Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Atividade de Língua Portuguesa

O Pavão e a Garça

Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas. Se chovia, ele ficava olhando seu reflexo em poças.
- Olhem só para minha cauda! – dizia ele. – Vejam as cores das minhas penas. Como sou bonito! Devo ser a mais bela ave do mundo.
Dizendo isso, ele abria a cauda como um leque e ficava esperando que alguém aparecesse para admirá-lo.
As outras aves ficaram cansadas da pretensão do orgulhoso pavão e tentaram imaginar uma maneira de fazê-lo parar com aquilo. Foi a grande ave chamada garça que teve uma idéia.
- Deixem comigo – disse às outras. Vou fazer o vaidoso pavão de tolo.
Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhoso suas penas.
- Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos e embotada, Garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?
- Suas penas podem ser mais bonitas do que as minhas – disse a garça calmamente. – Mas vejo que você não pode voar. Suas belas penas não são fortes o suficiente para levantá-lo do chão. Posso ser embotada, mas as minhas asas podem me levar para o céu!
“Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro.”
Esopo. Fábulas de Esopo. Recontadas por Graeme Kent. São Paulo, Loyola, 1995.
  1. Quem são os personagens do texto?
  2. No texto acontecem várias coisas com os personagens. Numere os fatos de acordo com quem acontece:
(1) pavão (2) garça
( ) sem encanto embotada ( ) era orgulhoso e vaidoso
( ) não podia voar ( ) abria a cauda como um leque
( ) não tinha graça, mas podia voar ( ) se achava à ave mais bela do mundo
  1. O pavão é uma ave muito bonita, que fica mais bonita ainda quando abre sua cauda, mas na fábula as outras aves não gostavam do pavão, por quê?
  2. Quem resolveu enfrentar o pavão e dizer que beleza não é tudo?
  3. O que foi que a garça disse para que o pavão entendesse que beleza não é tudo?
  4. Na sua opinião qual foi a reação do pavão depois que a garça disse que ele era bonito, mas não podia voar?
  5. Qual a moral desta fábula?
  6. Assinale a alternativa que melhor explica a moral desta história.
( ) O mais importante é ser bonito como o pavão, o resto não importa.
( ) O importante é saber voar como a garça, ser bonito não serve para nada..
( ) Todos têm suas qualidades que são importantes. Na fábula a garça não era bonita, mas em compensação sabia voar.
  1. Os dois personagens do texto tinham qualidades bem diferentes. Um sabia voar e o outro era bonito. E você, qual a sua qualidade?
a) A quem está se referindo a palavra ele?
  1. Substantivos coletivos são substantivos que indicam conjunto.
a) Leia as frases e circule o substantivo coletivo usado:
· Quando estava em Fernando de Noronha fiz um mergulho e vi vários cardumes tentando fugir de um tubarão.
· O time brasileiro é um único que pode ser hexacampeão.
· Podemos observar melhor as constelações quando estamos longe das luzes da cidade.
b) Leia com atenção a frase e depois relacione os coletivos com seus significados:
Quando a frota de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil uma multidão se encontrava na praia. No começo ele achou que tinha chegado a um arquipélago, mas depois de passear pela nova terra, comer aquela fruta amarela que dá em cachos e correr de um enxame, Cabral percebeu que havia muita terra e mudou o nome para Terra de Santa Cruz.
(1) frota ( ) abelhas (2) multidão ( ) de bananas
(3) arquipélago ( ) de navios (4) cachos ( ) de abelhas
(5) enxame ( ) de pessoas
  1. Para completar a frase escreva as palavras da mesma família da palavra destacada:
a) Bolo recheado é o que tem b) Bicharada é um monte de
b) Mochileiro é quem usa c) Bater com o chinelo é dar uma
  1. Organize as palavras do quadro de acordo com a família de substantivos e derivados que pertencem:
rosa – flor – fruta – rosada – florida – espinheira – fruteira – espinho – roseira – espinhoso – floreira - frutífera
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
  1. Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª formando substantivos compostos e depois escreva-os ao lado:
(1) porta ( ) reino
(2) abaixo ( ) mínimo
(3) guarda ( ) maçã
(4) ave ( ) fungue
(5) pingue ( ) moleque
(6) chá ( ) assinado
(7) banana ( ) mala
(8) salário ( ) mate
(9) pé – de ( ) roupa
(10) pimenta – do ( ) Maria
15. Agora escolha 3 substantivos compostos e elabore uma bonita e criativa frase:
http://educandocomcarinhoo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: