Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 15 de junho de 2014

10 Motivos para colecionar as figurinhas da Copa (e completar o álbum!)

Por que completar um álbum de figurinhas pode ser interessante? Vejamos 10 razões que podem fazer você adquirir seu álbum em breve!

Nos meses anteriores ao início das Copas do Mundo, é possível encontrar grupos nas praças, em feiras, eventos esportivos e em comunidades na internet que se unem com um único objetivo: trocar as famosas figurinhas da Copa, com o objetivo de completá-los antes mesmo do Mundial começar.

Lançados na Copa de 1970 por uma empresa italiana, os álbuns de figurinhas conquistaram o Brasil num momento em que a televisão tomava o espaço do rádio nas transmissões esportivas – portanto, memorizar os rostos dos jogadores interessava às pessoas. Mas, será que guardar figurinhas é uma prática nova? Por que ela é interessante? Vamos listar dez motivos para que você perceba que os álbuns, muito mais do que os rostos dos jogadores, têm muita história para contar.
O álbum de uma Copa anterior se torna objeto da memória ao despertar sentimentos vividos no momento daquele Mundial, como a tristeza da perda da final para a França, em 1998

1. Os álbuns de figurinhas são uma importante fonte históricasobre a história do mundiais. A partir deles, é possível conhecer os escudos dos países convocados, a taça, o mascote, o uniforme de cada seleção e cada jogador. Ele contém informações importantes para que se reconstrua a história do campeonato em um momento futuro. Anos depois, em um outro Mundial, é possível comparar se os jogadores continuam na Seleção, se mudaram, se o uniforme é o mesmo, dentre outras questões.
2. Mais do que um objeto histórico, o álbum é um objeto damemória. Praticamente, só tocamos nos álbuns da Copa de 4 em 4 anos, quando fazemos alguma comparação entre o desse mundial e o do anterior. Ao entrar em contato novamente com o álbum antigo, é possível retomar as lembranças sobre a dificuldade de conseguir aquela figurinha difícil do Cristiano Ronaldo ou, ao ver o álbum de 1998, se recordar dos gols do Zidane na final contra o Brasil e sentir novamente a tristeza do pentacampeonato escapando pelos dedos numa final vergonhosa. 


O álbum tem uma figurinha de Robinho, ainda que ele não tenha sido convocado. Por quê?

3. Quando os álbuns completos são guardados, é possível traçar através deles uma linha do tempo dos principais jogadores de cada país. Cabe lembrar que o álbum é feito meses antes da convocação dos técnicos e, vez ou outra, inclui alguns nomes que são deixados de lado pelos técnicos (por terem sido lesionados ou por opção tática), porque são considerados grandes possibilidades de convocação. Em 2010, Beckham e Ronaldinho Gaúcho estavam no álbum da Copa da África do Sul, mas não foram convocados para o Mundial. O álbum desse ano, por sua vez, conta com a figura de Robinho, que não está na Seleção.

4. Ao considerarmos o álbum como uma publicação, podemos concebê-lo como uma fonte interessante para a história do designgráfico, visto que o desenho dos álbuns foi bastante modificado. Os primeiros álbuns eram a única ligação da criança com seus ídolos de futebol, tendo uma maior relação com a dimensão lúdica, diferentemente de hoje em dia. É um estudo interessante para a preservação da literatura histórica.


Os primeiros álbuns tinham figurinhas feitas de pequenas chapas de metal, como estas, de 1910, de beisebol

5. É importante vermos a diferença entre os álbuns. Inicialmente, os álbuns eram simples e sem detalhes. As figurinhas eram pequenaschapas de metal que deveriam ser coladas no papel, deixando o álbum muito pesado quando completo. Depois elas se tornaram figurinhas de papel, que deveriam ser coladas com cola branca, passando para as autocolantes até chegarmos às atuais, com os escudos cromados que brilham.

6. As figurinhas compõe um grande repertório para a história damoda. Os uniformes dos jogadores mudaram muito desde os anos 1970: antes, os shorts curtos e camisas justas eram feitas de algodão. Aos poucos, a indústria do esporte se desenvolveu, criando tecidos especiais e modificando muitos os uniformes. Além disso, os cortes de cabelo e barba dos jogadores indicam as tendências do momento: muitos homens com cabelos mais compridos na década de 1970 e muitos metrossexuais hoje.

7. Nesse sentido, os álbuns também são uma importante fonte para conhecermos as transformações do futebol. Se conferirmos os álbuns mais antigos, veremos que dificilmente um jogador competiu em três ou quatro Copas seguidas, o que já seria possível e muito frequente a partir do desenvolvimento da medicinaesportiva na década de 1990. Um exemplo é o jogador Ronaldo Fenômeno, que foi reserva na Copa de 1994, estrelou as Copas de 1998 e 2002 e 2006, tornando-se o maior artilheiro em Mundiais. 


Trocar figurinhas permite a socialização e a criação de novas amizades

8. Também podemos pensar nas diferentes apresentações do álbum ao longo do tempo. Inicialmente ele era um livreto simples, que circulava por poucos lugares. Na Copa de 2014, ele foi lançado em duas versões – um álbum comum e uma versão de luxo, mais cara, e circula por mais de 150 países, e em cada um deles as figurinhas possui um valor diferente. Ainda assim, o Brasil é o país com maior número de colecionadores.

9. Os álbuns são fontes particulares para a história da propagandaesportiva, pois somente as empresas mais importantes do período conseguem um espaço para colocar sua marca num veículo de tanta circulação, como é o caso.

10. Por fim, a troca de figurinhas e o desafio pela conquista das mais difíceis estimulam a socialização e o surgimento de novas amizades, pois é necessário o contato com novos grupos para que o álbum se complete. Eu já comecei a completar o meu álbum e você?

http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=34747

Nenhum comentário: