Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Dia Nacional da Alfabetização - 14 de Novembro 2014

Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização
Dia 14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização. Instituído em 1966, o dia escolhido homenageia a data da criação do Ministério da Educação e Cultura, em 1930.
Sabemos que a alfabetização é um processo contínuo e que há vários tipos de alfabetização (e vários analfabetismos…) em diferentes sistemas de comunicação. No entanto, hoje é um dia para lembrarmos com mais atenção desse processo fundamental para o desenvolvimento crítico pleno de cada cidadão, e refletirmos sobre a importância de passar essa habilidade adiante.
Fonte: www.w3.ufsm.br
Dia Nacional da Alfabetização

14 de Novembro

E AGORA, ESCOLA ?

Ela me olhou e disse: ‘Encontrei um lindo poema de Fernando Pessoa’. Fiquei contente, porque gosto muito de Fernando Pessoa. Aí ela disse o primeiro verso.
Fiquei mais contente ainda, porque era um poema que eu conhecia. Ato contínuo, ela abriu o livro e começou a ler. Epa! Senti-me mal. As palavras estavam certas. Mas ela tropeçava, parava onde não devia, não tinha ritmo nem música. Não, aquilo não era Fernando Pessoa, embora as palavras fossem suas.” Rubem Alves Em um mundo onde cobramos a eficiência, a leitura é um dos melhores meios para que se possa adquirir conhecimento. E, até há pouco tempo, a Escola era considerada “o lugar” da aprendizagem por excelência, mas com a vinda de novos tempos, Cinema, Rádio, TV, Computador, o mundo se transformou ampliando os espaços do conhecimento. E, agora Escola?
Paulo Freire nos diz que o objetivo da Escola é ensinar o aluno a “ler o Mundo”, para poder transformá-lo e não em o professor agir como quem deposita conhecimento em um aluno apenas receptivo, dócil. Assim, a Escola precisa ser um espaço questionador, nada de ser um lugar de “receitas prontas” para se fazer um teste depois. Você concorda?
Alfabetizar não se trata de um mero processo de transmissão de uma técnica particular (a de ler e escrever), mas, sim, na arte de produzir uma mudança na consciência do educando, onde o conhecimento da leitura é apenas um dos elementos. Ler é a arte de colher idéias, não apenas de decodificar, mas compreender, interpretar e ampliar a sua visão de mundo. O educando precisa criar uma consciência critica de si e de sua realidade.
O processo de alfabetização, na criança, pode chegar a dois anos. De nada adianta ser um analfabeto funcional que é aquele que lê, mas não interpreta o que lê.
Nem aquele que é o copista, que apenas copia as formas das letras, sem saber o que significam. Paulo Freire nos diz que “Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Temos de pensar é em ações como educação integral, qualificar os professores de alfabetização, pois eles são o princípio de tudo.
Aprendemos “o gosto” pela leitura: ouvindo o artista interpretar o texto. O intérprete dá vida ao texto, nos faz vibrar de emoção, como diz William Shakespeare no segundo ato de Hamlet: "Não é incrível que um ator, por uma simples ficção, um sonho apaixonado, amolde tanto a sua alma à imaginação que todo se lhe transfigura o semblante, por completo o rosto lhe empalideça, lágrimas vertam dos seus olhos, suas palavras tremam, e inteiro o seu organismo se acomode a essa mesma ficção?".
Tenho a impressão de que, se os jovens não gostam de ler, é porque não tiveram a experiência de ouvir a leitura feita por alguém que tenha sido “possuído” pelo texto. Enfim, precisamos refletir neste Dia Nacional da Alfabetização, pois, a informação só tem valor quando se transforma em conhecimento e o conhecimento só tem valor quando aquilo que aprendemos nos ajuda a resolver situações da vida real...
Tornam-se necessários "concertos de leitura" para seduzir os ouvintes à beleza da leitura. Não custam nada. Uma única coisa é necessária: o artista, o intérprete... Acho que todo mundo se sentiria seduzido pela leitura, ao ouvir textos de Adélia Prado, Rubem Alves, Gabriel García Marquez...
Então podemos finalizar dizendo como Paulo Freire: “A Educação não muda o mundo... A educação muda as pessoas... As pessoas é que mudam o mundo.”
LETÍCIA BRASILIENSE
Fonte: www.santoafonsorj.org.br
Dia Nacional da Alfabetização

14 de Novembro

Dia 14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização.
Quer dizer, dia da alfabetização, de alfabetizar, é todo dia, mas este tipo de comemoração ajuda a lembrar da importância do tema e pode marcar novos compromissos pela causa!
Sabemos que o Brasil vem melhorando neste quesito, porém ainda estamos longe do que queremos e esperamos para o nosso futuro.
“Toda criança alfabetizada até os 8 anos” essa é a meta 2 do movimento Todos Pela Educação, e quando dizemos “toda”, queremos dizer 100%, em todo o País.
Fonte: www.euvocetodospelaeducacao.org.br
Dia Nacional da Alfabetização

14 de Novembro

Pelo decreto 59.452, de 3/XI/66, o Sr. Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco determinou que, todos os anos, na data de l4 de novembro, sejam promovidas solenidades de cunho oficial caracterizando o transcurso do Dia Nacional de Alfabetização.
O alto objetivo desse Decreto foi o de motivar a opinião pública e despertar a consciência dos brasileiros para o problema do analfabetismo.
A data de 14 de novembro foi a escolhida porque revive o aniversário da criação do antigo Ministério de Educação e Saúde (hoje Ministério da Educação e Cultura), marco que assinala, em nossa História, a primeira e definitiva afirmação da importância primacial do homem brasileiro e das responsabilidades inalienáveis do Estado no atendimento das suas necessidades e em promover a sua valorização.
O Decreto Presidencial que institui o Dia Naciona l d a Alfabetização buscou vincular-se, por outro lado, ao momento histórico em que transcorreria, em Paris, a 20 reunião geral da UNESCO, o benemérito organismo da ONU que se incumbe dos problemas de Educação e Cultura, cujo programa de congraçamento dos povos e Nações em torno desses dois altos objetivos dos quais a meta primordial é a luta contra o analfabetismo, alinhou o Brasil, desde a primeira hora de sua criação, entre os primeiros países que responderam de forma positiva ao generoso apelo.
Fonte: www.sema.edu.br
Dia Nacional da Alfabetização

Decreto nº 59.452, de 3 de Novembro de 1966

Institui o Dia Nacional da Alfabetização.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, nº I, da Constituição Federal,
DECRETA:
     Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Alfabetização, que será celebrado anualmente em todo o território nacional a 14 de novembro, data do Decreto nº 19.402, de 1930, que criou o atual Ministério da Educação e Cultura.
     Art. 2º O Dia Nacional da Alfabetização será condignamente comemorado, através de Palestras e atos solenes, em todos os estabelecimentos públicos e particulares de ensino e pelos órgãos e entidades culturais de todo o país.
     Art. 3º Êste decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Brasília, 3 de novembro de 1966; 145º da Independência e 78º da República.
H.CASTELLO BRANCO
Guilherme Canedo Magalhães
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 08/11/1966
Fonte: www2.camara.leg.br

Nenhum comentário: