"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
(Anísio Teixeira)
Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.
ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...
- Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
- O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
- Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
- Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;
- Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
DESAFIOS DO PROFESSOR
Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
- Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
- Considerar os instrumentos de avaliação;
- Priorizar as produções;
- Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
- Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
- Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
- Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
- Apontar a participação, a interação, a colaboração;
- Refletir profundamente sobre a ação educativa;
- Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).
PONTOS DE ATENÇÃO
Registros de avaliação exigem exercício do professor:
- de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
- de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
- de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
- Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.
EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc...
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou “precisa desenvolver” ou “será necessário trabalhar”
O QUE FAZER?
Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
- Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
- Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
- Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
O QUE PRECISAMOS SABER?
Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
- Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
- Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
- Que sugestões você oferece neste sentido?
- Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
- Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
REDIGINDO O PARECER...
Levar em conta os destinatários;
- Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Nomear os pareces;
- Evitar palavras diminutivas;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Evitar palavras diminutivas;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
- Evitar contradições
- Evitar comparações;
- Evitar contradições
- Evitar comparações;
- Ser coerente;
COMO INICIAR UM PARECER
“Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
- “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
- “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
- “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
“Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
- “Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
- “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
- “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
"Demonstra respeito pelos colegas e professores";
- "Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo";
- "Aceita sugestões da professora e dos colegas";
- "Contribui para a integração e o crescimento do grupo".
PARA REFLETIR...
“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.)
FONTE:
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