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terça-feira, 30 de julho de 2013

Qual a diferença entre “corretora” e “seguradora”?

Saiba qual a diferença entre “corretora” e “seguradora” e por que isso é importante para você que é consumidor


No cotidiano de nosso trabalho aqui na corretora percebemos que há uma grande confusão entre o que o consumidor entende por “seguradora” e “corretora” de seguros. Muitos acham que são a mesma coisa, principalmente por falta de acesso a informação sobre o mercado segurador. Pensando nessa necessidade em se aumentar a transparência para nossos clientes, respondemos a essa dúvida tão simples e frequente: qual a diferença entre “corretora” e “seguradora”?

Se você tem mais dúvidas sobre essa questão, compartilhe conosco nos comentários. Ajudaremos com todo prazer!
“Corretora” e “Seguradora” não é a mesma coisa?

Corretoras e seguradoras não são a mesma coisa. Apesar de o trabalho de ambas as entidades estar estreitamente relacionado um com o outro, são diferentes. 

Existe um órgão regulador do mercado de seguros que define todas as regras e leis que gerem esse mercado. Esse órgão é chamadoSUSEP, e é ele quem determina quais as funções das seguradoras e quais as funções das corretoras de seguro.

Segundo a SUSEP, as seguradoras são empresas autorizadas a assumir o risco de seus clientes, por meio de contratos que a comprometem a indenizar o cliente caso o bem segurado sofra determinado dano.

Já as corretoras de seguro, segundo a SUSEP, são empresas autorizadas a comercializar os produtos e serviços criados pela seguradora. Ou seja, a corretora é uma intermediação entre o cliente e a seguradora. A figura lá em cima ilustra essa diferença. Como você pode ver, a corretora está entre o cliente e a seguradora.
E para que serve tudo isso?

Importância da intermediação do corretor

Esse divisão de tarefas entre corretoras e seguradoras é fundamental para garantir a saúde do mercado segurador. O papel de intermediador do corretor de seguros é vital tanto para o cliente quanto para a seguradora.
Para o cliente, podemos elencar os seguintes pontos importantes desse intermediação da corretora de seguros: 
O ramo de seguros é cheio de cláusulas de contrato e detalhes que o cliente desconhece. O corretor tem o conhecimento técnico do assunto, exatamente para garantir os direitos do seu segurado. Antes da contratação, o corretor ajuda o cliente a contratar o seguro de maneira correta, alinhada às suas necessidades reais. Depois da contratação, caso o cliente precise acionar o seguro por conta de algum imprevisto, o corretor ajuda agilizando os processos de indenização e instruindo o cliente.
O cliente tem um canal mais próximo e menos burocrático, tanto na venda quanto no pós-venda. O corretor de seguros, devido a seu porte, é muito mais acessível no cotidiano que as seguradoras, muito maiores e, por isso, mais burocráticas.
A existência das corretoras de seguro garantem um cenário de concorrência, no qual o cliente pode escolher entre uma gama de corretoras que oferecem diferentes qualidades de serviço e diferentes preços.
Para as seguradoras, a intermediação do corretor de seguros também traz diversos pontos positivos:
Com os corretores de seguro a seguradora conta com um canal de vendas muito maior e mais pulverizado do que teria caso internalizasse as vendas. É como se as seguradoras “terceirizassem” suas vendas, e com isso diminuem seus custos. Isso possibilita, por exemplo, que ao invés de as seguradoras investirem num setor de vendas (com pessoal, material, telefone, etc.) elas possam investir em marketing e novas tecnologias.
A intermediação feita pelos corretores de seguro, principalmente na hora de atendimento de sinistros, torna a relação entre a seguradora e o cliente muito mais humanizada. Sem o corretor de seguros (como é o caso de seguros vendidos diretamente por bancos ou agentes de seguro), o cliente tem que “se virar”. Desprovido do conhecimento técnico (e de tempo!) para isso, tudo vira uma bola de neve – ruim para o cliente e para a própria seguradora.

Então quem eu chamo na hora de contratar ou usar o seguro?
Resumindo, é como se a seguradora fosse a “fábrica”. É ela quem faz o produto (que na verdade é um serviço) chamado “seguro”. Já a corretora é que vende o produto, e mais: intermedia o cliente e a seguradora.

Para garantir sua maior tranquilidade e segurança, procure sempre fazer seu seguro com um corretor de seguros qualificado e com boa estrutura para atendê-lo. A Muquirana Seguros Online, por exemplo, vem investindo cada vez mais em soluções administrativas e tecnológicas para atender sempre melhor seus clientes, ressaltando nosso papel fundamental não só na venda do seguro, mas nessa intermediação, que consideramos o mais importante para o cliente.
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