Durante um passeio habitual, um casal acabou encontrando um cogumelo gigante em uma unidade de conservação particular, na localidade de Linha Cerqueira, no interior de Itaiópolis, Norte catarinense. O fungo foi encontrado no sábado de Páscoa pelo casal dono da propriedade. Com 70 centímetros de diâmetro, ele chama atenção pelo tamanho e forma bem desenhada que apresenta.
Germano Woehl Junior contou que ele e a mulher caminhavam por uma antiga trilha aberta por uma madeireira quando se depararam com um fungo. “Eu nasci lá e nós sempre andamos pelo mato, mas nunca vi um cogumelo tão grande. Já encontramos parecidos, mas não deste tamanho”, conta o pesquisador nascido na região de Itaiópolis e que hoje mora em São José dos Campos (SP).
Woehl afirma que ainda não conseguiu identificar a espécie do fungo. O cogumelo gigante se desenvolveu entre “bambus numa área de transição entre a Mata de Araucárias e a Mata Atlântica densa”.
Unidade de conservação ambiental
Ele e a mulher compraram a propriedade em 2004 e em 2008 a transformaram em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O objetivo era garantir que a área fosse preservada. Antes, o espaço com 860 hectares de área pertencia a uma madeireira.
“É uma área ameaçada de desmatamento, então quisemos preservar. Têm várias espécies ameaçadas no local. Sempre que tem uma oportunidade nós andamos pela região”, comenta.
O local foi transformado na RPPN Corredeiras do Rio Itajai, nome dado em alusão às nascentes do Rio Itajaí-Açú que ficam na região. Da área total, 200 hectares foram doados para uma organização não-governamental montada pelo casal. Os outros 460 hectares de área foram comprados por eles. “Nós continuamos comprando e incluindo na reserva”, conclui orgulhoso o dono da área.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário