partir desta quinta-feira (6) a temperatura nos termômetros deve aumentar entre 2ºC e 3ºC em relação as registradas na primeira metade da semana, segundo o meteorologista Leandro Puchalski. Como neste período a previsão é que a temperatura permaneça entre 33ºC e 36ºC no Sul e Vale do Itajaí e a Serra registre 30ºC, a partir de quinta, em algumas cidades, a temperatura deve chegar próxima aos 40ºC.
“A sensação de calor é influenciada pela umidade do ar. Como esta deve permanecer sem grandes mudanças, apesar de a temperatura aumentar, a sensação de calor deve ser mais ou menos a mesma”, explica o meteorologista.
Previsão de chuva
Segundo o meteorologista, a chuva no estado deverá aparecer como pancadas de verão passageiras devido o calor. “Mas, além de os volumes serem baixos, estas instabilidades são muito mal distribuídas e ocorrem em poucas áreas. Como desde o meio de janeiro estamos tendo calor muito forte, a evaporação está alta e a indicação é economizar água”, explica Puchalski.
Calor histórico
Desde 1923, há 91 anos, Blumenau, no Vale do Itajaí, não registrava uma média de temperatura tão alta durante janeiro. Na cidade, segundo informações da estação meteorológica da Furb, o mês teve média de 28ºC.
Já em Florianópolis, desde 1926, segundo informações da estação do INMET, não era registrado um calor tão intenso em janeiro. A média das temperaturas máximas da tarde foi de 30,9ºC. Em Indaial, no Vale do Itajaí, a cidade teve o segundo mês de janeiro mais quente desde 1971, com 33,6ºC. O mais quente foi em 2001, com 33,8ºC.
*G1 SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário