Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ponte Pênsil do Warnow, em Indaial, sofre com o excesso de veículos que trafegam ao mesmo tempo.


Motoristas desrespeitam a capacidade de tráfego da Ponte Pênsil do Warnow, em Indaial.


A placa amarela no alto da Ponte Pênsil do Warnow, em Indaial, informa aos motoristas três regras objetivas para o uso da estrutura: peso máximo de 1.000 kg, altura máxima de 1,90 metro e, destacado em negrito, um veículo por vez. Apesar do aviso, motoristas que trafegam pelo local descumprem a orientação e formam comboios na composição de tábuas de madeira e cabos de aço. O desrespeito dos condutores gera aos cofres públicos um prejuízo anual de aproximadamente R$ 70 mil, gastos com manutenções mensais para troca de cabos, madeiras e suportes.



Se houvesse a conscientização dos condutores, a prefeitura poderia fazer apenas duas manutenções preventivas por ano na ponte, conforme o secretário de Obras do município, Carlos Henrique Nagel. Para ele, o excesso de veículos causa sobrecarga e acaba danificando suportes, cabos e madeiras, obrigando a Secretaria de Obras a interditá-la frequentemente para conserto.
_ Somos obrigados a interditar e isso prejudica os moradores que usam a ponte como ligação entre os bairros Rio Morto e Warnow e como acesso à BR-470. Já recebemos denúncias de 17 carros ao mesmo tempo, mas, infelizmente, não temos o que fazer, já que o pessoal não respeita sinaleiras e placas.
A estrutura construída na década de 1980 preocupa o município com mais de 54 mil habitantes. Moradora do Warnow há 20 anos, Zilma Demarch avalia que, com o passar dos anos e com o aumento dos moradores da região, o fluxo de veículos e as imprudências só aumentaram, mas não foram feitas ações para mudar a situação.
Para ela, entre as possíveis alternativas para aumentar a segurança de pedestres e ciclistas, que dividem o espaço e se espremem entre as grades, estão a colocação de câmeras, de semáforo inteligente ou fiscalização de agentes de trânsito ou da Polícia Militar.
_ Atualmente, o semáforo fica quatro minutos aberto para cada lado, o que muitas vezes gera congestionamento apenas de um lado, mas, com a colocação de um semáforo inteligente, que identifica o fluxo de cada extremidade, iria evitar que os motoristas usassem a ponte ao mesmo tempo para compensar o tempo perdido na fila _ sugere Zilma.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial (Demuttin), Jaime da Silva, não há agentes de trânsito suficientes que pudessem ser deslocados para cuidar exclusivamente da fiscalização da ponte:
_ Temos nove agentes que atendem obras e cuidam do trânsito próximo a escolas. Do total, no máximo três trabalham no mesmo turno, o que impede a fiscalização 24 horas por dia na ponte. Há sete anos, foi instalado o semáforo e estamos constantemente discutindo o que pode ser feito para melhorar.


Denuncie

Se você flagrar dois ou mais veículos trafegando pela Ponte Pênsil do Warnow ligue para a Ouvidoria da prefeitura (3317-8908) ou mande e-mail ( ouvidoria@indaial.sc.gov.br). Também é possível denunciar para o Demuttin (3333-8304).
Fonte: detudoumpoucosc - acesso em 21.02.201

Nenhum comentário: