Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 17 de junho de 2014

O Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.


Em visita orientada, pude recentemente conhecer o jardim botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, um espaço muito especial para quem é amante e apreciadora da flora, como eu.

A FZB-BH espaço foi criado em 1991 e herdou uma história de mais de 30 anos, uma vez que passou a administrar, além do Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico que, naquele ano, foi transferido do bairro Betânia para a região da Pampulha. A FZB-BH também é composta pelo Parque Ecológico da Pampulha que foi inaugurado em 2004.
Terceira maior área verde pública de BH, a FZB-BH recebe, anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas. Sua missão é “contribuir para a conservação da natureza realizando ações de educação, pesquisa e lazer, que sensibilizem as pessoas para o respeito à vida”. Para isso, mantém projetos educativos, científicos e culturais, contribuindo para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. 

A tarde de visita foi ampla de surpresas. Em cada novo espaço, um encatamento. Experiência que recomendo a todos que moram em BH ou que aqui estejam como visitantes.
Referência nas áreas de botânica aplicada e de fitossanitarismo, o Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte é um espaço dedicado à conservação e exposição de coleções de plantas. Suas prioridades são ações e estudos voltados para a conservação da flora regional, com destaque para as espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. 
A área de visitação do Jardim Botânico - construída entre 1997 e 2001 - é composta por estufas e jardins temáticos, pergolados, praças, lagos, fonte e anfiteatro, galpão de compostagem, minhocário, sementeira, e estufas de produção de mudas.

No primeiro espaço pude observar aspectos da história da Terra e o tempo geológico, observando elementos das diversas eras e aprendendo sobre a evolução dos grupos vegetais.


São mais de 3.500 espécies expostas em todo o complexo, com destaque para as belezas dos Jardins de Folhagens, de Suculentas, de Bromélias, de Plantas Tóxicas e Medicinais, de Palmeiras, de Flores e Cores e Lago de Plantas Aquáticas. As quatro estufas implantadas – de Evolução, de Mata Atlântica, de Caatinga e de Campo Rupestre – também abrigam espécies que merecem ser admiradas.
Apreciem através das imagens a seguir, um pouquinho do que poderão ver por lá.




http://mariareciclona.blogspot.com.br/2014/05/visitando-o-jardim-botanico-da-fundacao.html

Nenhum comentário: