Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 12 de março de 2014

TPM E A ALIMENTAÇÃO - SEXUALIDADE

A TPM - Tensão Pré Menstrual tem sido bastante comentada na atualidade. É crescemte o número de mulheres que sofrem desse mal e várias são as causas ligadas ao aumento significativo desse problema.

O estresse e a correria, as mudanças hormonais e a alimentação são alguns dos fatores relacionados ao desencadeio da TPM. Para se amenizar a tensão deste período é preciso tomar alguns cuidados nestes dias críticos na vida de toda a mulher.
Nos dias que antecedem a menstruação é comum as mulheres ficarem mais nervosas e irritadas, apresentarem alterações no humor, ansiedade e vontade de chorar, devido a isso, o ideal é cuidar com a alimentação, pois, ela terá papel fundamental para evitar e melhorar esses sintomas aparentes durante o período menstrual. Neste momento, é indicado o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina B6, pois, os níveis destes nutrientes sofrem uma queda e favorecem no aparecimento desses desconfortos.

Para atingir os níveis de cálcio necessário consuma leite, sorvete, queijos e derivados, folhosas verdes (saladas verdes). Para atingir os níveis de vitamina B6, prefira carnes, lentilha, feijão, grãos integrais, banana e levedo de cerveja. Além disso, é interessante incluir na dieta alimentos ricos em fibras, pois, auxiliam na eliminação do bolo fecal e do estrogênio (hormônio relacionado à TPM). Fazer algum tipo de exercício físico também favorece a diminuição do estresse.

Assim como existem alguns alimentos que quando consumidos favorecem na diminuição de alguns sintomas da TPM, existem outros que os intensificam. O aumento no consumo de doces em geral leva a queda de cálcio, vitamina B6 e magnésio no organismo, provocando picos de hipoglicemia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue), aumentando a ocorrência de ansiedade, alterações no humor e maior vontade de consumir doces. 

Os alimentos ricos em gordura também devem ser evitados, pois, aumentam a produção de estrogênio favorecendo o aparecimento de espinhas. Para aquelas que sofrem com a retenção de líquidos e edema aconselha-se diminuir o consumo de sal e aumentar o consumo de água, chás e alimentos diuréticos.

Funcionários vinculados ao Ministério da Saúde, os agentes de saúde têm funções específicos no atendimento a mulheres gestantes.

As principais funções

Agente Comunitário de Saúde: Realiza visitas aos domicílios, catalogando e identificando gestantes, dando orientações sobre saúde, nutrição e higiene. Cabe a ele o papel de encaminhar a gestante ao serviço de saúde e avisar ao médico ou enfermeiro de sua equipe caso a gestante apresente alguma anormalidade em seu quadro clinico.

Auxiliar de Enfermagem: Faz aferições (peso, altura e pressão) anotando tudo no cartão da gestante, fornece medicamentos e participa de atividades educativas.

Enfermeiro: Realiza consultas pré-natais de gravidez de baixo risco, encaminha gestante de risco para os médicos e fornece o cartão de gestante.

Médico: Realiza consulta de pré-natal (intercalada com o enfermeiro), solicita exames e orienta tratamentos, orienta gestante quanto aos fatores de risco, realiza coletas de exames, fornece o cartão da gestante, participa de grupos de gestantes e atende intercorrências e faz encaminhamentos.

As visitas em domicílio

As visitas domiciliares devem ser realizadas preferencialmente pelos agentes comunitários, na freqüência exigida para cada caso. O principal objetivo é fortalecer o vínculo entre a unidade de saúde e a gestante, sendo que:

=> As visitas devem captar gestantes que não fazem o pré-natal;

=> Reconduzir gestantes faltosas;

=> Acompanhar o quadro de cada gestante e completar o trabalho educativo de orientar pessoas visitadas sobre as ações desenvolvidas pela unidade de saúde.


(MinistériodaSaúde/ManualTécnico/Pré-Natal)

Nenhum comentário: