Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sua rede sem fio está mesmo protegida? Aprenda a configurar

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.


Detalhe da segurança nas redes sem fio (WPA2-PSK). (Foto: Reprodução)

Não existe mais motivo para não ter uma rede sem fio em casa e, com a popularidade de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, é quase obrigatório ter uma rede sem fio em casa. A rede sem fio doméstica, porém, normalmente também dá acesso aos computadores domésticos – estejam eles na rede cabeada ou não – e, por isso, é importante mantê-la protegida. Confira as dicas na colunaSegurança Digital de hoje.

Saiba o endereço do seu roteador sem fio
A maneira mais simples de determinar isso é a partir de outro computador. Conecte-se à sua rede sem fio com um notebook. Em seguida, aperte a tecla Windows + R ou vá em Iniciar > Executar (se usar Windows XP) e digite “cmd” e clique em OK.

Na tela, digite ipconfig e aperte enter. Anote o endereço de IP do Gateway e feche a janela. Coloque esse endereço em seu navegador web, e você poderá acessar a administração do seu roteador sem fio. Em alguns casos, esse acesso só pode ser feito a partir de um computador que está conectado ao roteador pela rede cabeada. Se esse for o caso, procure conectar um PC ou notebook ao roteador por meio de um cabo de rede.

Gateway é normalmente o endereço do roteador sem fio. (Foto: Reprodução)

Se você não souber a senha, procure na internet o manual do seu roteador pesquisando pelo modelo no site do fabricante ou em algum site de busca. Algumas senhas padrão são “admin/admin”, “root/root”, “admin/1234″. Em alguns casos, essa senha é alterada pela operadora, caso ela tenha cedido o roteador. Nesse caso, entre em contato com o suporte ou verifique a documentação da operadora que foi entregue junto com o modem/roteador.

Obs: Se sua rede tiver mais de um roteador (por exemplo, um modem e mais o roteador sem fio), pode ser o caso que o gateway padrão não seja o seu roteador sem fio.

Para acessar o painel do roteador é preciso saber a senha. (Foto: Reprodução)

Desabilite o Wi-Fi Protected Setup (WPS)
O Wi-Fi Protected Setup é um recurso conveniente que permite burlar a autenticação pela senha. Para usá-lo, você inicia a conexão pelo dispositivo (notebook, smartphone, etc) e em seguida pressiona um botão localizado no roteador para autorizar a conexão.

Isso não seria um problema, a princípio. No entanto, existem falhas envolvendo o Wi-Fi Protected Setup que tornam esta “conveniência” uma vulnerabilidade.

Utilize segurança WPA com uma senha longa
Cada roteador sem fio tem uma interface diferente, portanto a coluna não poderá mais dar passos específicos de agora em diante. Mesmo assim, entre as opções de “Wireless” ou “Security”, você deverá encontrar a opção de segurança, que será WPA, WPA2 e (em alguns modelos) WEP.

Você pode utilizar WPA ou WPA2. As duas opções são seguras, embora WPA2 seja ideal. No entanto, alguns dispositivos de hardware mais antigos podem ter dificuldade para conectar em uma rede WPA2. Se você tiver essa dificuldade, utilize o WPA.

Você poderá configurar uma senha para sua rede. Coloque uma senha bastante longa. Não importa que você tenha que anotar essa senha. O importante é que ela seja realmente longa, porque qualquer pessoa mal intencionada poderá testar várias combinações para entrar na sua rede. Se puder, utilize uma senha com mais de 30 caracteres. Você pode utilizar uma frase ou combinação de palavras.

Jamais desabite a segurança da sua rede!

Desabilite o gerenciamento via WLAN
São raras as vezes que uma mudança na configuração do roteador/modem é necessária. Por isso, você pode desativar o gerenciamento via WLAN (Wireless LAN). Isso significa que apenas um computador conectado diretamente via cabo ao roteador poderá entrar no painel administrativo. Dessa forma, mesmo que sua rede sem fio seja comprometida, o acesso ao roteador ainda estará bloqueado.

Altere a senha de administração do roteador
Se você seguiu a dica acima, esta não parece tão importante. No entanto, colocar uma senha forte no painel de administração do roteador é importante para impedir outros tipos de ataques, que podem ter origem na internet e, de alguma forma, se aproveitar da senha padrão do roteador para alterar suas configurações.

Verifique o SSID da rede
O SSID é o “nome” da rede – a informação que aparece publicamente para qualquer pessoa próxima que verifique as conexões sem fio disponíveis. Em alguns casos, o SSID pode estar configurado para revelar alguma informação pessoal sobre você ou sobre o roteador. Evite nomes como “casa” ou “apartamento 52″. Existe também a opção de não realizar a publicação (broadcast) do SSID. Nesse caso, a sua conexão sem fio não aparecerá nas listas e será preciso realizar uma configuração específica no sistema para se conectar a ela.

FONTE:
G1

Nenhum comentário: