Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 25 de novembro de 2012

SAÚDE: Espinafre: uma verdura versátil para se fartar.


Por Waldemar Cezar


Das verduras do mercado uma das que mais gosto é espinafre, fica bem em refogados e casa legal com molho branco. É fonte de vitaminas A e C. A idéia que era rico em ferro foi um equívoco científico que levou ao mito da força do Popeye.



Bolinhos-> Misturar uma xícara de espinafres cozidos, escorridos e bem picados (ou processados) com um ovo, uma cebola ralada, um tomate sem pele nem sementes bem picado, sal, cebolinha, sal e farinha de trigo quanto baste (três ou quatro colheres). A massa pode levar também batatas ou arroz cozido. Depois de tudo bem misturado fritar às colheradas em óleo.

Outro bolinho-> Esta receita austríaca fez parte do 1º Festival Gastronômico de Treze Tílias em julho passado. Cortar 400g de pão amanhecido em cubinhos e umedecer em um copo de leite. Cozinhar, espremer e picar um quilo de espinafre. Dourar em manteiga alho, cebola e o espinafre. Fora do fogo, misturar com o pão molhado em leite, três ovos, farinha de trigo e de rosca quanto baste (no total mais ou menos quatro colheres), sal, pimenta moída e noz-moscada. Fazer bolinhas e cozinhar em água e sal. Servir salpicadas com manteiga derretida e queijo ralado.

Creme-> Serve para acompanhar a maioria das carnes e se adicionar mais leite vira uma sopa-creme para servir como entrada. Derreta uma medida de manteiga ou margarina e misture bem com duas medidas de farinha de trigo. Este é o segredo para o molho branco não embolar, deixar toda a farinha umedecida pela manteiga. Em fogo baixo, mexendo sempre, doure a mistura e junte leite aos poucos até obter o creme. Se embolar bata com o mix ou passe pela peneira. Acrescente espinafre cozido, picado e escorrido, sal e noz-moscada, levando em fogo baixo até dar o ponto.

Quiche-> Essas tortas francesas são quase indigestas porque é uma “massa podre” cheia de gordura e o recheio de espinafre também é bastante calórico. Abra uma depressão em 250g de farinha, junte 125g de manteiga em pedacinhos e amasse. Acrescente sal, uma gema e água quanto baste, forme uma bola de deixe descansar alguns minutos. Espalhe a massa na forma redonda e leve ao forno alguns minutos para firmar. Prepare o recheio com cebola e alho refogados, espinafre cozido e picado, creme de leite e queijos (por exemplo, ricota, parmesão etc). Acerte sal, pimenta e noz-moscada. Recheie a massa e leve ao forno para finalizar.


Com ovo-> Memórias da infância: minha mãe fazia um picadinho de espinafre, um pouco mais molhado com caldo de legumes ou coisa parecida e colocava alguns ovos sobre a verdura, tampava a frigideira e deixava os ovos cozinharem. É coisa boa.



Recheio-> O espinafre com molho branco -pode ser enriquecido com mais tempero, cebola refogada etc.- funciona bem para rechear empadas, pastéis e outros petiscos.

FONTE.:



Nenhum comentário: