Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 15 de maio de 2014

COPA DO MUNDO: Sepp Blatter: o homem mais importante da FIFA. Ele é presidente da FIFA desde 1998

Sepp Blatter: o homem mais importante da FIFA
Ele é presidente da FIFA desde 1998
O presidente da FIFA Sepp Blatter

Blatter e a FIFA: o grande casamento

O presidente da FIFA Sepp Blatter sempre proclamou que o futebol é a sua vida. Seu casamento terminou há vários anos e, na prática, ele está casado com a FIFA em um relacionamento em tempo integral. Não é de surpreender que a perspectiva da aposentadoria não o seduza.

O choque do divórcio seria enorme para Blatter, que mantém uma posição sênior na FIFA desde 1975. Ele entrou para a organização como diretor de desenvolvimento técnico após uma carreira anterior no esporte, trabalhando no hóquei no gelo e depois para o fabricante de relógios suíço Longines, ajudando no planejamento para as Olimpíadas de 1972 e de 1976.

João Havelange, o brasileiro que comandou a FIFA, o nomeou seu secretário geral em 1981 e o preparou para sucedê-lo na presidência, o que ele fez ao derrotar o adversário sueco Lennart Johansson em 1998.

Foi durante o período de Blatter como secretário geral que o futebol descobriu seu enorme poder comercial e, mais do que ninguém, ele previu o potencial dos mercados de televisão e de patrocínio. A Copa do Mundo mudou de um torneio no qual a FIFA tinha que insistir com os países para que sediassem o evento para um no qual os países competiriam ferozmente pelo direito de realizar.

Momentos controversos da FIFA

Esse potencial comercial levou à infame negociação da FIFA com a agência de marketing ISL e a alegações de corrupção. Contudo, Blatter foi inocentado de delito criminal ou ético.

Em 2002, Blatter concorreu à presidência da FIFA contra o líder do futebol africano Issa Hayatou, mas ganhou folgadamente. A única outra tentativa de removê-lo veio em 2011 e terminou no escândalo de corrupção que quase dividiu a FIFA ao meio - porém, com os oponentes de Blatter, Jack Waner e Mohamed Bin Hammam, antes aliados próximos, fora da FIFA, enquanto o presidente em questão prosseguiu serenamente.

Os que conhecem Blatter pela primeira vez frequentemente ficam perplexos com sua longevidade: como pode essa personalidade bonachona com seus olhos brilhantes, seu caráter agradável e seu gosto por uma piada ser também um político pragmático?

Blatter, o trabalhador implacável

A verdade é que essas características escondem uma implacabilidade de aço que não apenas manteve seu poder mas o fortaleceu. Ser um workaholic ajuda - quando a Turquia lançou o torneio da Copa do Mundo dos Sub 20 da FIFA em junho de 2013, Blatter não pensou duas vezes em voar da Copa das Confederações no Brasil para Istambul e imediatamente voltar.

Seu uso astuto do programa de meta para repartir dinheiro de desenvolvimento para os países membros da FIFA também serviu para recompensar os que apoiaram sua presidência. A FIFA tem sido cuidadosa para não favorecer suas outorgas unicamente para aqueles que são apoiadores - até mesmo a Football Association na Inglaterra, frequentemente um oponente declarado, tem sido beneficiada.

Tempo de tecnologia

Blatter também tem demonstrado que consegue adotar uma abordagem flexível. Após se recusar a adotar a tecnologia da linha do gol, ele aceitou rever sua decisão depois de dois incidentes controversos na Copa do Mundo de 2010.

Desde 2011, Blatter tem falado a língua da reforma - e nos cinco idiomas que ele fala fluentemente. Transparência, boa governança, ética e responsabilidade têm sido esposadas, mesmo quando para alguns de fora parece que pouco realmente mudou com exceção da remoção necessária de muitos daqueles que manipularam o futebol para sua vantagem pessoal.

Ele será reeleito em 2015?

Para aqueles que acompanham a política do futebol de perto, os acenos de Blatter de que ele pode mudar de ideia e concorrer novamente para a presidência da FIFA são talvez os acontecimentos menos surpreendentes de suas três décadas no órgão de comando do futebol.

Em 2011, quando se reelegeu para o quarto mandato no cargo, Blatter prometeu que deixaria a presidência em 2015, e o presidente da UEFA Michel Platini era visto por muitas pessoas como seu herdeiro aparente.

A probabilidade de que isto aconteça diminui dia a dia. Entende-se que Blatter está reconsiderando e Platini - que nunca concorreria com Blatter - tem suas próprias dúvidas se quer ou não o cargo.

http://esportes.br.msn.com/copa-2014/curiosidades/sepp-blatter-o-homem-mais-importante-da-fifa

Nenhum comentário: