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PENSE NISSO:

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sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Avaliação: Citroën investe no visual do Novo C4 Lounge.

Sedã ficou menor, mas ganhou requinte e potência extra com motor turbo.
Em um primeiro momento é difícil entender: um dos principais atrativos do Citroën C4 Pallas era seu tamanho avantajado (4,77 m), que permitia ao sedã ter o maior porta-malas da categoria, com 580 litros. E foi justamente isso que a fabricante eliminou na segunda geração do modelo, que mudou de nome e ficou mais curto e com porta-malas menor. Mas basta olhar com calma para o C4 Lounge para compreender o que passou pela cabeça da Citroën ao projetar seu novo sedã.

Repetindo o mesmo visual do C4 hatch europeu (que chega ao Brasil em 2014), o C4 Lounge foi desenvolvido para atender mercados emergentes, em especial a China e América Latina. Para isso ele precisa oferecer o máximo de conforto para seus ocupantes, ainda que a capacidade do porta-malas seja prejudicada: 15 centímetros mais curto, o sedã manteve os bons 2,71 m de entre-eixos, mas perdeu 130 litros de capacidade no compartimento de carga.

Mais fácil de manobrar e com visual mais ousado, faltava contornar um defeito crônico de diversos modelos da Peugeot Citroën: o câmbio. E, com o perdão do trocadilho, a mudança veio com mais opções de trocas — de marcha. Sai a malfadada transmissão de quatro velocidade e entra a de seis marchas, disponível tanto para a versão 2.0 de 151 cv quanto para a 1.6 turbo de 165 cv.
Coração alemão

O propulsor sobrealimentado, aliás, é o mesmo já usado em vários modelos do grupo, como o 308, 408 e na família DS. Desenvolvido em parceria com a BMW, ele equipa as versões mais caras do C4 Lounge e ajuda a equilibrar a disputa do modelo com os asiáticos Honda Civic e Toyota Corolla.

O Citroën não aposta só na força bruta: o modelo também ganhou mais itens de conforto, como o navegador GPS embutido no painel (mas sem tela sensível ao toque, disponível em outros mercados) e detector veículos de ponto cego, item ainda inédito no segmento. Dos itens oferecidos em outros mercados faltou apenas o para-brisas térmico, item ainda raro no País.
Veja a tabela completa de itens de série:

C4 Lounge Origine 2.0 16V Flex Manual: rodas de liga leve 16”, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, DRL (luzes de condução diurna) em LEDs, airbag duplo, ABS, ar-condicionado analógico, trio elétrico, sistema Isofix, controlador e limitador de velocidade e sistema de som com MP3 e conexão bluetooth

C4 Lounge Tendance 2.0 16V Flex (Manual ou Automático): os mesmos itens da Origine, mais rodas de liga leve de 17”, ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor central eletrocrômico, sensor crepuscular e de chuva

C4 Lounge Exclusive 2.0 16V Flex Automático: Os mesmos itens da Tendance, mais bancos de couro, abertura e partida do motor sem chave, controle de estabilidade e tração, airbags laterais e de cortina

C4 Lounge Exclusive 1.6 Turbo Automático: Os mesmos itens do 2.0 Exclusive, mais sensor de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré e navegador GPS. Esta versão é a única a ter um pacote de opcionais, chamado de Pack Select, que adiciona faróis de xenônio e teto-solar elétrico

Equipamentos presentes na concorrência também estão no C4 Lounge, dependendo da versão. Há controlador e limitador de velocidade, abertura e partida do carro sem chave e faróis de xenônio direcionais com luzes de condução diurna (DRL) em leds.
Menos é mais

Logo de cara o C4 Lounge chama mais a atenção que seu antecessor. As linhas mais fluidas e elegantes lembram os "primos ricos" da família DS, ainda que os cromados na dianteira podem incomodar os interessados em discrição. O acabamento, que não era ruim, também ficou melhor, com material emborrachado no painel e nas portas. O painel tem visual menos futurista, com destaque para a aposentadoria do volante de cubo fixo, substituído por um convencional, mais leve e simples. O cluster com os mostradores possui três indicadores principais, sendo que o indicador do nível de combustível e o conta-giros são digitais. A iluminação pode variar entre o branco e o azul nas versões mais caras.

Ainda que o interior tenha ganhado simplicidade, o espaço para quatro adultos continua o mesmo — uma das maiores virtudes do C4 Pallas, que era o conforto para quem viaja atrás, permanece. O sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas de crianças é de série em todas as versões.

Veja a tabela completa de preços:

C4 Origine 2.0 Manual: R$ 59.990
C4 Tendance 2.0 Manual: R$ 62.490
C4 Tendance 2.0 Automático: R$ 66.690
C4 Exclusive 2.0 Automático: R$ 72.490
C4 Exclusive 1.6 Automático: R$ 77.990 (Pack Select: + R$ 4.300)

Bom e ótimo
Para avaliar o desempenho do C4 Lounge site R7 Carros levou as versões 2.0 Tendance Automática e 1.6 THP Exclusive para um test-drive com trechos urbanos e rodoviários na região de Mendoza, na Argentina — país onde o sedã é fabricado. Em comum entre as variantes está o bom câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e a suspensão "alemã".

Não que o sistema, independente no eixo dianteiro e dependente no traseiro, tenha sido projetado em outro país. É que a Citroën optou por uma calibração mais firme, típica de modelos alemães, em detrimento da maciez oferecida pelo C4 Pallas. O conforto em pisos esburacados foi um pouco prejudicado, mas os ganhos em estabilidade compensam.

A versão equipada com o motor 2.0 de até 151 cv (o mesmo do 308 e 408) tem desempenho mais do que satisfatório, com fôlego de sobra no trânsito urbano e rodoviário, realizando ultrapassagens com segurança mesmo com o carro carregado. Em velocidades de cruzeiro, de até 120 km/h, o ruído do motor não invade a cabine, favorecido pelas duas marchas extras do câmbio.

Quando equipado com o motor 1.6 THP o C4 Lounge vai além, tendo fôlego para empolgar até os pais de família mais conservadores. Com controle de estabilidade de série, a versão dá margem para pilotagens mais ousadas, mas o sedã requer atenção em curvas mais fechadas, pois mesmo a suspensão mais firme não impede a tendência do C4 Lounge de sair de frente.

Disputa doméstica

A Citroën espera vender cerca de 1.500 C4 Lounge por mês, sendo 5% da versão Origine, 55% da Tendance e 40% da Exclusive. O volume, que é mais do triplo da média atual do sedã, deixaria o modelo na quarta posição do segmento, superando os conterrâneos Renault Fluence e Peugeot 408. Ainda que tenha potencial de sobra para atingir a meta, o C4 Lounge precisará passar pelo crivo do público, geralmente receoso sobre modelos de origem francesa. Quando ele fizer isso as montadoras asiáticas finalmente terão mais um motivo para se preocupar.
Ficha técnica:

Citroën C4 Lounge 2.0 Flex

Motor: 2.0 16V, flex
Potência: 151 cv / 143 cv (E/G) a 5.250 rpm
Torque: 21,7 kgm / 20,2 kgfm (E/G) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas ou automático de seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensão: Independente na dianteira, tipo McPherson, dependente na traseira, com eixo de torção
Dimensões: 4,62 m (comprimento), 1,79 m (largura), 1,50 m (altura), 2,710 m (entre-eixos)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas: 16” de liga-leve, pneus 205/55 R16
Peso: 1.439 kg a 1.512 kg (ordem de marcha)
Porta-malas: 450 litros
Tanque de combustível: 60 litros

Citroën C4 Lounge 1.6 THP

Motor: 1.6 16V, turbo, gasolina
Potência: 165 cv (EG) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm (G) a 1.400 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensão: Independente na dianteira, tipo McPherson, dependente na traseira, com eixo de torção
Dimensões: 4,62 m (comprimento), 1,79 m (largura), 1,50 m (altura), 2,710 m (entre-eixos)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas: 17” de liga-leve, pneus 225/45 R17
Peso: 1.498 kg a 1.512 kg (ordem de marcha)
Porta-malas: 450 litros
Tanque de combustível: 60 litros

*Viagem feita a convite da Citroën do Brasil
Fonte: R7 Carros

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