que fala este gênero textual?

· Que animais você acha que aparecem na história?

· Onde você acha que acontece essa história?

· Além das ilustrações, o que você pode observar na capa do livro?

· Qual o nome da autora do livro?

· Vamos ler o nome da história?

· Identificar (todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título;

· Identificar as letras do alfabeto nas palavras do título do livro.

· II- APRESENTAÇÃO DO CARTAZ

A VACA VAI A VILA.

O CAVALO VAI A VILA.

a) Cole o primeiro cartaz no quadro;

b) Vejamos o cartaz, vocês conseguem ler?

c) Ler para os alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua;

d) Pedir para lerem junto com os professores;

e) Levá-los a perceberem que há 2 frases neste cartaz;

f) Identificar cada frase junto com os alunos;

g) Contar quantas palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase;

h) Mostrar a pontuação (como termina cada frase);

i) Observar as palavras iguais;

j) Propor a contagem do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem palavras que são representadas por poucas letras ( O, A, VAI);

k) Quais palavras tem o mesmo número de letras? E de sílabas?

l) Quais animais aparecem no texto?

m) Quem sabe mostrar onde está escrito a palavra VACA e a palavra CAVALO;

n) Aonde vão o cavalo e a vaca?


III- ENTREGA DO TEXTO ( Cartaz) para cada aluno.

a) Leitura pela professora apontando as palavras.

b) As crianças acompanham apontando as palavras na sua folha.

c) Leitura pelos grupos.

d) Caça-palavra oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: VACA – CAVALO – VAI

e) Conte o número de palavras, espaços, frases e letras.


ATIVIDADES DE SISTEMATIZAR

EIXO

Leitura

CAPACIDADES

- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;

-Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura:

· Saber decodificar palavras e textos escritos;

· Ler reconhecendo globalmente as palavras.

· Desenvolver capacidades necessárias leitura com fluência e compreensão.

IV- REMONTAGEM DOS CARTAZES

1- Texto fatiado no quadro

2- Texto fatiado para cada aluno e montar

V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS

VACA –CAVALO –VILA - VAI

Exemplo:

1- VACA – formar a palavra com letras movéis;

a- Nº de letras da palavra;

b- Nome das letras que formam a palavra/fonemas;

c- Letra inicial (outras palavras) / fonema inicial;

d- Posição das letras e fonemas na palavra;

e- VA-CA – formar palavras com sílabas movéis;

f- VA – CA – sílabas orais (número);

g- Sílabas escritas – registro no quadro:

· 1ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);

· 2ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);

· Nº de sílabas.

EIXO

Compreensão e valorização da cultura escrita

CAPACIDADES

- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;

-Conhecer os usos e funções sociais da escrita;

- Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar;

-Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar;

- Desenvolver capacidades específicas para escrever.

VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA VACA

1- Formar palavra com letras movéis;

2- Tirar a letra V e colocar as letras: J, M, P, F, T,S e ler as palavras formadas. Registrá-las no caderno;

3- Tirar a letra C e colocar as letras : S, L, V. Registrá-las no caderno;

4- Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;

5- Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra VACA

Desenhar o 1º cartaz da história do livro

VII – ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E PALAVRAS ESTUDADAS.

VIII- JOGOS

· Chicotinho queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queimado!

Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma.IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano deverão fazer o reconto do livro para a outra turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do projeto a combinar)


X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa.

XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão das atividades.
FONTE:

Nenhum comentário: