Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 16 de novembro de 2014

Os 100 líderes de melhor reputação no Brasil em 2014.

Os 100 mais...

 Os melhores líderes de empresas são os inovadores, que sabem engajar a equipe. Eles têm uma visão estratégica ampla, capazes de projetar o negócio internacionalmente, sem deixar de fomentar a ética nos negócios.

No Brasil, Jorge Gerdau é o líder que melhor sabe alinhar todos esses critérios, segundo pesquisa da europeia Merco, divulgada exclusivamente por EXAME.com e revista EXAME. O Merco, em parceria com o Ibope, consultou centenas de diretores e especialistas para saber quem eles apontavam como melhores líderes. Veja o resultado a seguir.

1º Jorge Gerdau
2/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Gerdau
Pontuação: 10.000

Quando assumiu o negócio da família, na década de 80,Jorge Gerdau Johannpeter tinha a missão de perpetuar a empresa que começou com uma pequena fábrica de pregos, em Porto Alegre. Com o tempo, fez muito além: transformou a Gerdau na principal produtora de aço do Brasil, com presença em 14 países e mais de 45.000 funcionários.

O empresário também preside, desde o início do mandato de Dilma Rousseff, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do governo.

2º Roberto Setubal
3/102Omar Paixão
Empresa: Itaú Unibanco
Pontuação: 9.021

Desde que assumiu o controle do banco da família,Roberto Setubal fez o valor de mercado do Itaú crescer 40 vezes – em 2008, ele costurou com habilidade a fusão com o Unibanco, criando o maior banco privado do país. Hoje, o Itaú Unibanco tem cerca de 40 milhões de clientes, mais de 30.000 postos de atendimento e emprega 95.000 pessoas.

Aos 58 anos, Setúbal anunciou, em fevereiro do ano passado, que irá se aposentar em breve, já que o estatuto do banco prevê aposentadoria aos 62

3º Abilio Diniz
4/102Germano Lüders/EXAME
Empresa: BRF
Pontuação: 8.795

O empresário que transformou o pequeno comércio fundado por seu pai no maior conglomerado do varejo no país rompeu com o passado para ser presidente do conselho da BRF, uma das maiores empresas de alimentos processados do mundo.

Abilio Diniz cortou qualquer laço que ainda detinha no Grupo Pão de Açúcar em maio, com a venda do último lote de suas ações da companhia. Nos últimos anos, ele travou uma disputa pelo poder do grupo com o sócio francês Casino, com direito a troca de farpas públicas e brigas judiciais. 
4º Jorge Paulo Lemann

5/102Sergio Lima/FolhaPress/Veja
Empresa: 3G Capital
Pontuação: 8.506

Com os sócios Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, da 3G Capital, Jorge Paulo Lemann , o homem mais rico de país, criou a Ambev, fruto da fusão das rivais Brahma e Antárctica, e conseguiu transformá-la no colosso global de cerveja ABInbev, depois da união com a belga Interbrew e da compra da Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser.

Não por acaso, foi chamado pela revista BloomberbBusinessWeek de o bilionário mais interessante no mundo.

O trio comprou, junto da Berkshire Hathaway, de outro bilionário, Warren Buffett, a fabricante americana de condimentos Heinz por US$ 28 bilhões, em 2013. Lemann conquistou ai outra proeza: ganhar elogios públicos do investidor americano por sua “gestão extraordinária”. 

5º Luiza Helena Trajano
6/102Divulgação
Empresa: Magazine Luiza
Pontuação: 8.191

Aos 12 anos, Luiza Helena Trajano abriu mão das férias escolares para trabalhar na loja da tia em Franca, interior de São Paulo. Aos poucos acumulou experiência em vários cargos até chegar à liderança da companhia, em 2008.

Foi dela a ideia que, até então, parecia ousada demais para a época: a de vender para todo o país pela internet. A iniciativa pioneira fez do Magazine Luiza uma referência no assunto e uma das maiores empresas de varejo do país. 

6º Antonio Ermirio de Moraes
7/102Marisa Cauduro/Valor
Empresa: Votorantim
Pontuação: 7.472

A obsessão pelo trabalho e a aversão a dívidas são algumas das marcas de Antônio Ermírio de Moraes, o rosto mais conhecido por trás do grupo Votorantim. Além dos negócios da família, ele presidiu por anos, sem receber salário, o Hospital Beneficência Portuguesa, que atende 60% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Depois de décadas na presidência do grupo, com negócios distintos como celulose, cimento e bancos, o empresário passou o bastão para os filhos e sobrinhos, em 2001, por motivos de saúde – ele sofre de Alzheimer.

7º Fabio Colletti Barbosa
8/102Daniela Toviansky/EXAME.com
Empresa: Abril
Pontuação: 6.962

Presidente da Abril S.A. desde 2011, Fábio Barbosa fez carreira em finanças e comandou bancos importantes como o ABN Amro Real e o Santander Brasil. Envolvido com sustentabilidade há muito tempo, chegou a ser chamado de "banqueiro verde".

Hoje continua dedicado à causa, mas também dá atenção a outras questões, como a luta contra a Aids e a Fundação Osesp, que preside.

Na Abril, ele está à frente de revistas que publicam 171 milhões de exemplares anualmente e lideram 21 dos 25 seguimentos em que atuam. 

8º Alessandro Carlucci
9/102Daniela Toviansky/EXAME.com
Empresa: Natura
Pontuação: 6.866

Alessandro Carlucci, de 47 anos, comanda desde 2005 a Natura, hoje a maior empresa de cosmético brasileira e sétima do mundo em vendas diretas.

Na Natura, ele dá destaque à sustentabilidade. Todos os gestores da empresa passam por um workshop de três ou quatro dias em que não ficam só em discussões teóricas: o processo de sensibilização para o problema inclui visitas a um lixão.

9º Murilo Ferreira
10/102Agência Vale
Empresa: Vale
Pontuação: 5.820

Presidente reeleito da Vale, Murilo Ferreira assumiu a companhia em 2011 depois da saída de Roger Agnelli, hoje à frente da AGN Participações. Ele iniciou sua carreira profissional na Vale em 1977, como analista financeiro e econômico, e galgou espaço até chegar à presidência da Vale Inco, que atualmente integra as operações da Vale no Canadá.
10º Luiz Carlos Trabuco Cappi

11/102Germano Luders
Empresa: Bradesco
Pontuação: 5.716

Foi com 18 anos de idade que o então office-boy Luiz Carlos Trabuco Cappi começou a trabalhar no Bradesco. Aproveitando as chances da política de prata da casa do banco, em 1984 ele já era diretor. Chegou a presidente em 2009.

Sociólogo e banqueiro, Trabuco vem mudando o Bradesco e a sua imagem sem grandes rupturas mas com muita coerência.

11º Maria das Graças Foster
12/102Divulgação/Endeavor
Empresa: Petrobras
Pontuação: 5.715

À frente da maior empresa brasileira em valor de mercado, desde fevereiro de 2012, a engenheira Maria das Graças Foster é a primeira mulher do mundo a presidir uma empresa de petróleo. Em 2013, ela foi considerada a mulher mais poderosa do país, pela Forbes.

Atualmente, Graça Foster passa por um momento delicado no comando da companhia, acusada de ter comprado uma refinaria em Pasadena por um preço acima do valor de mercado. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras no Senado foi criada para investigar o caso.

12º Silvio Santos
13/102Roberto Nemanis/Divulgação
Empresa: Grupo Silvio Santos
Pontuação: 5.528

O camelô que virou dono de um dos maiores grupos de comunicação do país é também dono de um carisma que o torna um dos homens mais populares do Brasil – comparado à celebridade Oprah Winfrey e aos diretores de cinema e produtores Steven Spielberg e George Lucas pela revista Forbes.

Aos 83 anos, Silvio Santos comanda seu programa de tevê aos domingos e outros vários negócios por trás das câmeras, como a empresa de cosméticos Jequiti. 

13º André Esteves
14/102Germano Luders/EXAME.com
Empresa: BTG Pactual
Pontuação: 5.443

O carioca André Esteves virou referência de investidor brasileiro arrojado no mercado global desde que fundou o BTG e depois comprou o Pactual, onde havia iniciado sua carreira e havia sido sócio minoritário. Em suas palavras, “o BTG Pactual é um banco de investimento que investe”.

Agressivo nas finanças, Esteves tentou salvar o empresário Eike Batista da ruína, mas isso se provou uma missão impossível até para ele. Sua reputação não foi abalada por esse pequeno acidente de percurso.

14º João Castro Neves
15/102Divulgação/Ambev
Empresa: Ambev
Pontuação: 5.419

Presidente da Ambev para a América Latina desde 2009, o engenheiro João Castro Neves trabalha na companhia desde 1999. É formado em engenharia com um MBA executivo na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e tem 47 anos.


15º Marcelo Odebrecht
16/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Odebrecht
Pontuação: 5.088

Desde 2008 o engenheiro Marcelo Odebrecht comanda os negócios da holding Odebrecht, grupo que começou como uma construtora criada por seu avô na década de 40 e que hoje é um dos maiores conglomerados empresariais do país.

Marcelo ingressou na empresa em 1992 e presidiu a construtora Norberto Odebrecht em 2002 antes de assumir o principal posto de liderança do grupo. 


16º Ivan Zurita
17/102Filipe Araujo
Empresa: Ex-Nestlé
Pontuação: 5.058

Ivan Zurita deixou a presidência da Nestlé no Brasil em 2012, depois de 40 anos na companhia – mas ainda sim é lembrado como uma referência por sua boa reputação empresarial. Em seu comando, a Nestlé quadruplicou seu faturamento no país e ampliou os negócios para atender novos consumidores surgidos com o aumento da distribuição de renda. 


17º Cledorvino Belini
18/102Germano Lüders/EXAME
Empresa: Fiat
Pontuação: 4.986

Cledorvino Belini, de 65 anos, está no comando da Fiat para a América Latina desde 2004, bem como na presidência no Banco Fidis e Fiat Finanças. De sua posição, tem sido um observador dos mais argutos das transformações extraordinárias vividas pela indústria automotiva no Brasil nos últimos 10 anos.

18º Antônio Luiz Seabra
19/102Fabiano Accorsi
Empresa: Natura
Pontuação: 4.928

Depois de trabalhar como gerente dos Laboratórios Bionat, Antônio Luiz Seabra apaixonou-se pela cosmética e abriu, aos 27 anos de idade, uma pequena loja na rua Oscar Freire, em São Paulo – uma loja que transformou-se na Natura, a maior empresa de cosmético do país.

Economista, Seabra é membro do conselho de administração da Natura.

19º Guilherme Leal
20/102Alexandre Severo/EXAME
Empresa: Natura
Pontuação: 4.918

Guilherme Leal tornou-se sócio da Natura quando a empresa ainda era uma pequena loja na rua Oscar Freire, em São Paulo. Hoje é membro do seu conselho de administração. Foi um dos fundadores do Instituto Ethos.

Candidato a vice-presidente pelo Partido Verde na chapa de Marina Silva nas eleições de 2010, Leal é um militante na área de sustentabilidade. Em 2008 fundou o Instituto Arapyau, que promove a experiência no desenvolvimento sustentável.

20º Roger Agneli
21/102GERMANO LUDERS
Empresa: AGN Participações
Pontuação: 4.901

Roger Agnelli comanda a AGN Participações, empresa de investimentos com foco em biomassa, portos e mineração de médio porte no Brasil e na África, fundada após sua saída da presidência da Vale, em 2011.

O executivo de 55 anos esteve à frente da mineradora por dez anos, período em que o lucro da companhia cresceu mais de nove vezes. 

21º André Gerdau Johannpeter
22/102Kiko Ferrite/EXAME
Empresa: Gerdau
Pontuação: 4.834

André Gerdau Johannpeter é presidente da Gerdau desde janeiro de 2007. Filho de Jorge Gerdau, André é formado em administração e começou a carreira como ajudante do operador da fábrica de pregos da companhia.

Ser filho de quem é não deixa André em segundo plano na companhia. "Só falo alguma coisa quando ele me pergunta", diz Jorge Gerdau. "Tenho confiança absoluta nele."


22º Cláudio Luiz Lottenberg
23/102Divulgação
Empresa: Hospital Albert Einstein
Pontuação: 4.751

O paulistano Cláudio Luiz Lottenberg é um dos oftalmologistas mais renomados do país, autor de 12 trabalhos médicos sobre o assunto. 

Há doze anos ele preside o Hospital Israelita Albert Einstein, atualmente numa competição feroz com o eterno rival Sírio-Libanês. Lottenberg á foi secretário municipal de saúde da cidade de São Paulo, na gestão de José Serra. 

23º Carlos Brito
24/102Cláudio Gatti/EXAME.com
Empresa: AB-Inbev
Pontuação: 4.734

O carioca e engenheiro Carlos Brito é presidente da AB-Inbev – empresa que assumiu após trabalhar para gigantes como Shell e Daimler Benz. Chegou à Brahma em 1989 e participou da fusão com a Antarctica, que criou a Ambev. Seu principal mentor é Jorge Paulo Lemann.

24º Roberto Irineu Marinho
25/102Divulgação
Empresa: Globo
Pontuação: 4.703

Roberto Irineu Marinho é sócio e presidente das Organizações Globo, o maior grupo de comunicação do país, e a cara da TV brasileira para o resto do mundo. Com a morte de seu pai, Roberto Marinho, em 2003, Roberto Irineu assumiu as operações da empresa.

25º Fábio Coelho
26/102Divulgação/Google
Empresa: Google
Pontuação: 4.687

Fábio Coelho deixou a presidência do iG em 2011 para ocupar o comando do Google Brasil, cujas metas de negócios ambiciosas incluem multiplicar o negócio a cada ano – missão que ele vem cumprindo desde então.

Um dos seus desafios é manter um bom relacionamento com as autoridades brasileiras. Esse bom relacionamento às vezes é colocado à prova em função de questões complicadas como as que envolvem pedidos de entrega de dados do Google sobre pessoas suspeitas de crimes.

26º Frederico Curado
27/102Daniela Barbosa
Empresa: Embraer
Pontuação: 4.639

Frederico Fleury Curado é presidente da Embraer desde 2007, mas trabalha na empresa desde 1984. É carioca e formado em engenharia aeronáutica pelo ITA, o grande celeiro de talentos da Embraer.

27º Artur Grynbaum
28/102Joel Rocha/EXAME.com
Empresa: Grupo Boticário
Pontuação: 4.579

Artur Grynbaum ingressou em O Boticário como assistente financeiro, aos 17 anos. Assumiu a presidência em 2008, depois de mostrar competência em variados cargos. Liderou, em 2010, a criação do Grupo Boticário e, no ano seguinte, o lançamento da Eudora.

Outras duas unidades – quem disse, berenice? e The Beauty Box – foram criadas sob sua gestão, marcando a ampliação do leque de negócios do grupo e a entrada no varejo multimarcas.

28º Carlos Ghosn
29/102Philippe Wojazer/Reuters
Empresa: Renault
Pontuação: 4.498

Carlos Ghosn nasceu no Brasil, mas passou parte da sua infância e adolescência em Beirute, no Líbano. Ele preside as operações da Renault, na França, e da Nissan, no Japão, e é um dos poucos executivos a acumular o cargo de CEO de duas companhias gigantes ao mesmo tempo.

O executivo está entre os CEOs mais influentes e bem pagos do mundo. No Japão, a adoração por Ghosn é tanta que sua história é contada por meio de mangás, história em quadrinhos em estilo japonês, e até pratos em restaurantes levam seu nome. 

29º Carlos Fadigas
30/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Grupo Odebrecht
Pontuação: 4.445

Carlos Fadigas ingressou na Construtora Norberto Odebrecht em 1992, depois de dois anos de trabalho no Citibank. Foi responsável pela área de planejamento estratégico da OPP/Trikem, hoje Braskem, empresa que ele passou a presidir a partir de 2010. É formado em administração e tem MBA em gestão no IMD, na Suíça.

30º Maria Eduarda Kertesz
31/102Divulgação/Johnson&Johnson
Empresa: Johnson & Johnson
Pontuação: 4.432

Maria Eduarda Kertész entrou na Johnson & Johnson como estagiária, em 1993. Em 2011, aos 38 anos, assumiu o comando da divisão de consumo da companhia, no lugar de Susan Rivetti, promovida à vice-presidência da Johnson & Johnson para América Latina.

Duda, como é conhecida na empresa, lidera a multinacional no Brasil e um portfólio que inclui as marcas Band-Aid e Tylenol, entre as mais conhecidas.

31º Lázaro Brandão
32/102Daniela Toviansky
Empresa: Bradesco
Pontuação: 4.401

Lázaro Brandão, de 87 anos, começou sua carreira no Bradesco em 1942, quando o banco ainda era a Casa Bancária Almeida & Cia. Sucedeu o fundador do banco, Amador Aguiar, no comando em 1981. Está atualmente na função de presidente do conselho de administração em 1990, onde permanece ainda hoje.

Também participa das outras empresas da Organização Bradesco, além de ser presidente do conselho de administração da Bradespar. 

32º Pedro Parente
33/102Fabiano Accorsi / VOCÊ S/A
Empresa: Bunge
Pontuação: 4.382

Depois de comandar a Bunge Brasil desde 2010, inclusive a reestruturação da companhia no país, Pedro Parente, de 60 anos, anunciou neste ano sua aposentadoria. Desde maio, a empresa de agronegócios e alimentos é presidida por Raul Padilla. 

33º Marcel Herrmann Telles
34/102Pedro Rubens
Empresa: 3G Capital
Pontuação: 4.371

Marcel Telles conheceu os sócios Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira ainda no início da carreira, quando foi contratado pelo banco Garantia, fundado por Lemann nos anos 70. No comando da Brahma, liderou a fusão com a Ambev e depois, como CEO, comandou a fusão com a belga Interbrew e a compra da americana Anheuser-Busch, criando a maior cervejaria do mundo.

Telles é membro do conselho do Burger King e da Lojas Americanas, duas das empresas controladas pela 3G Capital, primeiro fundo de private equity do Brasil fundado com os sócios. 

34º Pedro Moreira Salles
35/102Wikipedia
Empresa: Itaú Unibanco
Pontuação: 4.368

Presidente do Conselho do Itaú Unibanco desde 2009, Pedro Moreira Salles presidia o Unibanco antes da fusão com o Itaú, em 2009. Formado em economia e história pela Universidade da Califórnia, participa ativamente do Instituto Moreira Salles e do Instituto Unibanco, além de ter contribuído com a revitalização da Osesp.

Pedro também atua no conselho de administração de outras empresas, como a Totvs. 

35º Carlos Alberto Sicupira
36/102Exame
Empresa: 3G Capital
Pontuação: 4.355

Membro da trinca controladora da Ambev, do Burger King e das Lojas Americanas, Beto Sicupira, como é conhecido, é sócio-fundador da 3G Capital, membro dos conselhos do Burger King e da B2W, sócio-controlador da maior cervejaria do mundo e membro do conselho da Harvard Business School.

Sicupira também fundou o Instituto Empreender Endeavor, de estímulo ao empreendedorismo brasileiro, e criou a Fundação Brava, que investe em projetos de melhoria da gestão pública e de ONGs.

36º Décio da Silva
37/102Divulgação/WEG
Empresa: WEG
Pontuação: 4.350

O engenheiro e administrador de empresas Décio da Silva, de 57 anos, começou a trabalhar aos 12 anos na WEG, empresa fundada por seu pai, Eggon João da Silva. Passou por vários cargos até assumir a presidência do grupo, em 1989, no lugar do fundador – uma sucessão planejada por 15 anos.

Em janeiro de 2008, assumiu a presidência do conselho de administração do Grupo WEG.

37º José Roberto Ermirio de Moraes Filho
38/102Lia Lubambo
Empresa: Votorantim
Pontuação: 4.337

Membro da quarta geração da família Ermírio de Moraes, da Votorantim, José Roberto Filho tem 28 anos e é sócio da gestora de recursos Perfin. É formado em administração de empresas, já atuou na McKinsey e no Grupo Votorantim

38º Nizan Guanaes
39/102Fernando Lemos/Veja Rio
Empresa: Grupo ABC
Pontuação: 4.336

O publicitário baiano Nizan Guanaes é dono do maior grupo publicitário do país, o ABC de Comunicação, que atua nas áreas de publicidade, marketing, conteúdo e entretenimento.

Nizan, hoje com 54 anos, começou a carreira como redator publicitário, ficou conhecido pela alta voltagem de suas criações e se tornou um dos profissionais mais premiados dentro e fora do país. Aos poucos, foi vestindo a pele de empresário.
39º Norberto Odebrecht
40/102FERNANDO VIVAS
Empresa: Odebrecht
Pontuação: 4.326

Nascido em 1920, o engenheiro e empresário Norberto Odebrecht assumiu a presidência da construtora do pai, Emílio Odebrecht, em 1941. Anos depois, criou uma construtora com seu nome, um negócio que se tornou um dos maiores conglomerados empresariais do país.


Norberto Odebrecht é hoje presidente do conselho de curadores da Fundação Odebrecht e presidente de honra da Odebrecht S.A.

40º Marcio Utsch
41/102Germano Lüders
Empresa: Alpargatas
Pontuação: 4.321

Na Alpargatas desde 1997, e no comando desde 2003, Márcio Utsch é o executivo por trás do sucesso das Havaianas, uma das histórias de exportação de produtos brasileiros mais inspiradas de todos os tempos.

Formado em administração de empresas e fez MBA no Insead, na França. 

41º Fábio Schvartsman
42/102Divulgação/Klabin
Empresa: Klabin
Pontuação: 4.318

O engenheiro Fabio Schvartsman, de 60 anos, trocou a cúpula de uma empresa-chave de telecomunicações do país, a Telemar Participações, pelo setor de papel, ao assumir o comando da Klabin, depois de passagem de 22 anos pelo grupo Ultra. 
42º José Galló
43/102Tamires Kopp/Exame
Empresa: Renner
Pontuação: 4.314

O gaúcho José Galló, de 62 anos, comanda a maior rede de varejo de moda do país desde 1992. Na época, a empresa tinha uma dezena de lojas concentradas apenas no Rio Grande do Sul - hoje são 218 em todo o país.

Sob sua liderança, a empresa até então familiar vendeu o controle para a americana J.C.Penney e, em 2005, com a saída da sócia, foi uma das primeiras a pulverizar o capital no Novo Mercado da bolsa de valores. 

43º Raul Calfat
44/102Divulgação
Empresa: Votorantim
Pontuação: 4.307

Homem de confiança da família Ermínio de Moraes, Raul Calfat deixou a presidência da Votorantim Industrial, em janeiro, para assumir o comando do conselho administrativo do grupo. Ele também cuida da vice-presidência do conselho de administração da Fibria. 

44º Ozires Silva
45/102Raul Junior
Empresa: Anima Educação
Pontuação: 4.303

Um dos fundadores da Embraer, Ozíres Silva, de 82 anos, é um mito entre os executivos brasileiros. Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo ITA, comandou a Embraer, a Petrobras e a Varig. Também foi ministro da Infraestrutura, em 1991.

Ozíres hoje é reitor da Unimonte em Santos, no litoral paulista, e presidente do conselho de administração da Anima Educação. 

45º Paulo Bellini
46/102Alexandre Carvalho/Foto Arena
Empresa: Marcopolo
Pontuação: 4.273

Fundador da Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, Paulo Bellini é presidente emérito da empresa. Natural de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, ele ocupou o comando da empresa de 1977 a 2012, quando passou o bastão para o filho. 
46º Joseph Safra
47/102Epitacio Pessoa
Empresa: Safra
Pontuação: 4.267

Herdeiro da habilidade natural de multiplicar dinheiro do clã Safra, o banqueiro Joseph Safra construiu um império a partir do Banco Safra, fundado em 1967. Em 2006, Joseph comprou a parte do irmão, Moise, no banco e tornou-se seu único controlador.

Além do banco, o Grupo Safra é composto do banco J. Safra Sarasin, formado a partir da compra do banco suíço Sarasin, em 2011, e do Safra National Bank, em Nova York. O grupo tem ativos sob sua gestão de US$ 205 bilhões e presença em 150 países.

47º David Neeleman
48/102Michael Edwards/Getty Images
Empresa: Azul
Pontuação: 4.212

Nascido em São Paulo, David Neeleman é fundador e ex-dirigente das companhias JetBlue Airwais e Morris Air. No Brasil, ele fundou a Azul, em 2008, companhia aérea que está ganhando mercado com a oferta de rotas além do eixo entre grandes capitais e prepara-se para a abertura de capital na bolsa. 

48º Raul Randon
49/102Tamires Kopp/Print Maker
Empresa: Randon
Pontuação: 4.211

Aos 83 anos de idade, Raul Randon mais de 60 deles à frente da Randon. Ele começou a carreira aos 14 anos na ferraria de seu pai. Com o tempo criou um império com mais de 12.000 funcionários e quase 6 bilhões de reais de faturamento. 

49º Enéas Pestana
50/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Ex-Grupo Pão de Açúcar
Pontuação: 4.207

Enéas Pestana, homem de confiança de Abilio Diniz, foi presidente do Grupo Pão de Açúcar até janeiro deste ano, quando renunciou ao cargo, depois de 11 anos no posto.

Para seu lugar, o presidente do conselho, Jean-Charles Naouri, indicou o nome de Ronaldo Iabrudi, um dos conselheiros de administração da companhia.

50º Paulo Nigro
51/102Divulgação
Empresa: Tetra Pak
Pontuação: 4.206

A partir de 1º de julho, Paulo Nigro assumirá a liderança do grupo de países da América do Norte, Central e Sul da Tetra Pak. Até lá, ele segue na presidência da empresa no Brasil, cargo que ocupa desde 2007.

O engenheiro começou sua carreira como estagiário da Philips. Depois, trabalhou na Goodyear e na Agar. Na Tetra Pak, ele está desde 1991. Já passou pela presidência das operações do Canadá e Itália.

51º Benjamin Steinbruch
52/102Murillo Constantino/EXAME.com
Empresa: CSN

Pontuação: 4.196

Benjamin Steinbruch liderou o consórcio que comprou aCSN na década de 1990. Ele é presidente do conselho de administração e diretor presidente da maior siderúrgica da América Latina desde 2002. Tentou comprar também a Usiminas, mas aí não teve sucesso. Steinbruch deve assumir a presidência da Fiesp ainda este ano.

52º Rubens Ometto
53/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Cosan

Pontuação: 4.195

Rubens Ometto, fundador da Cosan, foi o primeiro homem da história a ficar bilionário com o etanol. Ele é o presidente do conselho da companhia e fez barulho, em 2012, ao comprar a Comgás e iniciar um processo de diversificação do conglomerado de açúcar e álcool.

53º Horacio Lafer Piva
54/102Reprodução/Youtube
Empresa: Klabin

Pontuação: 4.181

Horácio Lafer Piva é membro do Conselho de Administração da Klabin. O economista de 57 anos é também um dos acionistas da companhia. Ele também participa dos conselhos da Redecard e da Martins Atacadista, entre outros. Já foi presidente da Fiesp e participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social durante o governo Lula. 

54º Oded Grajew
55/102Raul Júnior/EXAME
Empresa: Instituto Ethos

Pontuação: 4.180

Oded Grajew fundou o Instituto Ethos em 1998 com o intuito de disseminar a prática da responsabilidade social empresarial. Hoje, ele permanece no instituto como presidente emérito e coordena a Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis. Grajew é um dos idealizadores do Fórum Social Mundial e foi assessor especial do ex-presidente Lula em 2003.

55º João Dória Junior
56/102Rafael Cusato

Empresa: Grupo Dória

Pontuação: 4.171

João Dória Junior é fundador e presidente do Grupo Dória, especializado em comunicação e marketing. Além de comandar as cinco empresas do conglomerado, ele também lidera o programa de entrevistas Show Business, na Band.

56º Aldemir Bendine
57/102Germano Luders/EXAME
Empresa: Banco do Brasil

Pontuação: 4.170

Aldemir Bendine foi nomeado presidente do Banco do Brasil em 2009. Sua missão, desde que assumiu o cargo, tem sido implementar uma política de aumento de crédito mais agressiva. O banco vem batendo recordes de lucro desde então. Seu desafio é driblar a inadimplência, que costuma subir com a política de concessão de crédito mais solta.

57º João Ciaco
58/102Alexandre Battibugli
Empresa: Fiat

Pontuação: 4.165

João Batista Ciaco é diretor de publicidade de marketing da Fiat. Ele foi o responsável pelo planejamento estratégico, desenvolvimento e implementação de estratégias para internet da montadora. Sob sua gestão, a marca Fiat foi Top of Mind Internet em Automóveis nos últimos seis anos. 

58º Henrique Meirelles
59/102Daniela Toviansky/EXAME.com
Empresa: Grupo J&F

Pontuação: 4.162

Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, assumiu o comando do conselho da J&F em 2012, que controla, entre outras empresas, a JBS e a Eldorado. Sua principal missão tem sido criar uma estrutura de governança corporativa e definir as estratégias de crescimento do grupo.

59º Wilson Ferreira Junior
60/102Divulgação/CPFL
Empresa: CPFL

Pontuação: 4.161

Presidente executivo da CPFL desde os anos 2000, Wilson Ferreira Junior foi o responsável por encerrar a reestruturação da empresa após sua privatização, em 1997. Em 2002, criou a holding CPFL Energia, que incorporou diversas empresas e tornou a CPFL a maior distribuidora e a segunda maior geradora privada de energia do Brasil. 

60º Jayme Garfinkel
61/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Porto Seguro

Pontuação: 4.151

Jayme Garfinkel começou a trabalhar aos 26 anos naPorto Seguro como assistente de seu pai, Abrahão Garfinkel. Em 1978, ele assumiu o comando da companhia e a transformou na maior seguradora de carros do Brasil.

Jayme foi o responsável pela abertura de capital da companhia em 2008 e por desenhar a parceria com o Itaú em 2009. Em 2012, ele se retirou da presidência executiva da Porto Seguro e assumiu o comando do conselho de administração. 

61º Vicente Falconi
62/102Germano Lüders/EXAME
Empresa: Falconi

Pontuação: 4.139

Vicente Falconi fundou a Falconi Consultores de Resultado há mais de 30 anos e transformou-se, a partir dela, no maior guru da área de gestão de empresas do Brasil. Muitos presentes nessa lista já foram ou ainda são seus clientes, como Jorge Gerdau e Jorge Paulo Lemann. 

62º Claudia Sender
63/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Latam

Pontuação: 4.136

Claudia Sender chegou à TAM em 2011 como vice-presidente de negócios domésticos e, menos de dois anos depois, assumiu a presidência da empresa. Ela é responsável por todos os negócios domésticos da companhia aérea e está ajudando nos processos de reestruturação que vieram com a fusão entre a TAM e a chilena LAN, em 2012.

63º Edson Bueno
64/102Germano Lüders/EXAME
Empresa: Dasa

Pontuação: 4.124

Edson Bueno voltou aos holofotes no início deste ano ao adquirir o controle do grupo Dasa, dono dos laboratórios Delboni Auriemo. Mas o médico e empresário é mais conhecido por ter fundado o grupo Amil a partir de uma casa de saúde no interior do Rio de Janeiro e transformá-lo em uma gigante do setor de saúde no Brasil.

Em 2013, ele vendeu a empresa por 10 bilhões de reais a um grupo americano, numa das maiores transações do ramo.

64º Cândido Bracher
65/102Divulgação/Itau BBA
Empresa: Itaú BBA

Pontuação: 4.044

Cândido Bracher foi um dos fundadores do BBA Creditanstalt em 1988 e, pouco após a fusão com o Itaú, em 2003, tornou-se membro também da mesa diretora do novo banco: o Itaú BBA.

Em 2005, assumiu a presidência. Bracher também é membro dos conselhos do Itaú Unibanco, da Bovespa e do Colégio Santa Cruz.

65º Adriana Machado
66/102Divulgação
Empresa: GE

Pontuação: 4.029

Adriana Machado foi a quarta mulher de negócios mais poderosa do Brasil em 2013, de acordo com a revista Forbes. À época, Adriana era a presidente da General Eletric Brasil (ela assumiu o cargo em 2011).

No início do ano, seu poder cresceu ainda mais: ela agora é vice-presidente de assuntos governamentais e políticas públicas da GE para a América Latina.

66º Laércio Cosentino
67/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Totvs

Pontuação: 4.025

Laércio Cosentino é o fundador e presidente da Totvs, de longe a maior fabricante de software empresariaL do Brasil e na América Latina. A empresa cresceu, nos últimos 10 anos, mais de 1000%. Cosentino costuma dizer que uma de suas principais missões é fortalecer a indústria de tecnologia brasileira,

67º Antonio Maciel Neto
68/102JULIO BITTENCOURT/Agência O Globo
Empresa: Caoa

Pontuação: 4.010

Antônio Maciel Neto é presidente do grupo HyundaiCAOA desde março de 2013. Ele trabalhou na Petrobras por dez anos, por três no governo federal e, de 1999 a 2006, foi presidente da Ford Brasil.

Nesse período, conseguiu colocar a filial de volta nas prioridades da matriz. Depois disso, Maciel Neto passou sete anos na presidência da Suzano Papel e Celulose. Ele chegou à CAOA com a missão de lançar uma montadora do grupo no Brasil. 

68º João Carlos Paes Mendonça
69/102Divulgação
Empresa: Grupo JCPM

Pontuação: 3.992

João Carlos Paes Mendonça fundou a rede de supermercados BomPreço, que foi vendida ao Walmart em 2004 por 300 milhões de dólares. Hoje, o grupo JCPM administra diversos shopping centers e empreendimentos imobiliários no Nordeste. Paes Mendonça também é presidente do conglomerado Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. 

69º Marcio Fernandes
70/102Divulgação/Elektro
Empresa: Elektro

Pontuação: 3.945

Marcio Fernandes, de 39 anos, assumiu a presidência daElektro em 2011. No comando de uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, ele conseguiu, em dois anos, reduzir em 20% os custos operacionais da companhia e aumentar em 15% a qualidade dos serviços. Em 2013, pelo segundo ano consecutivo, a Elektro foi eleita a melhor empresa para se trabalhar pela revista Você S/A.

70º Oskar Metsavaht
71/102J. EGBERTO
Empresa: Osklen

Pontuação: 3.940

Oskar Metsavaht foi do mundo da medicina ao mundo da moda em uma década e hoje é considerado um dos grandes nomes das passarelas brasileiras. Ele fundou aOsklen no fim dos anos 80 como uma marca de roupas de aventura. A empresa quase foi à falência duas vezes, se associou à Alpargatas para ganhar músculos e hoje, voltada para moda casual masculina e feminina, possui lojas em cidades como Roma, Milão, Nova York e Tóquio.


71º Wesley Batista
72/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: JBS

Pontuação: 3.874

Wesley Batista chegou aos Estados Unidos para comandar as operações norte-americanas da JBS sem saber falar inglês. Quatro anos depois, a JBS USA já era uma das líderes em carne no país e Batista dava até entrevistas na língua local. Em fevereiro de 2011, ele voltou ao Brasil para assumir a presidência executiva da JBS Friboi. 

72º José Antônio Fay
73/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Ex-BRF

Pontuação: 3.900

José Antônio Fay era presidente da Batavia quando, em 2006, a companhia foi incorporada pela Perdigão. Em setembro de 2008, Fay assumiu a presidência da Perdigão e, meses depois, comprou a Sadia para criar aBRF, em maio de 2009. A companhia tornou-se a oitava maior empresa do Brasil. Em 2013, Fay deixou a presidência da empresa. 

73º Joesley Batista
74/102Daniela Toviansky/EXAME.com
Empresa: JBS

Pontuação: 3.874

Joesley Batista foi o terceiro da família a assumir o comando da JBS. Seu pai, José Batista Sobrinho, a fundou e José Batista Junior, seu irmão mais velho, foi o responsável pelo início da internacionalização do grupo.

Mas foi sob a batuta de Joesley, o filho do meio, que a JBS tornou-se a maior processadora de carne bovina do mundo. Em 2011, o executivo passou o comando para seu irmão mais novo, Wesley, e assumiu a presidência do conselho de administração. 

74º Marcelo Cardoso
75/102Marcelo Spatafora
Empresa: Fleury

Pontuação: 3.867

Marcelo Cardoso assumiu, em julho de 2013, o cargo de diretor executivo de Pessoas, Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do grupo Fleury. Antes disso, Cardoso ocupou por cinco anos a vice-presidência de Pessoas da Natura. Ele também é presidente e fundador da ONG Instituto Integral Brasil. 

75º Francisco Dias Branco
76/102Reprodução/Youtube
Empresa: M. Dias Branco

Pontuação: 3.847

Francisco Ivens de Sá Dias Branco entrou na M. Dias Branco em 1953, em sociedade com seu pai, Manoel, e assumiu seu comando efetivo em 1961. Desde então, sua missão tem sido transformar a companhia em líder dos mercados tanto de biscoitos como de macarrões no Brasil. O presidente executivo e do conselho de administração tornou-se, no caminho, o oitavo homem mais rico do país.

76º Paulo Sérgio Kakinoff
77/102Divulgação/Gol
Empresa: GOL

Pontuação: 3.830

Paulo Kakinoff, de 37 anos, começou sua carreira na Volkswagen como estagiário, aos 18 anos. Depois de passar 10 anos na montadora, deixou o posto de diretor executivo para a América do Sul para assumir a presidência da Audi no Brasil. Em 2012, deixou o cargo para tornar-se presidente executivo da GOL, em meio a uma das maiores crises do setor aéreo. Hoje, luta para continuar a expansão da segunda maior linha aérea do país. 

77º Antônio Carlos Valente
78/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Telefônica Vivo

Pontuação: 3.812

Antonio Carlos Valente é diretor presidente da Telefonicadesde 2007 e, em 2013, foi reeleito para permanecer no cargo até 2016. Um de seus principais objetivos à frente da empresa é levar a Telefonica para a era da internet das coisas, em que os objetos estão conectados à rede mundial. Ele também é presidente do conselho de administração da companhia.

78º Constantino de Oliveira Junior
79/102Germano Lüders/EXAME
Empresa: GOL

Pontuação: 3.741

Constantino de Oliveira Júnior é um dos fundadores daGOL e o maior responsável por torná-la a segunda maior companhia aérea do país. Sob seu comando, a GOL adotou o conceito “custo baixo, tarifa baixa”.

Em 2007, foi também o responsável pela compra da Varig. Desde 2012, Oliveira Júnior não é mais presidente da companhia aérea, mas continua na liderança do conselho administrativo.

79º José da Costa Carvalho Neto
80/102Reprodução/Youtube
Empresa: Eletrobras

Pontuação: 3.594

José da Costa Carvalho Neto foi escolhido presidente daEletrobras em 2011. Antes disso, já havia estado no comando da estatal mineira Cemig e foi secretário adjunto do governo de Minas Gerais.

Carvalho Neto assumiu o cargo com a missão de internacionalizar a estatal brasileira, que recebeu autorização para atuar fora do país em 2008.

80º Eike Batista
81/102Jonathan Alcorn/Bloomberg
Empresa: Grupo EBX

Pontuação: 3.408

Eike Batista comprou sua primeira mina de ouro no Brasil em 1981. Ele tinha então 23 anos. Mas sua fortuna começou a crescer em 2005, quando criou a MMX, empresa de minério de ferro do futuro grupo EBX. A menina dos olhos veio em 2007: a criação da produtora de petróleo OGX.

Com ela, veio também a ascensão meteórica do grupo, que colocou seu líder no topo da lista de bilionários brasileiros em 2012. Em 2013, teve início a queda também meteórica, que ainda está longe de acabar: a OGX e a OSX enfrentam recuperações judiciais e Eike Batista, 23 processos na CVM. Ainda assim, Batista foi reeleito presidente do conselho da OGX e da OSX no início do ano. 

81º Miguel Krigsner
82/102Leo Feltran
Empresa: Grupo Boticário

Pontuação: 3.158

Miguel Krigsner abriu a primeira loja O Boticário em 1977 e é um dos grandes responsáveis pelo tamanho que a rede tem hoje: são 3.600 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Em 2008, Krigsner deixou a presidência executiva da companhia, mas continua no comando do conselho de administração. Em 2014, estreou na lista de bilionários da Forbes, com fortuna estimada de 2,7 bilhões de dólares.
82º Samuel Klein
83/102Pio Figueiroa/Cia da Foto
Empresa: Ex-Casas Bahia

Pontuação: 3.152

Samuel Klein, nascido na Polônia, chegou ao Brasil em 1951, alguns anos depois de ter fugido de um campo de concentração. Instalando-se em São Caetano do Sul, vendia mercadorias de porta em porta até abrir sua primeira loja, a Casa Bahia, em 1957.

Era o início de um dos maiores impérios do varejo brasileiro. No começo dos anos 2000, Klein passou o bastão para seu filho mais velho, Michael. Em 2013, quatro anos depois da venda arrependida da Casas Bahiapara o Grupo Pão de Açúcar, Samuel distribuiu suas ações entre seus herdeiros e afastou-se de vez de seu império. 

83º Roberto Justus
84/102Divulgação
Empresa: Grupo Newcomm

Pontuação: 3.145

Roberto Justus iniciou sua carreira no mercado publicitário ao entrar como sócio na empresa Fisher & Justus Comunicações, em 1981. Em 1998, já reconhecido como um dos principais nomes do ramo, Justus fundou a Newcomm, hoje um dos maiores grupos de sua área. 

No fim de 2012, em parceria com Walter Longo, lançou o primeiro MBA de Comunicação Estratégica do Ibmec Rio de Janeiro. Em junho de 2013, lançou o MBA em Estratégia e Liderança Empresarial na faculdade Metrocamp/Grupo Ibmec, em Campinas.

A reputação popular de Justus, no entanto, vem de outra área. Encarnação televisiva local de Donald You are Fired! Trump, Justus virou celebridade e assunto de revistas de fofocas.

84º Harry Schmelzer Junior
85/102Divulgação/WEG
Empresa: WEG

Pontuação: 3.144

Harry Schmelzer Junior, de 56 anos, é presidente executivo da WEG desde 2008. Ele começou na companhia ainda estagiário, em 1981, e ocupava o cargo de diretor internacional para a Europa antes de assumir o comando da companhia. Sua principal missão no cargo tem sido internacionalizar ainda mais uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo.

85º Fernando Hernandez
86/102Divulgação/Unilever
Empresa: Unilever

Pontuação: 3.141

Fernando Fernandez assumiu a presidência da Unileverno Brasil em 2011. O argentino de 47 anos trabalha na companhia há 24 anos e, antes de chegar ao país, comandou as operações da empresa nas Filipinas. Desde que ele assumiu, a Unilever Brasil registrou crescimento de 12% em seu faturamento.

86º Djalma Bastos de Morais
87/102Pedro Motta/EXAME
Empresa: Cemig

Pontuação: 3.117

Djalma Bastos de Morais, de 77 anos, é presidente daCemig desde 1999. Sob seu comando, o grupo tornou-se um dos maiores distribuidores de energia elétrica do país, presente em 23 estados e no Chile. Antes da Cemig, o executivo ocupava a vice-presidência da Petrobras Distribuidora.

87º Alexandre Hohagen
88/102Lola Estudio, cedido por HSM do Brasil
Empresa: Facebook

Pontuação: 3.101

Alexandre Hohagen deixou a vice-presidência do Googlena América Latina para assumir o mesmo cargo noFacebook em 2011. Ele agora lidera a estruturação de uma equipe para trabalhar diretamente com marcas locais e globais para o Facebook. 

88º Emílio Alves Odebrecht
89/102Divulgação/Odebrecht
Empresa: Odebrecht

Pontuação: 3.068

Emílio Odebrecht é filho de Norberto Odebrecht, o fundador da construtora que leva seu sobrenome. Emílio começou no grupo como estagiário em 1966 e substituiu o pai na presidência da Odebrecht S.A em 1991.

Em 2001, deixou o cargo para assumir a presidência do Conselho de Administração, cargo que exerce até hoje. Sob seu comando no conselho surgiu a Braskem, maior empresa petroquímica da América Latina. 

89º Armínio Fraga
90/102Oscar Cabral/Veja
Empresa: Gávea Investimentos

Pontuação: 3.067

Armínio Fraga foi presidente do Banco Central de 1997 a 2002. Em 2003, fundou a Gávea Investimentos, que é hoje uma das maiores do setor e gere, aproximadamente, 15 bilhões de reais. Em 2010, Armínio vendeu o controle do fundo para a JP Morgan, mas continua no comando da companhia.

90º Ricardo Nunes
91/102PEDRO MOTTA
Empresa: Ricardo Eletro

Pontuação: 3.052

Ricardo Nunes abriu a primeira loja Ricardo Eletro em 1989 em sua cidade natal, Divinópolis, no interior de Minas Gerais. Em 2002, a rede já estava forte o suficiente para expandir para fora do estado e abriu filiais no Espirito Santo.

Em 2010, Nunes liderou uma das maiores fusões do varejo brasileiro, entre a Insinuante e a sua Ricardo Eletro. Nascia a Máquina de Vendas, que em 2011 tornou-se a segunda maior rede de varejo do brasil, ao comprar a Eletro Shopping.

No mesmo ano, Nunes foi condenado a três anos e quatro meses de prisão por subornar um auditor fiscal. Ele não cumpriu pena.

91º Elie Horn
92/102Reprodução/Vídeo/EXAME
Empresa: Cyrela

Pontuação: 3.035

Elie Horn, de 70 anos, fundou a Cyrela Brazil Realty há 50 anos e a transformou na maior incorporadora de imóveis residenciais do país. Em 1981, fundou também a Construtora Cyrela, que hoje é a segunda maior do Brasil.

Em 2005, Horn tornou a Cyrela a primeira companhia do ramo a abrir seu capital na bolsa de valores. Há três meses, Horn deixou o comando da companhia para seus filhos, mas ainda é o maior acionista. 

92º Alair Martins
93/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Martins

Pontuação: 3.032

Alair Martins abriu sua primeira loja em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, em 1953. Hoje, ele é presidente do conselho do Grupo Martins, mas ainda dá expediente diário na maior atacadista distribuidora do país. Aos 80 anos, ainda visita uma vez por mês seus fornecedores e clientes espalhados pelo país.

93º Thomas Schmall
94/102Divulgação/Volkswagen
Empresa: Volkswagen

Pontuação: 3.028

Thomas Schmall é presidente da Volkswagen do Brasil desde 2007. O alemão começou sua carreira no grupo em 1991 na fábrica de Wolfsburg, em seu país de origem, onde foi um dos responsáveis pela criação da terceira geração do carro Golf. Antes de chegar ao Brasil, Schmall comandou a unidade da montadora na Eslováquia.

94º Fabio Hering
95/102Paulo Vitale
Empresa: Hering

Pontuação: 3.026

Fabio Hering, de 55 anos, herdou o comando da companhia que leva seu sobrenome em 1998, tornando-se o representante da quinta geração de líderes da família.

Fabio começou como trainee na Hering há 27 anos e foi um dos responsáveis por reerguer a empresa, que chegou perto da falência nos anos 90. Ele liderou, entre outras medidas, a troca da gestão familiar pela gestão corporativa do novo mercado.

95º Luis Stuhlberger
96/102Germano Lüders/EXAME.com
Empresa: Credit Suisse

Pontuação: 3.013

Luis Stuhlberger é considerado por muitos um dos melhores investidores do país. Seu fundo, o Verde, rendeu 8500% desde que foi criado, em 1997. Em 2006, Stuhlberger vendeu o controle de sua gestora, a Hedging-Griffo, para o Credit Suisse. Cinco anos depois, o banco suíço comprou o restante das ações e Stuhlberger deixou de ser dono do fundo, mas continua em seu comando.

96º Luciano Hang
97/102Reprodução/Youtube
Empresa: Havan

Pontuação: 3.010

Luciano Hang é um dos fundadores da Havan, uma rede que surgiu como atacadista de tecidos em Brusque, no interior de Santa Catarina, em 1986, e se expandiu vendendo o sonho de consumo americano. Suas lojas têm, inclusive a Estátua da Liberdade na frente.

Hoje, são 85 unidades de lojas de departamentos e receita anual de 2 bilhões de reais. O império de Hang continua crescendo e ele espera que chegue a 100 lojas até o fim de 2015.

97º José Ermirio de Moraes Neto
98/102EXAME.COM
Empresa: Votorantim

Pontuação: 3.007

José Ermirio de Moraes Neto é presidente do Conselho de Administração da Votorantim Finanças e vice-presidente do Conselho de Administração do Banco Votorantim.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Moraes Neto fez carreira no conglomerado da família. 

98º Luciano Coutinho
99/102Marcos Issa/Bloomberg
Empresa: BNDES

Pontuação: 3.006

Luciano Coutinho é presidente do BNDES desde 2007, onde fomentou a desastrada política de campeãs nacionais. Antes disso, foi secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e sócio da LCA Consultores.
Coutinho também tem uma ativa vida acadêmica.

99º Thilo Mannhardt
100/102Reprodução/Ultrapar
Empresa: Ultrapar

Pontuação: 3.004

Thilo Mannhardt foi um dos responsáveis pelo lançamento da consultoria McKinsey no Brasil em 1985 e por sua gestão, até o fim dos anos 1990.

Ele também liderou as operações da companhia na África do Sul e no México. O alemão integrou o conselho de administração da Ultrapar em 2011 e, em 2013, foi eleito presidente executivo do grupo. Sua missão será dobrar o conglomerado em cinco anos.

100º Clovis Tramontina
101/102Divulgação
Empresa: Tramontina

Pontuação: 3.000

Clóvis Tramontina é presidente executivo da Tramontina, empresa fundada por seu avô, Valentim, e que é hoje a maior fabricante de utensílios domésticos do mundo.

Sob seu comando, a companhia começou seu processo de internacionalização, com a primeira loja nos Estados Unidos, e de diversificação. Além de talheres e utensílios de cozinha, a Tramontina se aventura agora no mercado de móveis.

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/os-100-lideres-de-melhor-reputacao-no-brasil-em-2014/lista

Nenhum comentário: