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terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ford Fusion Hybrid 2014: fotos, preço, consumo e ficha técnica.

Carros do Álvaro — Modelo é o carro mais econômico do país e não deve em luxo e equipamentos.
Desde setembro deste ano a opção híbrida do Ford Fusion já está disponível nas lojas por R$ 124.990 e se junta ao 2.5 Flex (R$ 95.900), Titanium EcoBoost (R$ 103.900) e Titanium EcoBoost AWD (R$ 117.900). Basicamente, o híbrido conta com os mesmos equipamentos (o que é ótimo) da opção turbo com tração integral, a mais cara até então, o que significa cruise control adaptativo, câmera de ré, central multimídia Sync com GPS e acionamento por comandos de voz e por aí vai. 

Em relação ao Fusion Hybrid da geração anterior, a boa notícia é que o novo ficou R$ 9.000 mais barato graças à troca do motor a gasolina que compõe o sistema. Sai o 2.5 e entra o 2.0, que o posiciona em uma nova faixa do IPI. Com potência combinada de 190 cv, o Fusion não acompanha o 2.0 turbo em desempenho, o qual acelera de 0 a 100 km/h em 7s7 ante 9s8 do Hybrid. 
Mas seu pulo do gato está no baixo consumo. Para você ter uma ideia, a média PECO (55% urbano, 45% rodoviário) do EcoBoost AWD testado por nós ficou em 9,5 km/l e atinge 16,5 km/l no Hybrid. 

Considerando uma pessoa que rode em torno de 1 000 km por mês, a novidade proporciona uma economia de mais de R$ 120 no período, algo a se considerar se você não faz muita questão da performance superior do EcoBoost. 
Em dirigibilidade, o Fusion mostra-se bem acertado. Com um conjunto de baterias 23 kg mais leve em relação ao anterior, ele lida melhor com a questão do peso do que o Toyota Prius, por exemplo. Aliás, por um preço não muito superior, o Fusion Hybrid dá um banho em termos de equipamentos no rival japonês. 

Apesar da direção com respostas rápidas, a única crítica ao Fusion Hybrid em termos de dinâmica vai para a suspensão: ela poderia ganhar um pouco em dureza. A dianteira muito baixa também pede atenção nas rampas de garagem e lombadas pelo caminho.

Mesmo com inúmeras qualidades, a Ford é comedida e aposta que a versão híbrida responderá por algo em torno de 4% do mix de vendas, ou 40 unidades/mês. Seu custo de manutenção será o mesmo das demais opções, sendo que o conjunto de baterias (validado, assim como o carro, para 250 000 km) tem garantia de 8 anos. Quando a substituição for necessária, a fabricante promete que a troca será feita pelo preço de custo. 
Tecnologias da versão 

Eco cruise: o cruise control adaptativo prioriza o uso do motor elétrico na manutenção da velocidade 

Modo ev+: cruzando dados do GPS com o cotidiano do motorista, o sistema busca as combinações mais eficientes de uso dos motores elétrico e térmico

Cancelamento de ruídos: microfones no teto monitoram os ruídos no modo elétrico e acionam os alto-falantes em frequência inversa 

Periféricos elétricos: compressor do ar-condicionado e bombas de água para refrigeração do motor e de vácuo do freio
Média final: 8,1

O Fusion Hybrid é o melhor modelo com esse tipo de propulsão à venda no país. Oferece mais equipamentos do que o Prius, mesmo nível de refinamento do Lexus CT 200h e seu preço é muito competitivo frente a ambos. 

Seu Bolso 

Preço (carro testado): R$ 124.990
Desvalorização (1 ano): n/d 
Garantia: 3 anos 
Financiamento (taxa mensal): 1,19% 
parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 2.176 
IPVA (4%): R$ 4.341 
Seguro: R$ 4.500 
1ª revisão: R$ 312 
Versão básica: R$ 124.990
Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 9s8
Retomada 60-120 km/h em Drive: 11s2
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26,1
Consumo cidade (km/l): 16,1
Consumo estrada (km/l): 17,0
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 63,4

Ficha técnica

Motor a gasolina 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.999 cm3; Potência 145 cv a 6.000 rpm;Torque 18,0 mkgf a 4.250 rpm; Motor elétrico potência 120 cv; Torque máximo 24,4 mkgf; Potência máxima do sistema 190 cv; Câmbio automático, CVT; Tração dianteira; Comprimento 4,87 m;Largura 1,85 m; Altura 1,47 m; Entre-eixos 2,85 m; Porta-malas 392 l; Peso em ordem de marcha1.650 kg.
Texto e fotos: César Tizo / Fonte: 

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