O logo oficial do Brasil para 2014
Identidade do torneio
Toda Copa do Mundo tem sua própria identidade e não se trata apenas da contribuição vinda das equipes envolvidas na ação em campo.
O logo do torneio oficial também desempenha seu papel nisso. Pode não ser tão bem lembrado quanto gols icônicos, partidas clássicas ou o mascote do torneio, mas o emblema oficial também ajuda a conferir personalidade ao evento.
Projetando o logo da Copa do Mundo de 2014
A tarefa de projetar o emblema oficial para a Copa do Mundo de 2014 foi dada a 25 agências no Brasil, que foram convidadas a enviar desenhos para a FIFA e o Comitê Organizador Local no Brasil.
Mais de 125 propostas foram recebidas e, logo depois, uma lista com as pré-selecionadas foi elaborada para que fossem apresentadas a um painel de jurados composto pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a super modelo Gisele Bundchen, o autor Paulo Coelho, a cantora e atriz Ivete Sangalo, assim como personalidades do futebol: o presidente da Confederação Brasileira de Futebol Ricardo Teixeira e o secretário geral da FIFA Jerome Valcke.
O grupo foi selecionado para representar um país que, segundo Teixeira, "introduziu um novo tipo de modernidade baseado em seres humanos e sua habilidade para superar suas diferenças".
A composição do painel, no entanto, provocou certa controvérsia. A Associação dos Designers Gráficos do Brasil reclamou que havia sido excluída do processo, e o aclamado designer gráfico brasileiro Alexadre Woliner queixou-se: "Eles não respeitam os profissionais ou o profissionalismo".
O painel foi convidado a classificar os desenhos, levando em conta vários fatores incluindo como cada um transmitia o espírito do Brasil e a conexão do país com a Copa do Mundo, o mérito artístico e criativo, e a exclusividade.
E o vencedor é...
A grande revelação do design ocorreu em um evento especial no Centro de Convenções Sandton de Johannesburgo dois dias antes da final da Copa do Mundo de 2010 entre Espanha e Holanda.
O design vencedor foi criado pela agência brasileira de design Africa e foi chamado de "Inspiração". Ele foi inspirado por uma fotografia icônica de três mãos juntas levantando o troféu mais famoso do mundo, enquanto as mãos interconectadas simbolizam unidade.
Com o Brasil ganhando a Copa do Mundo por cinco vezes - mais do que qualquer outro país - considerou-se apropriado que uma representação do troféu devesse ser tão aparente no logo.
O verde e amarelo são as cores predominantes, formando um elo com a bandeira nacional brasileira, mas também simbolizando as florestas tropicais, as praias e o sol, pelos quais o país é tão famoso. O ano do torneio também aparece no emblema em números vermelhos.
Reação ao logo de 2014
Aparentemente, a FIFA ficou muito satisfeita com o resultado. O site oficial da entidade máxima do futebol mundial declara: "A combinação entre a imagem forte, a tipografia contemporânea e as cores vivas é extremamente feliz em capturar a modernidade e a diversidade brasileiras".
Contudo, nem todo mundo concorda. Controvérsias envolvendo o processo para o design do emblema inevitavelmente levaram a um maior criticismo em relação ao design final. A queixa mais comum é de que as mãos aparecem proeminentes demais no maior evento de um esporte cujo uso das mãos está banido para todos os jogadores, exceto para os goleiros.
Wollner afirmou: "Olha bem para o desenho: é uma cara com a mão no rosto dizendo 'que vergonha'. Sabe quando você fala "que vergonha" e põe a mão no rosto?"
Diversas comparações têm sido feitas sobre a palma da mão no rosto, que é um gesto de posicionamento das mãos para expressar frustração, decepção ou vergonha.
Apesar disso, o logo oficial da Copa do Mundo de 2014 será visto em toda a parte quando o torneio começar e, juntamente com o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, será considerado uma parte importante do colorido e da personalidade do torneio.
http://esportes.br.msn.com/copa-2014/curiosidades/o-logo-da-copa-do-mundo-de-2014-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário