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domingo, 11 de agosto de 2013

Fusion Hybrid inaugura segunda geração dos carros ecológicos. Mais eficiente e moderno, sedã consegue ser mais econômico que os modelos populares.


Os carros híbridos têm uma presença discreta no mercado nacional. Uma opção alternativa aos tradicionais veículos vendidos no país, eles são mais econômicos no consumo de combustível e consequentemente produzem emissões de resíduos bem menores das emitidas por motores a gasolina, ou mesmo os bicombustíveis.
E neste nicho do mercado, está o Ford Fusion Hybrid, o primeiro automóvel híbrido do Brasil a chegar à sua segunda geração. Sob a bandeira de carro mais econômico do país em consumo de gasolina (segundo o Inmetro), ele é capaz de percorrer até 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.
Mas o que significa um híbrido da segunda geração na prática? Onde e como evoluir? Essas e outras respostas você encontra a seguir após o test-drive que o iG realizou durante o lançamento do modelo.
O Carro
O novo Fusion Hybrid é movido por dois motores, um a gasolina e outro elétrico. O primeiro é um 2.0 de 145 cv, menor do que o 2.5 de 158 cv oferecido na geração anterior. Tal mudança fez com que o Ford chegue ao Brasil vindo do México, onde é fabricado, pagando impostos menores do que com o antigo conjunto. O resultado é um modelo vendido por um valor menor do que o praticado na primeira geração. São R$124.900, ante os 133.900 cobrados no lançamento do Fusion híbrido.
O motor elétrico também evoluiu e é abastecido no novo modelo a partir de uma bateria de íons de lítio, aposentando a menos eficiente bateria de níquel. Com isso, o motorzinho ganhou força e entrega 45 cv, além de estar 23 kg mais leve.

Verde
O Fusion não tem tomada para “encher o tanque” da bateria quando você chegar em casa, por exemplo (como no elétrico i3 da BMW). A bateria, que fica no porta-malas, pode ser recarregada pelo motor à combustão ou pelos freios regenerativos. Mas ela tem vida útil de cerca de uma década de funcionamento. Depois disso, o híbrido se tornará um automóvel normal, movido apenas a gasolina.
Com nota máxima em testes promovidos pelo Inmetro sobre emissão de resíduos, o Fusion Hybrid conta com diversos sistemas que o auxiliaram a chegar neste nível. Entre eles está o sistema de frenagem regenerativa, que recupera até 95% da energia dissipada nos freios.
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