Para tentar combater o roubo de smartphones, algumas das maiores empresas do setor, incluindo Apple, Google e Microsoft, assinaram um termo de compromisso para incluir novas tecnologias antirroubo. A partir de julho de 2015 os celulares deverão ter um recurso do tipo "kill switch", que permite inutilizar um telefone em caso de roubo ou furto.
Hoje, o "kill switch" está presente apenas no iOS 7, que permite enviar um comando que trava permanentemente o iPhone (o ladrão não consegue usá-lo, mesmo se reinstalar o sistema operacional). O Android possui uma proteção similar, mas ela não é tão confiável - pode ser burlada.
Entre as empresas que assinaram também estão as fabricantes Samsung, Nokia, HTC, Huawei e Motorola e as operadoras americanas de telefonia AT & T, Verizon, Sprint T-Mobile e U.S. Cellular.
Segundo o Brasil Post, os que assinaram o acordo terão uma ferramenta antirroubo pré-instalada ou disponível para download em seus novos modelos de smartphone fabricados a partir de 2015 - por enquanto apenas nos vendidos nos Estados Unidos.
Como funciona: a tecnologia antirroubo pretende prevenir a reativação do aparelho sem a autorização do usuário (incluindo tentativas de reset de fábrica). Os donos dos celulares, por sua vez, ainda vão poder reverter a inoperabilidade e restaurar os dados do telefone caso ele seja recuperado.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário