Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Defesa Civil está em ALERTA por causa da previsão de fortes chuvas para o Vale do Itajaí em SC. Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau está perto dos 4 metros.


Em Navagentes o mau tempo também foi registrado:imagem 6
Defesa Civil alerta para risco de inundações e deslizamentos em SC
Forte chuva prevista para o fim de semana deixa o estado em vigilância.
Pontos de alagamento no Centro de Florianópolis:imagem 11
Ações de precaução e monitoramento foram planejadas pelo órgão.
A Defesa Civil de Santa Catarina deu sinal de alerta para regiões no Oeste, Sul e Norte do estado catarinense. O motivo de alerta é a frente fria prevista que trará a forte chuva para este sábado (21), domingo (22) e segunda-feira (23). A previsão é de que em apenas três dias chova um volume maior que o esperado para o mês inteiro.
Nas regiões em alerta, podem ocorrer volumes acumulados de 300 mm, quase o dobro do esperado o mês, com chance de quebra de recorde. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas.
Guarda-chuvas predominam no Centro de Florianópolis:imagem 12
Na sexta-feira (19), a chuva é bem distribuída e a média prevista é de 40 a 60 mm em todas as regiões. No sábado (20), o volume aumenta para 80 a 140 mm do Oeste ao Litoral Sul e permanece entre 30 a 60 mm da Grande Florianópolis à região Norte. No domingo (21), a previsão é de chuva intensa, com média de 80 a 140 mm para todo o estado catarinense. No decorrer da segunda-feira (23), a chuva diminui em Santa Catarina.
Blumenau amanheceu cinza por conta da chuva:imagem 16
Mapa mostra previsão de altos volumes de chuva ao
longo do final de semana em SC (Foto: Divulgação)
(Lucas Amorelli/Agência RBS)
De acordo com a Defesa Civil estadual, as defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há risco de alagamentos, já foram mobilizadas e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.
O coordenador regional da Defesa Civil de Blumenau, Sandro Roberto de Carvalho, confirma que as prefeituras dos municípios também devem ficar alertas e que ações de monitoramento já estão sendo executadas.
"Foi realizado um seminário regional nesta sexta em que foram levantadas as ações de precaução. O Rio Itajaí está em sua calha normal, as barragens estão todas vazias e se essa chuva chegar as barragens vão aguentar a água tranquilamente. Esse índice também não virá de uma hora para outra, o ápice está previsto para manhã até o fim da tarde de domingo. Cabe também aos municípios, que já estão avisados, de monitorarem as áreas de risco e mais vulneráveis e que venham a retirar as pessoas dessas áreas e as levarem para um abrigo", orientou o coordenador regional da Defesa Civil.
Alagamento em Blumenau:imagem 3
saiba mais
Sexta-feira é marcada por chuva em todo o Estado. Previsão para o final de é que a chuva chegue a 350 milímetros em algumas regiões, equivalente ao dobro do índice normal para setembro:imagem 4
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone (48) 3664-7000. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado através do telefone de emergência 199 ou do número 193. Recomenda-se o também o acompanhamento das contínuas atualizações dos avisos meteorológicos e dos possíveis alertas emitidos pela Defesa Civil através do site do órgão. 
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
Tempestades com descargas elétricas e vento
Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como banheiros das residências, fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
(Cleber Gomes/Agencia RBS)
Inundações e Alagamentos
Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Alagamento em Blumenau:imagem 4
Deslizamentos de terra
Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Sexta-feira é marcada por chuva em todo o Estado. Previsão para o final de é que a chuva chegue a 350 milímetros em algumas regiões, equivalente ao dobro do índice normal para setembro:imagem 5
Maré alta
A população que mora em regiões costeiras deve estar atenta. A previsão meteorológica para a variação do volume das marés não é favorável ao escoamento da água.

 Há risco de alagamentos no período de maré alta, durante madrugadas e tardes de sexta e sábado. E, no período de maré baixa, entre domingo e segunda-feira, o vento sul poderá continuar dificultando a redução do nível da água.
Em Navagentes o mau tempo também foi registrado:imagem 5
Defesa Civil de Blumenau está em ALERTA por causa da previsão de fortes chuvas para o Vale do Itajaí em SC.
Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau está perto dos 4 metros. 
(Veja as Fotos tiradas agora (20/09/13) às 13h30min).
Foto de Jaime Batista da Silva 
Foto de Jaime Batista da Silva 
Foto de Jaime Batista da Silva 
Foto de Jaime Batista da Silva 
Foto de Jaime Batista da Silva 
Foto de Jaime Batista da Silva 
FONTES:

Nenhum comentário: