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PENSE NISSO:

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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMO É O Airbag?


Em uma colisão frontal, o motorista e os passageiros de um carro são arremessados para a frente e podem se ferir gravemente ao se chocarem com o volante, o painel ou o pára-brisa.
Os air bags, ou almofadas infláveis, protegem as pessoas nos casos de acidente: ejetados do volante ou do painel, se enchem de nitrogênio instantaneamente.
O sistema de air bag é formado por sensores eletrônicos, um inflator para produzir nitrogênio e a almofada em si.
Os sensores são programados para ignorar as colisões a menos de 16 a 22 km/h. Em um choque forte, a almofada se infla por completo em 1/20 de segundo.
Para as pessoas poderem sair, a almofada se esvazia assim que absorve o impacto.
Os air bags podem salvar vidas, mas apenas em colisões frontais, sem substituir os cintos de segurança e as ombreiras.
Airbag
Ao receber os sinais do sensor de colisão, um gerador e calor inflama substâncias químicas para produzir o nitrogênio, que infla o air bag.
Completamente cheio, o air bag absorve o impacto inicial do corpo do motorista, quando este é lançado para a frente.
Tendo protegido o corpo do motorista, o air bag se esvazia, suavizando o impacto.
Dois orifícios na parte traseira da almofada deixam escapar o gás.
Airbag
Fonte: br.geocities.com
Airbag
Airbag

O ensino de ciências e tecnologias vem avançando na educação brasileira e o air bag é um assunto interessante que, por fazer parte de seu cotidiano, desperta a atenção do aluno e permite que o experimento seja reproduzido no laboratório de química escolar.
Utilizando essa tecnologia podemos explorar conceitos de química, física e meio ambiente, atualizando e preparando o aluno para ser profissional do futuro. O air bag é um dispositivo destinado a proteger motoristas e passageiros em caso de colisão. Trata-se de um módulo que se localiza no ponto central do volante de direção, quando está do lado do motorista e, no painel logo acima do porta-luvas, quando trata-se do módulo do passageiro.
Para haver um perfeito funcionamento, o sistema envolve mecanismo como: sensores localizados na parte frontal do veículo e que têm por função detectar a rápida desaceleração do automóvel; um módulo de controle eletrônico que, através de uma luz indicadora no painel, emite alerta sobre falhas em seu funcionamento; uma câmera de metal onde há substâncias químicas que reagem entre si quando recebem um impulso elétrico; uma bolsa plástica que fica acondicionada dentro do volante. Assim que os sensores enviam a mensagem de brusca desaceleração, uma faísca é lançada na câmera metálica e estes produtos reagem formando sólidos e o gás nitrogênio.
Apenas o gás atravessa os filtros da câmara metálica, enchendo a bolsa. O processo de enchimento do air bag rompe uma tampa localizada no centro do volante. Toda esta operação, desde a colisão até o término do enchimento da bolsa, dura apenas entre um a três milésimos de segundo. O air bag possui uma abertura no seu interior que permite o escapamento do gás de forma natural ou até mesmo com o peso exercido pelo corpo do motorista.
Equação química do processo:

6NaN3(s)+Fe2O3(s) => 3Na2O(s)+2Fe(s)+9N2(g)

"AIR BAG" - TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO PARA SUA PROTEÇÃO

Nos anos 60 começaram as primeiras experiências com air bag na General Motors, nos EUA. No Brasil coube a Volkswagen o pioneirismo de um sistema de air bag totalmente desenvolvido no Brasil.

COMO FUNCIONA

Antes de qualquer coisa é preciso entender como funciona o Air Bag, veja o que diz o Procon-SP na sua cartilha sobre esse item de segurança:


Os airbags complementam a função dos cintos de segurança, agindo conjunta e simultaneamente com o objetivo de reter o movimento para frente dos ocupantes dos assentos dianteiros - airbag frontal, ou para os lados - airbag lateral, em fortes colisões.

Airbag

Os mais comuns são os frontais que ficam alojados no volante e no painel de instrumentos para maior proteção dos ocupantes dos bancos dianteiros. Existem também os laterais ou side bags. Dispostos geralmente nos bancos ou nas portas, sua função é a de proteção em impactos laterais ou capotamentos.
Fornecendo uma proteção adicional, os airbags reduzem os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax, amortecendo o seu movimento contra o volante e o painel do automóvel, ou contra as laterais do veículo (side bag).
Esses dispositivos são eletronicamente programados para serem ativados em colisões de características específicas: os airbags dianteiros, por exemplo, são disparados em fortes colisões frontais ou fronto-oblíquas. Em colisões mais leves, laterais, traseiras ou em capotamentos, o dispositivo normalmente não é ativado.

O AIR BAG BRASILEIRO DA VW

Airbag

Segundo Marcelo Bertocchi, Gerente de Segurança Veicular da VW, o desenvolvimento do air bag brasileiro, que equipa o Gol Geração II foi desenvolvido com objetivo de adequar o disparo do sistema para as condições de utilizações no Brasil. As estradas e ruas brasileiras podem ocasionar o disparo do sistema de air bag em veículos importados que não foram concebidos para os nossos "buracos", "lombadas" e outras surpresas que encontramos a cada curva.
Vários modelos da Volkswagen como Golf, Bora, Passat, oferecem air bag, que é sempre duplo, ou seja, para os dois ocupantes dos bancos da frente. "O modelo Fox exportado possui air bag", informa Bertocchi.
Ele esclarece que o cinto de segurança é essencial, não adianta a pessoa pensar que apenas o air bag vai salvá-la. "A eficiência do cinto três pontos na prevenção de fatalidade pode ser estimada em 42%, o cinto mais o air bag 47% a 52%, portanto o uso do cinto é fundamental", ensina o especialista, que reconhece não usar mais carro sem air bag.
Airbag

Bertocchi explica que uma das prioridades no desenvolvimento de novas tecnologias do air bag está focada nas pernas que ainda sofrem muitas lesões em acidentes graves, já que o corpo desliza para baixo.
Apesar das vantagens do air bag o engenheiro lembra que é importante dirigir em posição correta, com o rosto não muito próximo do volante, e dirigir sem cruzar os braços, pois o air bag, no momento do seu acionamento, pode provocar queimaduras no braço ou rosto ou arremessar o braço do próprio motorista contra seu rosto. 


Crianças não devem ficar no banco da frente, pois o sistema é adequado para adultos, e correm risco de queimaduras e outros ferimentos. "O ideal são pessoas com pelos menos 1m50cm sentarem na frente".

Bertocchi explica que não há como recuperar air bag depois de um acidente. "O sistema é todo trocado". Depois de 10 anos de fabricação de um veículo é bom fazer uma checagem no sistema.

Como surgiu o "air bag"?

A General Motors teve papel fundamental no surgimento do air bag, ao inventar algumas ferramentas para validar a proteção do ocupante, como a família de "dummies Hybrid III", que é "standard" na indústria automotiva para impacto frontal.
Década de 1960:
Nos EUA, a GM designou um grupo de engenheiros e especialistas em biomecânica para desenvolver "air bag" frontal.
A figura a seguir mostra os primeiros "air bags" protótipos da GM:
Airbag

Década de 1970:
A indústria e o governo intensificam a busca por tecnologias que reduzam o número de fatalidades.

A GM monta 1000 veículos nos EUA equipados com air bags experimental, disponibilizando para a frota de consumidores para testes.
O primeiro equipado com air bag do passageiro disponível para venda foi o Oldsmobile Toronado em 1974.
Década de 1980:
"Air bags" do motorista começam a aparecer no mercado.

Governo inicia "phase-in" da obrigatoriedade de "air bags" frontais.
Na mesma época, a GM oferece air bag do motorista no Oldsmobile 98 e Delta 88.
Década de 1990:
GM é a primeira montadora nos EUA a oferecer veículos com airbag dos dois lados: do motorista e do passageiro.

Em 1997, a GM dos EUA oferece air bags laterais, pela primeira vez.
Em 1998, uma lei federal americana estabelece que todos veículos devem terairbag do motorista e passageiro de série.
Início do século 21:
Nos EUA, o Saturn 2001 passa a oferecer "air bag" de cortina.

No mesmo ano, air bags frontais de duplo estágio se tornam equipamentos de série no Chevrolet Impala, Monte Carlo, Pontiac Bonneville, Oldsmobile Aurora e Buick LeSabre.

Quais os tipos de air bags estão sendo desenvolvidos?

Quanto a tecnologias futuras, os seguintes tipos de air bags estão em estudo:
"Air bag" para os pés

"Air bag" para joelho
"Air bag" no cinto de segurança
"Air bag" no capô para pedestres

Quais os tipos de "air bag" que existem?

Atualmente, existem os seguintes tipos de air bag no mercado global:
"Air bag" frontal para motorista e passageiro
Airbag
"Air bag" lateral para tórax ou para tórax e cabeça

"Air bag" lateral do tipo curtina para a cabeça
Airbag

Como funcionam e quais são as condições necessárias para que eles abram?

O "Air bag" é uma proteção complementar ao cinto de segurança, uma vez que o uso de cinto pelos ocupantes garante a maior parte da proteção.
A central eletrônica determina a intensidade do impacto medido por sensores. Um sinal elétrico é emitido para o gerador de gás que inflando a bolsa. Com o contato do ocupante com a bolsa, gás nitrogênio sai da bolsa por orifícios laterais calibrados, parando gradativamente o ocupante.
A bolsa do "air bag" frontal é inflada em aproximadamente 30 milisegundos. A bolsa do "air bag" lateral do tórax infla em até 20 milisegundos. Para efeito de comparação, um piscar de olhos ocorre em torno de 100 milisegundos.
O "air bag" frontal é calibrado para se comportar segundo a tabela a seguir:
TIPO DE COLISÃO FRONTALCARACTERÍSTICAS DA COLISÃOTIPO DE PROTEÇÃO
Baixa a média intensidade
Pouca troca de energia (deformação apenas em partes de acabamento e/ou não estruturais do veículo).
Pouco ou nenhum contato dos ocupantes com partes internas do veículo.
Cinto de segurança
Média intensidade
Significativas deformações na travessa frontal do chassi, suspensão e/ou subframe, porém sem ocorrer diminuição significativa do compartimento do motor.
Contato dos ocupantes com partes internas do veículo, porém sem possibilidade de ocorrer ferimentos graves e/ou com seqüelas permanentes.
Cinto de segurança + Pré-tensionador
Média a alta intensidade
Grandes deformações estruturais com ou sem redução do espaço de sobrevivência dos passageiros.
Impacto dos ocupantes com partes internas do veículo, com risco provável de ocorrência de ferimentos graves e/ou seqüelas permantentes.
Cinto de segurança + Pré-tensionador + Air bag

Quais os modelos brasileiros da GM que oferecem air bag?

A General Motors do Brasil possui a melhor linha de veículos do Brasil, oferecendo a opção de air bag conforme abaixo:

"AIR BAG" FRONTAL

Airbag
Classic
Airbag
Corsa
Airbag
Meriva
Airbag
Montana
Airbag
S10 / Blazer
Airbag
Vectra

"AIR BAG" FRONTAL E LATERAL

Airbag
Astra
Airbag
Zafira
Airbag
Omega
Fonte: www.estradas.com.br

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