Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 15 de junho de 2014

As Copas do Brasil: de 1950 a 2014, o que mudou no país?

Confira algumas características do Brasil na época em que sediou seu primeiro Mundial e compare-as com as de hoje

Bandeira preparada, ingressos esgotados, hotéis com alta ocupação, declaração de feriado em dias de jogo do Brasil. Não se fala em outra coisa: entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, o país receberá a vigésima edição da Copa do Mundo de futebol, contando com 32 seleções que jogarão 64 partidas em 12 sedes diferentes. Essa é a segunda vez que nosso país recebe o campeonato, visto que, em 1950, há 64 anos, aquarta edição também foi disputada em terras brasileiras, com apenas 13 seleções que se enfrentaram em 22 jogos, tendo seis cidades como sedes. Muito mudou no país entre um momento e outro da história: vamos fazer um balanço?


O presidente Eurico Gaspar Dutra recebe a medalha pan-americana em Nova York

Em 1950, o Brasil era governado por Eurico Gaspar Dutra, primeiro presidente após o período varguista. Vargas foi o responsável por organizar os preparativos para o Mundial. Foi um período de reabilitação dos países europeus após a Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, quando o Brasil se aliou aos Estados Unidos por meio de laços políticos e econômicos. O Partido Comunista foi colocado na ilegalidade e o governo brasileiro rompeu suas relações diplomáticas com a União Soviética.

No plano econômico, o Brasil tornou-se um importante mercado consumidor para os produtos importados, principalmente dos Estados Unidos, o que levou ao crescimento da dívida externa, às quedas das reservas do país e à desaceleração da produção industrial. Quando os problemas econômicos se agravaram, o presidente criou o Plano Salte, que reorganizou o investimento público com saúde, alimentação, transporte e energia, bem como facilitou a importação de maquinário industrial e combustível, atingindo o crescimento anual por volta de 6%.



As alianças brasileiras com os países sul-americanos fortaleceram a economia nacional

Em 2014, o Brasil é governado por Dilma Rousseff, primeira mulher a governar o país. Seu governo consiste na atenção às camadas mais populares do país, com o desenvolvimento de medidas voltadas a diminuir os níveis de pobreza extrema e permitir mais acesso às condições básicas de sobrevivência. O Brasil, hoje, é um dos três países em desenvolvimento da América e mantém relações diplomáticas importantes, especialmente com seus vizinhos sul-americanos.

A economia nacional está entre as 10 maiores do mundo. As principais exportações são os gêneros agrícolas, os minérios e algumas linhas industriais específicas, enquanto as importações são principalmente de produtos industrializados e tecnologias, com maior valor agregado.


Às vésperas de seu início, a Copa de 2014 está com obras atrasadas. Os estádios foram entregues, mas os aeroportos e as obras de mobilidade deixaram muito a desejar. Em 1950, com apenas seis sedes, as arenas estavam prontas e foram necessários somente alguns ajustes para a realização do Mundial, o que levou o Brasil a ser escolhido por unanimidade.



O turista que chegar ao país terá de enfrentar alguns problemas em sua chegada, como a lotação nos aeroportos e a falta de transportes rápidos entre os estádios. A paixão pelo futebol, nossas belezas naturais e o amor pela camisa de sua seleção, no entanto, farão valer a pena a visita ao país. Vamos preparar nossa torcida?

http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=34863

Nenhum comentário: