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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ALFABETIZAR E LETRAR.

Nada melhor do que iniciar o ano estudando um pouquinho. Escrevi uma breve reflexão sobre alfabetização e letramento e estou compartilhando com vocês. Espero que o texto tenha ficado bom. Fico no aguardo dos comentários com as opiniões.
ALFABETIZAR E LETRAR
por Patricia Alves dos Santos.
 
 Tirinha: QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como sistema notacional¹ a partir da sistematização das unidades menores da língua (letras e sílabas), o processo de alfabetização desenvolve-se em determinado período da vida do sujeito tendo, seu fim, quando a pessoa consegue realizar leituras e escritas.. Seu aprendizado pode ocorrer de forma isolada, a partir do desenvolvimento da habilidade de memorização, ao preocupar-se simplesmente com a sistematização na alfabetização não se tem o compromisso de fazer com que o sujeito compreenda o significado do que representa a escrita. Quando se desvincula o aprendizado das letras de uma reflexão sobre seu significado estamos tornando a leitura algo descontextualizado da realidade e tornando o sujeito um mero reprodutor/copiador do que lhe é apresentado.
A linguagem não ocorre de maneira isolada, portanto, mais do que aprender a técnica do ler e escrever é necessário apropriar-se da escrita visando o seu uso nas práticas sociais. A linguagem expressa a comunicação, o dizer algo, o sentimento, e para que se perceba tais expressões é preciso inserção real na prática de compreensão da leitura, isto é, no processo de letramento.O letramento é um processo que desenvolve-se ao longo da vida e aprimora-se a cada leitura e relação interpessoal expandindo a percepção de mundo do sujeito.
Segundo Soares (1999, p.3) “letramento é o estado ou condição de quem não sabe só ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que exerce as práticas de interação social”.

Alfabetizar e letrar são conceitos que se complementam. Para uma educação que promova a emancipação e a interação entre os sujeitos o aprendizado da leitura e escrita deve ocorrer através do alfabetizar letrando, deve-se valorizar um processo de aprendizado da lecto-escrita com diversidade textual estimulando a leitura e a produção escrita sem esquecer de sistematizar a língua sempre orientada pelo eixo uso-reflexão-uso².
“Ler é compreender um texto, dar sentido ao que está escrito (...) descobrir-lhe significado. É uma interação entre o pensamento ativo do leitor e o que diz o texto”.(SOLÉ, 1998, p.96).

¹ Termo apresentado pelo professor Arthur Gomes de Moraes que analisa que o sistema de escrita não é um código, mas é uma forma de registrar/anotar falas, pensamentos, etc.
² Sobre o ensino da Língua Portuguesa, os PCNs sugerem o desenvolvimento de atividades que envolvam o uso da língua e sua reflexão, a fim de aprimorar as possibilidade de uso da língua.

REFERÊNCIAS
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autentica, 1999.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6ª. ed. São Paulo: Artmed, 1998.

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