Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 1 de março de 2014

Dicas para evitar ou curar ressaca no Carnaval!

Por Rodrigo Leitão

Olá amigo, sua cabeça tá doendo muito? Você tá com a sensação de que foi torturado como faziam com os bruxos na Inquisição? Sua nuca, têmporas e testa não podem ser tocadas, de tão sensíveis? Você quer que apague a luz? Tá sentindo um gosto igual ao de um cabo de guarda-chuva? Então você está com uma baita ressaca...

Durante e depois do Carnaval é comum a gente ver as pessoas respondendo afirmativamente a essas perguntas, principalmente na quarta-feira de cinzas. Ressaca! Bebeu demais, não se hidratou o suficiente e pulou feito um louco no salão, na avenida ou nas cordas do trio elétrico. Ressaca é o mal-estar generalizado provocado pelo excesso de bebida alcoólica. Ela não ocorre sempre nem com todo mundo. Mas para algumas pessoas bastam uns golinhos. 

A ressaca é uma como se fosse uma crise de abstinência. O álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sanguínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento da intoxicação. O corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. O resultado é uma queda da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme. 

Alguns médicos dizem que ressaca não têm cura. Mas vou tentar ajudar a quem ainda não foi pego por ela no Carnaval. Aqui vão dicas preciosas para serem postas em prática já.

COMECE AGORA:

1. Comidas leves ou uma colher de azeite antes de começar a beber podem ajudar a diminuir a absorção do álcool pelo estômago. 

2. Observe como é feita a caipirinha. Alguns comerciantes usam destilados caseiros, que podem estar contaminados por metanol, disfarçados em garrafas de marcas conhecidas. Cuidado com a higiene também. O mesmo vale para o gelo da bebida. 

3. Nada de matar a sede com cerveja. Na roda de amigos, alterne com bastante água ou sucos. 

4. Não fique de estômago vazio enquanto bebe. Vale comer petiscos leves e sem exagero. Biscoito de água e sal e frutas ajudam.

5. Escolha bem: vinhos brancos e licores claros são mais seguros do que vinhos tintos e licores escuros, que estão cheios de congêneres (outras substâncias da bebida além do álcool, que podem causar dor de cabeça). 

6. Água é a melhor solução: ajuda a hidratar o corpo e eliminar o álcool do sangue. Não caia naquela história do "nada como outra bebida para curar a ressaca" 

7. Banho frio ativa a circulação sanguínea e melhora a sensação de corpo "quebrado". 

8. Para a dor de cabeça, evite analgésicos à base de ácido acetilsalicílico (como a aspirina). A mucosa do estômago já está bastante irritada. Os que contêm paracetamol (Tylenol) ou dipirona (Novalgina) são menos prejudiciais. 

9. O café, uma das soluções caseiras mais adotadas, ajuda a contrair os vasos sanguíneos, mas em altas doses causa gastrite. 

10. O corpo já está bastante desidratado. Fique em repouso e não pratique exercícios físicos.

11. Água de coco e banana ajudam a repor sais minerais, principalmente o potássio que você perdeu na folia e na bebedeira.

Nenhum comentário: