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sábado, 7 de setembro de 2013

Honda CG 150 Titan 2014 – Ficha técnica.

Veículo mais vendido do Brasil, Honda CG chega à oitava geração com “dieta” para manter a liderança.
A supremacia da Honda no mercado de motocicletas do Brasil não é novidade. A marca japonesa detém a polpuda fatia de 80,7% do setor e sequer é incomodada pela segunda colocada – a Yamaha, que possui parcela de 10,4%. Uma das explicações para esses números é o fato de a marca atuar em praticamente todo o segmento de duas rodas. Porém, boa parte do desempenho a Honda deve à CG, veículo automotor mais vendido do país. Para se ter ideia, neste ano a linha vendeu a média de 45.900 unidades mensais, mais que o dobro do comercializado pelo Volkswagen Gol, segundo veículo do país em números de vendas, que teve cerca de 20.200 licenciamentos por mês. A moto de baixa cilindrada da Honda chega agora à sua oitava geração desde 1976, respaldada pela liderança de mais de trinta anos no segmento de duas rodas. Além de apresentar novo design, a linha 2014 – composta pela CG 125 Fan, CG 150 Fan e CG 150 Titan – “emagreceu” quase 4 kg.

O segmento de baixa cilindrada, onde atua a família CG, atravessa momento conturbado desde o ano passado. Convive com quedas acentuadas nas vendas, atribuidas pelos fabricantes às dificuldades nas concessões de créditos e financiamentos. Em 2013, a retração chega a 12%. Na mudança de geração, os preços da linha sofreram um quase imperceptível aumento. A gama parte de R$ 5.490, e chega a R$ 7.830 – antes, começava em R$ 5.390 e alcançava os R$ 7.630. A Honda acredita que a diferença irrisória não influenciará nas vendas. Com a renovação, a fabricante pretende, no mínimo, manter a participação, mas conta com o novo design para atrair mais consumidores.
As alterações visuais começam no grupo ótico – agora idêntico em todas as versões. O farol tem forma de polígono e tem embutido o painel digital, também disponível em todos os modelos. Com cor predominantemente azul, o mostrador exibe hodômetro total e parcial, além do velocímetro, na CG 125 Fan. Na CG 150 Fan, conta ainda com indicador do nível de combustível. Já o da CG 150 Titan adiciona relógio e tem desenho diferenciado. O design também ajuda a separar algumas versões de 125 cc. A de entrada, Fan KS, ostenta tanque com novo formato que, segundo a Honda, favorece o encaixe das pernas. As demais versões – 125 Fan ES e ESD, 150 Fan ESDi e 150 Titan – ganharam carenagem inédita no tanque inspirada em modelos maiores.

Na parte ciclística, a “dieta” que resultou na perda de 3,8 kg ocorreu graças à substituição de alguns materiais utilizados na construção do chassi, que também foi redesenhado. Além do menor peso, a geometria da coluna de direção foi outro aspecto modificado, o que, de acordo com a Honda, aumenta a agilidade da moto. O assento também foi revisto, com desenho diferente e espuma com densidade mais macia. Isso, aliado aos novos amortecedores – 115 mm de curso na dianteira, e 82 mm na traseira para a CG 125 e 135 mm na frente, e 106 mm atrás na CG 150 – se traduz em evolução no conforto, segundo a Honda.
As motocicletas mantiveram os conjuntos mecânicos utilizados na geração anterior. O da CG 125 é um monocilíndrico a gasolina de 124,7 cm³ arrefecido a ar. A alimentação do sistema é feita por um carburador e o propulsor entrega 11,6 cv a 8.250 rpm e torque de 1,06 kgfm a 6 mil rpm. Já a linha CG 150 é movida por um motor flex, também monocilíndrico, de 149,2 cm³, com injeção eletrônica de combustível. A potência máxima é de 14,2 cv a 8.500 rpm, com 1,45 kgfm de torque a 6.500 rpm.

A linha 2014 da CG estará disponível nas concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto. A CG 125 Fan KS custará R$ 5.490, enquanto a 125 Fan ES – partida elétrica – sairá por R$ 6.100. Equipada com freio a disco dianteiro, a 125 Fan ESD parte de R$ 6.250. Já o modelo CG 150 Fan será comercializado por R$ 6.750. A CG 150 Titan chega ao mercado por R$ 7.320 na versão ESD e R$ 7.830 para a EX, que tem rodas de liga leve como diferencial.
Primeiras impressões

Sutil evolução

Indaiatuba/SP – Uma das primeiras diferenças que se nota na nova CG é o design reestilizado. A nova carenagem no tanque de combustível efetivamente deixou a moto mais bonita. Ao montar na 150 Titan, outra novidade chama atenção: o painel digital. Além de mais prático, o mostrador – predominantemente azul – oferece fácil leitura, além de um relógio, que apesar de simples, se mostra bastante funcional quando a motocicleta de baixa cilindrada da Honda está em trânsito.
A avaliação foi feita no Centro Educacional de Trânsito da Honda, no interior paulista. No circuito, foi fácil notar a diferença causada pelos 3,8 kg a menos do chassi. Em trechos sinuosos e com obstáculos, a Titan está mais ágil e confortável de guiar. Embora a Honda afirme que a nova carenagem também melhora a aerodinâmica, nenhuma mudança é perceptível nesse sentido. Já em relação ao assento, a evolução é notável. A densidade do estofado está consideravelmente mais macia, o que melhora bastante a “interface” da moto com o piloto. Além do estofado aperfeiçoado, o novo curso dos amortecedores é outro ponto que contribui para o conforto da nova CG.
Ficha técnica

Honda CG 150 Titan

Motor: A gasolina e etanol, quatro tempos, monocilíndrico, 149,2 cm³, comando simples no cabeçote e arrefecimento a ar. Injeção eletrônica.
Câmbio: Manual de cinco marchas.
Potência máxima: 14,2 cv a 8.500 rpm.
Torque máximo: 1,45 kgfm a 6 mil rpm
Diâmetro e curso: 57,3 mm x 57,84 mm.
Taxa de compressão: 9,5:1.
Suspensão: Dianteira garfo telescópico com 135 mm de curso. Traseira com braço oscilante com 106 mm de curso.
Pneus: 80/100 R18 na frente e 90/90 R18 atrás.
Freios: Disco de 240 mm na frente e tambor de 130 mm atrás.
Dimensões: 1.97 metros de comprimento total, 0,73 m de largura, 1,05 m de altura, 1,30 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento.
Peso: 115 kg.
Tanque do combustível: 15,1 litros.
Produção: Manaus, Amazonas.
Lançamento: 2013.
Preço: 150 Titan ESD: R$ 7.320. 
150 Titan EX: R$ 7.830.
Honda CG 125 Fan

Motor: A gasolina, quatro tempos, monocilíndrico, 124,7 cm³, comando simples no cabeçote e arrefecimento a ar.
Câmbio: Manual de cinco marchas.
Potência máxima: 11,6 cv a 8.500 rpm.
Torque máximo: 1,05 kgfm a 6 mil rpm
Diâmetro e curso: 52,4 mm x 57,84 mm.
Taxa de compressão: 9,2:1
Suspensão: Dianteira garfo telescópico com 115 mm de curso. Traseira com braço oscilante com 82 mm de curso.
Pneus: 80/100 R18 na frente e 90/90 R18 atrás.
Freios: Tambor de 130 mm na frente e atrás. Fan 125 ESD: Disco de 240 mm na frente e tambor de 130 mm atrás.
Dimensões: 1.97 metros de comprimento total, 0,73 m de largura, 1,05 m de altura, 1,30 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento.
Peso: 108,9 kg.
Tanque do combustível: 15,1 litros.
Produção: Manaus, Amazonas.
Lançamento: 2013.
Preço:125 Fan KS: R$ 5.490.
125 Fan ES – partida elétrica: R$ 6.100.
125 Fan ESD: R$ 6.250.Fan ESD parte de R$ 6.250.

Texto: Michael Figueredo e Pedro Paulo Figueiredo / Auto Press / Fotos: Pedro Paulo Figueiredo / Carta Z Notícias / Via: MotorDream

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