Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cogumelo gigante é encontrado em reserva particular da Mata Atlântica.

Durante um passeio habitual, um casal acabou encontrando um cogumelo gigante em uma unidade de conservação particular, na localidade de Linha Cerqueira, no interior de Itaiópolis, Norte catarinense. O fungo foi encontrado no sábado de Páscoa pelo casal dono da propriedade. Com 70 centímetros de diâmetro, ele chama atenção pelo tamanho e forma bem desenhada que apresenta.

Germano Woehl Junior contou que ele e a mulher caminhavam por uma antiga trilha aberta por uma madeireira quando se depararam com um fungo. “Eu nasci lá e nós sempre andamos pelo mato, mas nunca vi um cogumelo tão grande. Já encontramos parecidos, mas não deste tamanho”, conta o pesquisador nascido na região de Itaiópolis e que hoje mora em São José dos Campos (SP).

Woehl afirma que ainda não conseguiu identificar a espécie do fungo. O cogumelo gigante se desenvolveu entre “bambus numa área de transição entre a Mata de Araucárias e a Mata Atlântica densa”.

Unidade de conservação ambiental

Ele e a mulher compraram a propriedade em 2004 e em 2008 a transformaram em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O objetivo era garantir que a área fosse preservada. Antes, o espaço com 860 hectares de área pertencia a uma madeireira.

“É uma área ameaçada de desmatamento, então quisemos preservar. Têm várias espécies ameaçadas no local. Sempre que tem uma oportunidade nós andamos pela região”, comenta.

O local foi transformado na RPPN Corredeiras do Rio Itajai, nome dado em alusão às nascentes do Rio Itajaí-Açú que ficam na região. Da área total, 200 hectares foram doados para uma organização não-governamental montada pelo casal. Os outros 460 hectares de área foram comprados por eles. “Nós continuamos comprando e incluindo na reserva”, conclui orgulhoso o dono da área.


Fonte: G1

Nenhum comentário: