Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 17 de junho de 2014

A COPA E A SUSTENTABILIDADE.


Por: Mazza Pena

Estamos a pouquíssimos dias do início da Copa do Mundo FIFA 2014. O fato é que, em qualquer tempo, uma atitude não sustentável deve ser considerada falta grave, mas não considerar as consequências que provocadas ao meio ambiente, provenientes de mega eventos como este, é atitude passível de cartão vermelho.
Mas afinal, como proceder diante de um momento em que tudo irá corroborar para que sejam maiores as emissões de carbono, a produção e manejo de resíduos, o consumo de água e energia, o aumento de produção e consumo de bens e outras tantas situações preocupantes, se levarmos em conta nossa responsabilidade para com o meio ambiente? 
A Copa que se inicia no próximo dia 12 de junho é o maior evento de um único esporte no mundo. Mesmo trazendo benefícios sociais e econômicos diretos e indiretos para o país-sede, seu impacto sobre o meio ambiente é indiscutível.
Esta questão não poderia ficar de fora no planejamento e realização da Copa, uma vez que é de importância igual ou maior que qualquer outra de ordem econômica ou social. 
Comecemos, pois pelo tamanho deste impacto quanto a emissões de gases de efeito estufa, também chamado de pegada de carbono. Estima-se que a Copa 2014, em sua totalidade, gere pouco mais de 2,7 milhões de Tco2e (toneladas de gás carbônico equivalente - unidade usada para medir a liberação de gases que interferem no aquecimento global), incluindo a preparação e realização da Copa das Confederações e da Copa FiFA 2014. O tamanho desta pegada considera o volume de emissão de gases gerados na construção dos estádios, gerados nos transportes de carga e passageiros (aéreos, terrestres e fluviais), gerados na construção e realização dos eventos (incluindo os preparatórios), nos estádios, hotéis, centros de treinamentos e comunicação, produção de material promocional, de alimentos e bebidas, tratamento de resíduos, uso de eletricidade, entre outros tantos itens. É necessário, portanto, calcular e considerar este volume de CO2 e trabalhar na compensação desta emissão. Para tanto, a organização do evento contratou uma empresa para gerir um programa de forma que o impacto seja minimizado ao máximo, através de ações específicas. A compensação permite, através da remoção ou prevenção de emissões de gases de efeito estufa em um determinado projeto e equilibrar os gases poluentes liberados na atmosfera, o que resulta em um efeito líquido nulo. Leia aqui o projeto completo.


Uma boa notícia é que esta Copa já inicia neutralizada, segundo o anunciado em junho pelo Ministério do Meio Ambiente. O Brasil compensou, através de ações alinhadas entre o governo federal e a iniciativa privada, mais do que o estimado para as emissões diretas de gases de efeito estufa geradas pela realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no país. Todos os créditos de carbono foram obtidos através de projetos registrados sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto, o primeiro tratado de redução de emissões do mundo, que tem mais de 7.600 projetos e programas em 105 países em desenvolvimento registrados. 
Independente de sua posição, favorável ou não, quanto ao Brasil sediar e a Copa do Mundo de Futebol , faz-se necessário que cada um promova ações neutralizantes das emissões individuais de CO2 . Melhor seria se pudéssemos gerar um excedente de ações, aumentando durante este período nossas atitudes mais sustentáveis.


COMO CONTRIBUIR?
- Reduza o consumo e incentive o combate ao desperdício durante a realização da Copa. 
Compre e consuma somente o necessário. 
Compartilhe o que tem com os amigos. 
Reutilize resíduos na decoração dos ambientes onde for assistir e comemorar os jogos televisionados. Com criatividade e bom gosto dá para fazer coisas incríveis. 
Evite copos, pratos e talheres descartáveis.
- Estimule a compra responsável, escolhendo fornecedores que se preocupam com a responsabilidade sociambiental da cadeia de seus produtos e serviços e certificadas com o ISSO 14000 (certificação ambiental).
- Promova e auxilie a coleta seletiva nos estádios, nos restaurantes e nos locais onde for assistir aos jogos.
- Use transporte coletivo para ir aos estádios ou ao local onde for assistir aos jogos. Optar pelo transporte público e, quando usar o automóvel, oferecer carona, são atitudes importantes para reduzir a pegada. Além de diminuir a quantidade de carros e, consequentemente, os engarrafamentos nas cidades e estradas, essa prática contribui para reduzir a emissão de gases na atmosfera.
- Substitua o carro por bicicleta e faça pequenos trechos a pé durante os dias do evento, são atitudes que contribuem para a redução da Pegada Ecológica.
- Reduza o consumo de energia elétrica. Com o aumento do consumo e a decorrente necessidade de produzir cada vez mais energia elétrica, torna-se necessário represar mais rios e inundar áreas que antes eram cobertas por florestas, solos agriculturáveis e campos de pastagens. Essas áreas ocupadas por infraestruturas também são contabilizadas no cálculo da Pegada Ecológica. Sem contar os impactos desses empreendimentos nas comunidade. Por isso, é importante reduzir o consumo de energia e evitar novos barramentos nos nossos rios.
Desligue aparelhos eletroeletrônicos desnecessários.
Abra as janelas ao invés de usar ar condicionado.
Use menos o elevador e mais a escada, 
Reduza o tempo do chuveiro.


A atitude individual é muito importante, mas quanto mais pessoas participarem desse movimento, melhores resultados vamos obter. Entre para esta torcida e vamos ganhar juntos um título que ninguém poderá nos retirar: a de uma sociedade mais consciente e sustentável.


Faça download da cartilha: Pegada Ecológica .Nosso estilo de vida deixa marcas no Planeta e saiba mais sobre este assunto e como agir de forma mais sustentável.

http://mariareciclona.blogspot.com.br/2014/06/a-copa-e-sustentabilidade.html

Nenhum comentário: