Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 18 de maio de 2014

Abacate. Fruto do abacateiro, o abacate tem forma semelhante a da pêra, casca áspera de cor verde ou violeta, polpa macia comestível e caroço grande e liso, sendo mais um dos alimentos que a América Central ofereceu ao mundo. O abacateiro é uma árvore originária da Guatemala, Antilhas e México, o que pode ser notado no próprio nome da fruta, pois abacate vem da palavra asteca awakatl, nome da planta na língua natural dos mexicanos.

Fruto do abacateiro, o abacate tem forma semelhante a da pêra, casca áspera de cor verde ou violeta, polpa macia comestível e caroço grande e liso, sendo mais um dos alimentos que a América Central ofereceu ao mundo. O abacateiro é uma árvore originária da Guatemala, Antilhas e México, o que pode ser notado no próprio nome da fruta, pois abacate vem da palavra asteca awakatl, nome da planta na língua natural dos mexicanos. É muito cultivada por toda parte, tanto pelo fruto saboroso, de grande valor nutritivo, quanto pelas folhas com propriedades diuréticas, além de conter 20 a 25% de óleo usado em perfumaria.



Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, o abacate tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico - 110 g contém cerca de 200 calorias. Deve ser servido cru, pois se torna amargo quando cozido.
Fruta de fácil cultivo, o abacate está no auge da safra que vai de fevereiro a julho.

No Brasil, o abacate normalmente é utilizado em pratos doces, seja fresco com açúcar seja em creme, vitamina ou sorvete.

Mas ele dá vida a pratos salgados como o famoso guacamole. Em geral, o abacate é servido cru, pois se torna amargo quando cozido, sendo muito aplicado em saladas.Tem abacate com frango, com abacaxi, com alface e camarão, com agrião e frutos do mar.


Curiosidades

• Se o abacate ainda estiver verde, deixe-o enterrado em farinha de trigo que logo ficará maduro.
• Para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o num prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato e guarde na geladeira até o momento de servir.
• Para pratos salgados, só use abacates bem maduros. Caso contrário, ficarão muito amargos, dando sabor desagradável. 


• Quando for usar só uma metade do abacate, deixe a outra metade com o caroço. Isto evita que se deteriore com rapidez. 
• Quando for comprar prefira os abacates grandes, com caroço preso, casca verde-clara e sem manchas.
• algumas tribos da Amazônia usam os brotos do abacateiro para combater doenças dos pulmões.
• O abacate é uma fruta rica em omega-9 e que ele dá uma força para o fígado na tarefa de digerir gordura.

Uso medicinal

Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.
Amigdalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.
Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia.
Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.
Diarréia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.
Digestão,distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.
Dor-de -cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça.Convém também tomar este chá. 
Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.
Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.


Fonte:

http://www.acessa.com/projetos/Sabor/arquivo/dicas/2004/04/23-abacate/
http://www.geocities.com/atine50/frutas/abacate.htm 
http://terapeutaholistico.allhosting.com.br/htmls/frutasquecuram.htm#Abacate- 
Dr. Flavio Rotman, A Cultura Popular pela Comida, 17ª ed.,Editora Record, Rio de Janeiro. 1997.

Nenhum comentário: