Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Chá pode potencializar ou anular efeito de remédios, dizem especialistas

Muitas pessoas utilizam o chá para tratar dor de barriga, dor de cabeça, tosse e outras mazelas. Há quem prefira e ache menos agressivo ingerir a bebida do que tomar um medicamento. Outras pessoas preferem combinar as duas coisas, pois acreditam que assim ficarão boas de forma mais rápida. Mas não é bem assim. O chá e as infusões em geral podem interagir com os remédios, potencializando ou anulando suas ações e podendo até prejudicar o tratamento.

Segundo do clínico-geral e presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia, Alexandro Botsaris, tudo tem contra indicação, inclusive a água. Por isso, antes de se tomar um chá ou uma infusão, é preciso saber quais princípios ativos eles carregam, para, então, saber se há ou não problema em ingeri-lo sozinho ou junto com um medicamento.

"Um medicamento como a sibutramina, usado para emagrecer, interage forte com a cafeína, presente nos chás [proveniente da planta Camellia sinensis]. Se você combinar os dois, usando em grande quantidade, você pode ter uma crise hipertensiva. Ou se você está tomando algo para arritmia, a cafeína falha o remédio, e a pessoa volta a ter o sintoma", alerta Botsaris.

Mas, dependendo da doença e para alguns problemas simples de saúde, como uma cólica, o chá pode sim substituir o remédio.

A coordenadora da comissão assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Caroly Cardoso, também ressalta que a procedência das ervas faz diferença.

"Em um transtorno menor, como uma má digestão, a pessoa pode e deve usar um chá, desde que ele tenha uma boa procedência e não esteja contaminado. É importante que a pessoa compre a planta de um local que faça um controle de qualidade", diz.

Botsaris explica que em caso de tratamentos a bebida deve ser feita com uma quantidade maior de chá. "Tem que usar, em média, três vezes mais do que aquele pacotinho de dois gramas que tem em supermercado".

A dosagem da bebida também deve ser observada para as diferentes faixas etárias, já que o peso de cada um interfere diretamente na quantidade.

"Você faz uma conta que a quantidade de chá ou de princípios ativos que ficam circulando dentro do organismo é inversamente proporcional à massa corporal. Quando diminui a massa corporal, a concentração dos ativos aumenta no sangue. Então, aquilo que você dá para um adulto beber, uma criança de um ano e pouco não pode", explica o médico.

Ou seja, mesmo sendo natural, o chá pode causar reações adversas nos pequenos. "A dose de cafeína do chá verde para um adulto é pequena, mas para uma criança não. Ela pode ficar agitada, ter taquicardia, ter um mal estar", exemplifica Botsaris.

Cardoso também aponta o guaco, muito utilizado para quem tem tosse, como algo a ser evitado em crianças com menos de dois anos, já que a planta tem um princípio chamado cumarina que pode desenvolver alergias.

Mas o chá não deve ser consumido só quando algum sintoma aparecer. A bebida também pode ser usada como forma de prevenção de algumas doenças.

"Alguns chás são diuréticos, então eliminam o sal do corpo. Se a pessoa toma a bebida regularmente, ela pode estar retardando o aparecimento de uma pressão alta, se ela tem tendência a isso", exemplifica o clínico.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: