Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 11 de agosto de 2013

Atividades Folclóricas.


Atividade Adivinha Folclore Letra M

Vamos trabalhar adivinhas de alimentação?
Você pode encontrar algumas na nossa Galeria do Texto Infantil.
Brinque com as adivinhas.
Faça uma rodinha, coloque as perguntas numa caixa e faça girar ao som de uma canção. Pare a música e, então peça para que a criança retire a adivinha que será respondida por ela, ou , caso ela não saiba por alguém da rodinha.
A atividade fica para classe após a brincadeira.
Antes de aplicá-la o professor pode , também trabalhar com a Lenda do Milho


Vamos trabalhar com a Parlenda?

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO.
CINCO, SEIS, CHEGOU MINHA VEZ
SETE, OITO, COMER BISCOITO
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.
Abaixo temos uma sugestão de atividades ilustrada com o Come Come da Vila Sésamo... Gente, amo este personagem.
Explorem de diversas maneiras para depois utilizarem a atividade impressa que pode ser feita em casa ou na sala.


Na proposta de atividade folclórica de hoje vamos trabalhar com o BOI -BUMBÁ, tradição muito forte no Belém do Pará. Aqui em nossa região ele aparece em algumas ocasiões, mas é algo que veio se perdendo com o passar dos anos, tanto que eu só consegui ver um até hoje por fotos, este ano.
Muitas vezes a tradição é muito forte mesmo no seu município e você nunca ouviu falar. Cabe fazer uma pesquisa rápida, fazer descobertas e , quem sabe possibilitar contato um pouco mais direto entre os alunos e o Boi-Bumbé.

Atividade Folclore Contando Personagens e Registrando
Eu começaria esta atividade explorando a imagem em roda de conversa e guardando as falas das crianças para posterior montagem de texto coletivo.
Utilize o gravador do celular e vá fazendo perguntas sobre a imagem e deixando que eles façam suas colocações, discutam e façam também suas perguntas.
A proposta seguinte é trabalhar a figura geométrica quadrado e a discriminação entre os personagens folclóricos e não folclóricos através da contagem e registro dos numerais.

Antes de aplicar esta atividade, que tal ler para a criança o poema O Folclore?
Em seguida abra uma rodinha de conversa sobre o personagem curupira, peça que as crianças descrevam o personagem e utilizem um coleguinha para riscar o molde e fazer um belo curupira no Papel metro.
Peça que um outro grupo utilize o tronco de um dos colegas com os braços abertos para desenhar uma árvore com 2 belos galhos .
Aproveite os desenhos para montar o mural da turma.
Para aplicação da atividade abaixo...
Escreva o nome do personagem no quadro e peça que as crianças identifiquem na atividade impressa as letras que formam seu nome. Em seguida peça que escrevam as letras que sobraram no espaço indicado
Vamos trabalhar com a Cantiga Se Essa Rua Fosse Minha.
Escute a música junto com a turma, cante e brinque, abrindo depois roda de conversa sobre ela.
Você pode descobrir coisas incríveis na rodinha, com por exemplo que a criança morre de medo desta cantiga.
Minha filha me disse que morria de medo quando eu cantava pra ela dormir. Pena que ela só me disse isso aos 12 anos. Achei que estava sendo uma boa mãe e na verdade estava apavorando a criança antes de ela dormir.
Após esta rodinha de conversa que pode ser maravilhosa explore a palavra RUA... Escreva no quadro, peça que identifiquem as vogais, depois o encontro de vogais e por fim a consoante R.
Ajude-os a juntar e falar RUA.
A atividade impressa pode ser utilizada como atividade de casa ou em sala após a brincadeira e as explicações da professora.

Nesta proposta de atividade vamos trabalhar A Lenda da Iara.
Você pode acessar nossa GALERIA DO TEXTO INFANTIL e ver o vídeo EU JURO QUE VI IARA para depois explorar a atividade impressa.

fonte:

Nenhum comentário: