Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mergulhão-grande: Conhecido popularmente como mergulhão-grande, o Podicephorus major é uma ave da família Podicipedidae. É a maior espécie de mergulhão.

Mergulhão-grande

Conhecido popularmente como mergulhão-grande, o Podicephorus major é uma ave da família Podicipedidae. É a maior espécie de mergulhão.


Seu nome significa: do (latim) podex, podicis = anus; e pes = pé, pés; e -phorus = que tem, que carrega; e do (latim) major = maior, grande. ⇒ (Ave) grande que tem os pés (perto do) anus.
Características


Mede de 67 a 77 cm. e pesa cerca de 1600g. É a maior espécie de mergulhão. Cabeça e cara preta na fase reprodutiva, com um pequeno, porém distinto topete occipital; bico longo e afilado; pescoço comprido, vermelho ou brancacento (dependendo da fase); dorso acinzentado e peito branco. Em vôo revela um grande espelho alar branco.

Voz: Forte e sonora, assemelha-se a um miado descendente “ éo”, “oo-o”, “ook…”
mergulhão-grande macho
mergulhão-grande fêmea


Alimentação


Alimenta-se principalmente de peixes.
mergulhão-grande se alimentando


Reprodução


Nidifica entre outubro e novembro no Rio Grande do Sul e entre o outono-inverno, alcança o litoral do Paraná e o sudeste de São Paulo. Faz um grande ninho flutuante, onde põe 2 a 4 ovos pequenos, alongados e brancos.
Casal de mergulhão-grande
Ninho de mergulhão-grande


Hábitos


Vive em lagos grandes de áreas abertas, estuários de rios e orla marítima. Encontrado aos pares ou em pequenos grupos, compostos de adultos e imaturos. Quando mergulha desenvolve grande velocidade sob a água, mas em terra, mostra-se desajeitado.


Bando de mergulhão-grande


Distribuição Geográfica


Espécie meridional, indo da Terra do Fogo ao Uruguai, Paraguai e Brasil. Uma população disjunta existe no nordeste do Peru, enquanto a principal distribuição da espécie está localizada do extremo sudeste do Brasil ( Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ) à Patagônia e Chile central. A população do sul do Chile é considerada uma subespécie separada, P. m. navasi. Status de conservação: LC (IUCN ).


Ocorrências registradas no WikiAves


Subespécies

Podicephorus major major
Podicephorus major navasi
Referências

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick.
SIGRIST, T. Aves do Brasil: Uma Visão Artística, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2004.
Omar Ramos Borges.

Nenhum comentário: