Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ENSINO RELIGIOSO OU EDUCAÇÃO RELIGIOSA: DINÂMICA: A TRILHA

SOLIDARIEDADE
O nosso cotidiano, muitas vezes, é como passar por uma trilha onde podemos sofrer pressões e exclusões, e no qual também podemos refletir sobre pedidos de ajuda, preconceito, respeito com o outro e solidariedade.
Solidariedade é dar a mão, é ajudar, é informar e ter um bom sentimento para com o outro. Se a trajetória é difícil, não devemos nega-la, mas torna-la um pouco melhor com a solidariedade e melhorar a qualidade de vida, num processo honesto e verdadeiro.
Um amigo deve amar em todos os tempos, ter um compromisso para com o próximo.  Um investimento em conjunto geralmente tem maior chance de sucesso. Se um dos companheiros tem sucesso, o outro pode compartilhar do fruto do seu trabalho. Se ele falha, ele tem seu companheiro para ajudar.

DINÂMICA: A TRILHA


Objetivo: Auxiliar o aluno a vivenciar a pratica da solidariedade e resgatar o compromisso com outro.

Baseado em: Eclesiastes 4:9-10

O que você deverá fazer:
a)      O facilitador solicitará aos participantes que tirem seus sapatos e que com eles fazer uma trilha no centro da sala.
b)      Dividi-se o grupo em dois grupos menores, que se posicionam cada um das pontas da trilha.
c)      Explicar o jogo:
i.                           No centro da sala temos uma trilha. De um lado temos uma montanha, e do outro um precipício (abismo). O facilitador dá o código do jogo:
1.      Vocês deverão passar na trilha sem cair. Isso vale para os dois grupos. Depois de feitas as combinações, os grupos fazem a sua passagem, um de cada vez.
2.      Os grupos passarão, ao mesmo tempo, pela trilha. Inicia-se a caminhada com musica de fundo. O facilitador estimula o grupo, solicitando ajuda para o companheiro, possibilidade de dar as mãos, cuidado, com calma, etc... Olhe a trilha, olhe o seu companheiro, olhe o outro que cruzar por você.

Pontos para discussão:
a)      O que é a trilha?
b)      Houve pedido de ajuda? Você ajudou sem reclamar?
c)      Falar sobre a solidariedade.
d)     Quais os sentimentos evidenciados pelo grupo?

e)      Como é trabalhar em grupo? Você sempre trabalha em união.

http://bloguinhovania.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: