Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 6 de junho de 2017

AS REGIÕES BRASILEIRAS...

AS REGIÕES BRASILEIRAS

O Brasil tem 26 estados e um Distrito Federal - onde fica Brasília, a capital do nosso país - que, de acordo com características naturais, são agrupados em regiões.

Objetivos:
- Reúne os Estados do Acre1, Amazonas2, Roraima3, Rondônia4, Pará5, Amapá6 e Tocantins7. Tem um território de 3.851.560 km² (45,2% do território nacional) e uma população pouco superior a 14 milhões de habitantes - o que faz dela a região com menor densidade demográfica. Seu clima predominante é o tropical úmido, enquanto a característica mais marcante é a Floresta Amazônica, que apresenta algumas áreas de transição e os outros tipos de vegetações em regiões adjacentes.
★ Despertar o interesse infantil em relação ao território nacional.
★ Fazer com que os alunos se posicionem adequadamente dentro do Brasil, identifiquem seu Estado e a região a que ele pertence.
★ Possibilitar o reconhecimento das características de cada região.
★ Estimular a compreensão do processo de desenvolvimento de cada região, a partir de suas respectivas características.



Faixa etária: Crianças a partir do 2° ano. 
Oficialmente, essas regiões são demarcadas pelos limites dos próprios estados que a formam. Dessa maneira, não há nenhum deles que se espalhe por duas regiões. Além desse aspecto, há outros que explicam o maior ou menor desenvolvimento de certos Estados. 

Na Região Sul, por exemplo, devido às condições climáticas, a maioria dos Estados atraiu várias correntes de imigração. Portanto, são essas características que devem ser apresentadas aos alunos para que eles comecem a conhecer um pouco mais do nosso país, de acordo com o próprio lugar de origem ou a partir do local em que vivem. 

Para tanto, basta dispor mapas e atlas para que as crianças façam a visualização do Brasil, de seus Estados e regiões como um todo e, então, iniciem as primeiras comparações, que devem ser fundamentadas em pesquisas. 

Descrição das cinco regiões

Região Norte


Região Nordeste - Congrega os Estados do Maranhão8, Piauí9, Ceará10, Rio Grande do Norte11, Paraíba12, Pernambuco13, Alagoas14, Sergipe15 e Bahia16. Possui um território de 1.556.001 km² (18,2% do território nacional). Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes. A região em si se subdivide em quatro outras sub-regiões, conforme características climáticas e de urbanização.


Região Centro-Oeste - Compõe-se pelos Estados de Goiás17, Mato Grosso18 e Mato Grosso do Sul19 e pelo Distrito Federal20. Tem um território de 1.604.852 km² (18,9% do território nacional). Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes. Rica em diversidades naturais, nela se encontra o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica - domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil. Quanto à localização, essa parte do Brasil se limita com todas as outras regiões, além de fazer fronteira com o Paraguai e a Bolívia.



Região Sudeste - Engloba os Estados de Minas Gerais21, Espírito Santo22, Rio de Janeiro23 e São Paulo24. Tem um território de 927.286 km² (10,6% do território nacional). Sua população é de cerca de 77 milhões de habitantes. Bastante industrializada, responde por pouco mais da metade do Produto Interno Brasileiro (PIB). Seu relevo é caracterizado pela grande quantidade de cadeias montanhosas e serras, que influi no clima.
Região Sul - Abrange os Estados do Paraná25, Santa Catarina26 e Rio Grande do Sul27. Tem um território de 575.316 km² (6,8% do território nacional) e sua população é de mais de 26 milhões de habitantes. O clima predominante é o subtropical - exceto no norte do Estado do Paraná, onde se destaca o tropical - que, devido às grandes variações, já registrou as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno.


Sobre a República Federativa do Brasil
Esse é o nome oficial do Brasil, o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. Ele ocupa quase que 47% do território sul-americano, onde é o único falante da língua portuguesa.

Controvérsias sobre o Tocantins
A área correspondente ao Estado, atual integrante da Região Norte, por ter sido originária do desmembrado de Goiás, que fica no Centro-Oeste, foi a última alteração na delimitação das regiões brasileiras. Embora essa decisão tenha sido tomada oficialmente em 1988, a modificação é discutida até hoje, visto que as características do Tocantins se assemelham muito mais com as da Região Centro-Oeste do que com as dos outros Estados da Região Norte, exceto pela vegetação ao norte, na qual se destaca a floresta amazônica.

Proposta para uma nova delimitação
Atualmente, muitos geógrafos e cientistas sociais preferem a divisão geoeconômica proposta por Pedro Pinchas Geiger em 1967, que leva em conta os aspectos naturais e humanos. De acordo com tal proposta, haveria apenas três regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste, cujas fronteiras não coincidiriam com as atuais.


http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br

Nenhum comentário: