Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Os benefícios da fé para o tratamento médico


Numa recente edição do Fantástico, Reynaldo Gianecchini deu um depoimento emocionado sobre sua luta contra um câncer no sistema linfático. Durante a entrevista à apresentadora Patrícia Poeta, o ator confirmou ter se submetido a cirurgias espirituais como tratamento complementar à quimioterapia, como já havia relatado à revista Veja. 

Gianecchini não é o primeiro a recorrer a terapias alternativas em busca de conforto para os momentos de dor, mesmo tendo ele à sua disposição uma das equipes médicas mais renomadas do país. E muitos médicos já buscam entender melhor como a crença em um poder sobre-humano pode ser somada aos tratamentos convencionais. 

Além disso, não há como fugir das estatísticas, que apontam um percentual de cerca de 80% dos pacientes com câncer buscando algum tipo de amparo espiritual. Renomados no Brasil e no mundo, hospitais como o Sírio-Libanês e Albert Einsten mantêm núcleos multidisciplinares de medicina integrativa, movimento que nasceu nos Estados Unidos com o Centro de Medicina Integrativa da Universidade de Maryland.

Atualmente, instituições como Havard, Yale e Califórnia também desenvolvem trabalhos ligados à medicina integrativa. E técnicas como acupuntura, meditação e massagens são cada vez mais receitadas por profissionais que lidam com doentes crônicos ou pacientes com câncer. 

Recentemente, um estudo publicado no periódico Religion, Disability & Health constatou que espiritualidade atenua os efeitos negativos das doenças em homens e mulheres de forma diferente. Neles, o envolvimento com uma religião traz melhoras físicas, enquanto a saúde emocional delas é mais beneficiada. 

“Ambos os gêneros se beneficiam do apoio social – a habilidade de buscar apoio e depender de outros – dado por colegas de congregação e o envolvimento em organizações religiosas”, explica o pesquisador Brick Johnstone.

É claro que cada caso é um caso, pois é fato que a relação entre medicina e religião e/ou crenças sobre-humanas nem sempre é tão amistosa. Que tal você compartilhar sua experiência com outros profissionais aqui no blog? É adepto à medicina integrativa? Contra? Deixe sua opinião!

*Com informações da revista Veja 

Fonte: http://www.drteuto.com.br/post/883

Nenhum comentário: