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PENSE NISSO:

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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". 
                           (Anísio Teixeira)

   Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
      O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.

ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...

  • Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
  • O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
  • Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
  • Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;
  • Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
DESAFIOS DO PROFESSOR
Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
  • Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
  •  Considerar os instrumentos de avaliação;
  •  Priorizar as produções;
  •  Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
  •  Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
  •  Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
  •  Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
  •  Apontar a participação, a interação, a colaboração;
  •  Refletir profundamente sobre a ação educativa;
  •  Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.

“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”.  (Freire, M. 1989, p.5).


PONTOS DE ATENÇÃO
Registros de avaliação exigem exercício do professor:
  •  de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
  •  de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
  •  de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
 
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
  •  Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.
EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc...

SUGESTÃO: Substituir por ainda não conhece ou precisa desenvolver ou será necessário trabalhar

O QUE FAZER?
Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
  •  Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
  •  Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
  •  Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.

O QUE PRECISAMOS SABER?
Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
  • Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
  • Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
  • Que sugestões você oferece neste sentido?
  •  Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
  •  Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
 
REDIGINDO O PARECER...
 Levar em conta os destinatários;
  •  Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
  •  Considerar o caráter oficial do documento;
  •  Observar ortografia, concordância e formatação;
  •  Nomear os pareces; 
  • Evitar palavras diminutivas;
  • Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
  •  Considerar o caráter oficial do documento;
  •  Observar ortografia, concordância e formatação;
  •  Evitar palavras diminutivas;
  •  Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
  •  Evitar contradições
  •  Evitar comparações;
  •  Evitar contradições
  •  Evitar comparações;
  •  Ser coerente;
 
COMO INICIAR UM PARECER
 “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
  •  “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
  •  “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
  •  “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
 
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
 “Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
  •  “Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
  •  “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
  •  “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
 
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
 "Demonstra respeito pelos colegas e professores";
  •  "Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo";
  •  "Aceita sugestões da professora e dos colegas";
  •  "Contribui para a integração e o crescimento do grupo".

PARA REFLETIR...
“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”.  (Jussara Hoffmann, 1998.)
FONTE:

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