Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 4 de junho de 2017

Atividade Permanente – Leitura de títulos de histórias conhecidas - PARTE 2

Atividade Permanente – Leitura de títulos de histórias conhecidas - PARTE 2

Continuando as SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 1º e 2º ANOS

Atividade Permanente Parte 2 - Parte 1 aqui.

Leitura de títulos de histórias conhecidas
Bloco de Conteúdo:                                                   

Língua Portuguesa

Objetivos:
- Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente. - Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
Conteúdo:
- Leitura na alfabetização inicial.
Anos:1º e 2º anos.

Tempo estimado: 
Rotina semanal em dias alternados com as atividades de escrita.


Material necessário:

Lista de contos de fadas conhecidos dos alunos, escritos em letra deforma. Exemplos para duas sequências de leitura: I. O Pequeno Polegar, O Patinho Feio, O Príncipe Sapo, O Gato de Botas e O Alfaiate Valente.


II. A Guardadora de Gansos, A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, A Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha.



Desenvolvimento  

1ª etapa


As crianças devem localizar em uma lista de vários títulos de contos de fadas o livro que você lerá para elas. Selecione títulos muito semelhantes em quantidade e variedade de letras para que elas busquem ler a parte central do texto, já que as diferenças não se encontram todas nos segmentos iniciais e finais. Apresente a lista de títulos afixada a uma altura próxima dos olhos. Conte que vai ler todas as histórias para eles ao longo da semana e que hoje devem encontrar o título do conto O Patinho Feio. Leia cada um deles em voz alta para os alunos, mas não na mesma ordem em que

aparecem escritos. Essa leitura é fundamental para que as crianças saibam “o que” está escrito e tentem encontrar "onde”. Flexibilização para deficiência visual com baixa visão. Entregue ao aluno uma lista com letras em tamanho ampliado ou letras móveis ou texturizadas.


2ª etapa



Diga: “Agora, para encontrar o título, vamos observar apenas estes aqui”.

Mostre os três primeiros e cubra os dois últimos com uma folha ou cartolina. “Onde está escrito O Patinho Feio?” Procure ajudar os alunos com base no que for sendo colocado por eles. Pode-se aqui pedir que comparem com os nomes dos colegas. Se alguém aponta o título O Pequeno Polegar como sendo O Patinho Feio e diz que começa com “p”, de Paulo, chame a atenção de todos para o que o colega descobriu. Em seguida, mostre que os outros dois títulos também começam com “p” : “O que acham destes aqui?” Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Coloque-o sentado ao lado de uma dupla e com letras móveis, peça que o colega entregue as letras na ordem que a professora mostrar no quadro.


3ª etapa



Volte a O Pequeno Polegar e pergunte: “Onde está escrito ‘patinho’aqui?” Se algum aluno indicar a palavra “pequeno”, dirija-se a todos e pergunte se estão de acordo. Então pergunte com que letra termina a palavra “patinho”. Provavelmente dirão “o”. Nesse momento, indique que não apenas “pequeno” termina com “o”, mas “patinho” também. Mostre, assim, que devem seguir outro caminho. Compare a escrita de “pequeno”,“príncipe” e “patinho” e observe que “pequeno” tem a letra “e” e “príncipe” a letra “r” após o “p”. Para essa atividade, os alunos têm de olhar para o que está escrito, a grafia das palavras. 



4ª etapa



Prossiga a investigação perguntando onde está escrito “feio” nos três títulos, já que procuram O Patinho Feio. Quando os alunos localizarem a palavra “feio”, leia o título todo para eles e também os outros dois que estavam sendo comparados. Comente que são parecidos porque os três começam com “p” e dois deles terminam com “o”. Peça que marquem com X o título que será lido na aula.



Avaliação:

Procure garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade. O ideal é que tenham oportunidade de expor suas estratégias e que elas sejam socializadas para o grupo, promovendo a discussão sobre cada uma delas.


Flexibilização para deficiência visual com baixa visão.

Algumas vezes, deixe que o aluno vá bem próximo à lista de títulos.

Consultoria MÔNICA FRANÇA PEREIRA
Fonte: Revista Nova Escola
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA

"Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem." 
(Salmos 103:13)
Postar um comentário