Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Número de infartos entre mulheres aumentou de 10% a 48% nos últimos 50 anos

Especialistas dizem que sintomas podem se apresentar de forma diferente entre elas

Mulheres acima dos 55 anos estão entre as que devem ficar mais atentas aos riscos de infarto 

Foto: Divulgação

Jaqueline Sordi



Elas conquistaram o mercado de trabalho mas não abriram mão de manter a casa em ordem, dar atenção à família e... ufa, ainda cuidar da beleza. Apesar dos benefícios da emancipação feminina, um preço se estampa em índices de saúde: nos últimos 50 anos, houve um aumento significativo no número de infartos entre as mulheres, mostram dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Enquanto há meio século elas representavam apenas 10% das ocorrências, hoje estão quase empatadas com os homens — são 48%.
Conforme o cardiologista Antonio Carlos Carvalho, diretor do Comitê de Emergências Cardiovasculares da SBC, o aumento no número de infartadas se dá principalmente porque as mulheres passaram a desenvolver fatores de risco para doenças cardiovasculares semelhantes aos dos homens, como obesidade, sedentarismo e pressão alta. Mas elas não dão a mesma atenção aos cuidados que devem ter com o coração:
— Culturalmente, elas se preocupam mais com outras doenças, como câncer de mama ou de ovário, e por isso não se informam sobre os problemas cardiovasculares. Elas levam os maridos ao consultório, mas não avaliam os próprios riscos.
Essa é uma das justificativas para a taxa de mortalidade entre infartados ser até 20% maior em mulheres do que em homens. O número, expressivo, contribui para o fato de as doenças cardiovasculares (o infarto e o acidente vascular cerebral) serem a principal causa de morte no país.
— Ainda existe muita falta de informação e de atuação da área médica para reduzir os fatores de risco e para identificar o problema nas mulheres. Por isso, elas devem prestar atenção neles — alerta a cardiologista Andréia Biolo, médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Na soma de desconhecimento, entra a possibilidade de os sintomas de infarto se apresentarem de forma diversa entre os gêneros. Diferentemente dos homens, cujo alarme mais comum é a famosa dor no peito, os sinais nas mulheres podem ir desde uma dor nas costas até o cansaço excessivo — muitas vezes, confundidos com um mero mal-estar.
Mais atenção depois dos 55 anos
Mulheres acima dos 55 anos estão entre as que devem ficar mais atentas. Ainda que problemas cardiovasculares atinjam pessoas de todas as idades, é principalmente nesse período que os riscos aumentam, pois, após a menopausa, ocorre a diminuição de hormônios femininos, preponderantemente de estrogênio, considerado fator de proteção para doenças cardíacas.
Reposição hormonal não é indicada para aumento da proteção, alerta Paulo Roberto Prates, cirurgião cardiovascular do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre:
— As pesquisas ainda são muito controversas, e muitas indicaram que a reposição hormonal não protege o organismo dessas doenças.
Enquanto a ciência não encontra uma forma de contornar esse tipo de risco, o consenso entre especialistas é que a melhor forma de prevenção para o infarto é manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável e estar bem-informado sobre a doença.
O que é o infarto
É a necrose de parte do músculo cardíaco devido à falta de oxigenação. Ocorre quando o fluxo de sangue das artérias coronárias é interrompido.
1 - As artérias coronárias são responsáveis por irrigar o coração
2 - O músculo do coração deixa de receber oxigênio e nutrientes quando uma artéria coronariana entope
3 - O entupimento pode ocorrer: a) pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, b) pela formação de um coágulo de sangue (trombo), c) pela obstrução brusca das paredes da artéria
4 - Sem o fluxo de sangue para o coração, os tecidos musculares cardíacos começam a morre.


TODA A REPORTAGEM ESTÁ NO DIÁRIO DE SANTA MARIA DO CLICRBS

Nenhum comentário: