Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 4 de março de 2014

Insetos - ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO.

Os insetos são os únicos animais invertebrados capazes de voar, e por possuírem patas articuladas eles são classificados no filo dos artrópodes. Atualmente são conhecidas cerca de 900 mil espécies de insetos, sendo que a maioria é encontrada no ambiente terrestre.
Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça (onde encontramos as antenas), tórax (onde encontramos as asas e as pernas) e abdome. As antenasnos insetos têm a mesma função do tato nos seres humanos, além de ser através delas que o animal consegue captar cheiros. A maioria dos insetos como borboletas, abelhas, besouros, baratas, gafanhotos apresentam dois pares de asas, enquanto outros insetos como mosquitos e moscas apresentam apenas um par de asas. Os machos e as fêmeas de formigas e cupins apresentam asas apenas na época da reprodução, e existem outros insetos que não possuem asas em nenhum momento da vida como traça, pulga, piolho etc.
O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome

O corpo dos insetos é revestido por uma armadura muito resistente que chamamos de exoesqueleto. O exoesqueleto é constituído principalmente porquitina, um carboidrato do grupo dos polissacarídeos.
Como o exoesqueleto é uma estrutura muito rígida, o inseto só consegue crescer após a troca desse exoesqueleto, processo que chamamos muda ouecdise.
Durante a muda, o organismo do animal produz um novo exoesqueletoembaixo do exoesqueleto velho, que racha permitindo a saída do inseto.Assim que sai do exoesqueleto velho, o inseto, que está agora com um exoesqueleto novo e muito flexível, consegue crescer, e depois de alguns minutos ou até horas, esse novo exoesqueleto endurece e esse crescimento para.
Nessa imagem podemos observar uma cigarra saindo do exoesqueleto antigo, no processo que chamamos de muda

Nos insetos são encontrados vários tipos de aparelho bucal, dependendo do seu tipo de alimentação, são eles:
¨ Aparelho bucal do tipo lambedor-sugador: encontrado em borboletas, mariposas etc., está adaptado para lamber e sugar o néctar das flores;
¨ Aparelho bucal do tipo picador-sugador: encontrado em insetos que sugam a seiva de vegetais (percevejo, cigarras, machos de mosquitos) e o sangue de animais (fêmeas de mosquitos);
¨ Aparelho bucal do tipo mastigador: encontrado em baratas, gafanhotos, besouros, abelhas. Está adaptado à manipulação e mastigação dos alimentos;
¨ Aparelho bucal do tipo lambedor: encontrado na mosca doméstica. Esse aparelho bucal absorve o alimento depois de dissolvê-lo com secreções salivares.
A respiração dos insetos é feita através de traqueias (respiração traqueal), e osistema circulatório é composto por um coração situado no abdome que bombeia sangue para um vaso, que em seguida distribui esse sangue para as demais regiões do corpo do animal.
Os insetos são dioicos, ou seja, possuem sexos separados, e a maioria deles sofrem metamorfose, processo que consiste em uma transformação do corpo do animal e de seu modo de vida.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
http://proaiseartedeeducar.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: