01

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

América Platina: aspectos gerais

O Relevo

O relevo da Á merica Platina caracteriza-se basicamente pela presença de extensas plenícies e planaltos. Somente no oeste de Argentina ocorrem as grandes cadeias de montanhas da Cordilheira dos Andes. É ainda na Argentina que se encontra a mais alta formação do relevo sul-amercano, o Pico Aconcágua, com 6.959 metros de altitude.

O clima e a vegetação

Na Ámerica Platina predominam grandes regiões climáticas,  com extensas áreas em que ocorre o mesmo tipo de clima. No norte, a região do Chaco se caracteriza pelo clima seco, associado á vegetação xerófila, de plantas adaptadas á aridez, como os cactos. Ao sul, a região do Pampa apresenta clima temperado, em que é típica a vegetação rasteira. Há, ainda, uma parcela significativa do território do Paraguai marcada pelo clima tropical, com ocorrência de florestas.

A hidrografia: a Bacia Platina

A Bacia Platina ocupa uma área de 4,3 milhões de km (quadrados) e inclui porções dos territórios da Argentina, da Bolívia,  do Brasil, do Paraguai e o Uruguai. Seus rios mais extensos são o Paraná, o Paraguai e o Uruguai.

Com uma extensão de 4.500 km, o Rio Paraná é o mais importante da bacia. Apresenta grande potencial hidráulico, intensamente empregado para geração de energia elétrica, por meio de várias hidrelétricas instaladas em seu curso, principalmente em território brasileiro.

Esse rio recebe as águas de inúmeros afluentes e depois corre lentemente por uma planície na Argentina, entre ilhas, campos e áreas alagadas. Após receber as águas do Rio Paraguai, torna-se totalmente navegável, sendo considerado, do ponto de vista  econômico, o mais importante da América do Sul.

O Rio Paraguai tem cerca de 2.500 km de extensão Navegável, é importante via de transporte e comunicação parao Paraguai e para o Brasil.

O Rio Uruguai serve de limite entre a Argentina e o Uruguai. Tem bom potencial hidráulico e é navegável em parte de seu curso.


FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
MUNDO ESTRANHO
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
DIÁRIO CATARINENSE
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

Nenhum comentário: