Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Estilo de gestão: Que tipo de líder é você?

Estilo de gestão: Que tipo de líder é você?

Todos concordam que gerir uma escola não é tarefa simples. E existem várias formas de construir a autoridade e conquistar a adesão da equipe ao projeto escolar. Na versão brasileira do livro Gestão da Escola Fundamental, compilado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pelo Ministério da Educação (MEC), os autores elaboraram um teste para medir a inclinação dos gestores (confira as perguntas no teste) e listam basicamente três estilos de liderança:

Centralizador Aplica-se ao gestor que, na maioria das vezes, exige obediência, recusa qualquer discussão, determina o caminho a ser seguido e toma isoladamente as decisões. É ele quem dirige, sem espaço para contestações.

Democrático Como diz o livro, "o processo democrático vive da ação coletiva". Nesse estilo, o gestor integra e utiliza em seu trabalho as ideias e contribuições dos professores. Essa forma de direção implica acordo, discussão e participação de toda a equipe escolar na seleção da política a seguir e nas decisões a tomar. O gestor democrático se coloca numa situação de moderador, que deve zelar para que as decisões sejam posteriormente implementadas.

“Laissez-Faire” É o estilo de gestão de quem se preocupa em exercer um controle mínimo, dando à equipe escolar total liberdade. Daí a expressão em francês, que se aplica a quem dá carta branca à execução de tarefas. Esse gestor tenta se limitar a fornecer as informações necessárias para que os funcionários implementem as decisões tomadas e a cuidar de questões administrativas, além de atuar como árbitro em dificuldades inesperadas.
Em geral, ninguém se enquadra em apenas um dos estilos. Normalmente, os três modelos se misturam no dia a dia da escola. Em algumas situações, o diretor tende a ser mais democrático, chamando a participação de toda a comunidade escolar para a discussão de determinada questão. Em outras, toma decisões sozinho, caracterizando uma atitude mais centralizadora. E em muitos casos delega decisões aos professores e coordenadores pedagógicos. 

Fonte: Revista Nova Escola

Faça o teste e descubra: Que tipo de lider é você?

Nenhum comentário: