Saberes da Comunidade no Contexto Escolar.
ASSUNTO: Resgatar valores culturais de nossa coletividade valorizando a vivência do educando da EJA – fase I.
DISCIPLINAS INTEGRADAS: Língua Portuguesa/ Matemática / ESN (Ciências/história/geografia) e Artes
DURAÇÃO: Semestralmente
PERÍODO: será aplicado uma vez por semana, nas sextas-feiras.
AUTORA: Cristiane Reis, professora da EJA – FASE I
RESUMO: Este projeto interdisciplinar busca através da Prática Pedagógica, facilitar a apropriação do Saber Sistematizado, partindo do Conhecimento do Cotidiano para o Científico, favorecendo a articulação do ensino com a Prática Social, na busca por superações de diferenças econômicas, sociais e culturais, preparando os educandos da EJA fase I para enfrentarem os desafios diários.
METODOLOGIA: Este projeto será trabalhado em forma deoficinas ou seja minicursos, objetivando o estimulo a pesquisa científica e o empreendedorismo, através da interdisciplinaridade integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, eEstudo da Sociedade e Natureza, buscando um olhar diferenciado para transmitir conceitos que passam por essas três áreas do conhecimento, relacionando os temas aos conteúdos do livro didático dos educandos, estabelecendo parcerias com colégios, cursos técnicos, universidades, professores e acadêmicos de disciplinas específicas ou profissionais da área (nutricionista, químicos, biólogos etc.), para ministrar palestras ou curso de acordo com o tema e o conteúdo especifico abordada na oficina.
RECURSOS PARA AS OFICINAS: As oficinas são realizadas com recursos próprios da professora em cooperativismo com os educandos.
Oficinas a serem desenvolvidas em 2013 em anexos:
Oficina 1- Leitura e produção textual: incentivando a produção escrita, permitindo discutir e emitir opiniões sobre os temas abordados, valorizando os seus saberes transformando-os em conhecimentos científicos;
Ampliação do projeto para a turma do 4º ano matutino, professora Janaína.
Parcerias: Jornal Tribuna do Norte (desde 2009 –início desta oficina)
Trabalho realizado com encalhes do Jornal Tribuna do Norte na EJA Fase I
Trabalho realizado com os alunos do 4º ano e da EJA Fase I
Jornal Mural e Jornal virtual
Oficina 2- Informática Educativa - Ampliando Conhecimentos: possibilitando a inclusão digital aos educandos da EJA fase I, através da informática básica;
Ampliação do projeto para a turma do 4º ano matutino, professora Janaína.
Parcerias: Técnico de informática Herbert Pires e estagiária do Magistério – Diana Eva Freitas (Auxiliar de sala)
Oficina 3- Cores e Sabores do Povo Brasileiro:valorizando as contribuições indígenas, africanas e dos imigrantes italianos, alemães e japoneses e muito outros, na formação do povo brasileiro, explorando principalmente as influências culturais na nossa culinária;
Parcerias: nutricionista Vera Lúcia São José Bormio, cozinheira (comunidade) Neusa Castorina de Almeida Freitas.
Oficina 4 - Reaproveitamento de Óleo de Cozinha na Produção de Sabão Caseiro: desenvolver o hábito de preservação e conservação dos recursos naturais, começando por sua casa, sua escola, seu bairro,contribuir com a higiene do ambiente escolar(doação de 50% do sabão produzido);
Parcerias: Acadêmica de Ciências Biológica Rubiane dos Reis, Professora do CEEBEJA Marisa Souza Plath Química/Técnica Química e Professora Regiana Moriso Leça (comunidade).
Oficina 5- Escola Limpa - Exercendo a cidadania:Possibilitar uma reflexão com os educandos sobre a importância da higiene pessoal, do ambiente familiar, e do ambiente escolar, contribuir com a higiene do ambiente a escolar (doação de 50% dos produtos do curso). Produção de produtos para higiene do ambiente escolar tais como: desinfetante, detergente, sabonete líquido, amaciante de roupas etc.
Parcerias: Professora do CEEBEJA Marisa Souza Plath Química / Técnica Química e Colégio Santos Dumont com os professores Edson Plath (Diretor) e Juliano Delgado "laboratorista." ambos Químicos / Técnicos Químicos.
Oficina 6- “Projeto Fazendo Arte na EJA” - Arte e Sustentabilidade: Nesta oficina será trabalhado com aimportância dos 3Rs (Reutilizar, Reciclar, Reduzir), ampliando os conceitos sobre reciclagem e preservação, proporcionando aos educandos da EJA uma reflexão da arte e a cultura em seu contexto, interdisciplinar com as outras áreas do conhecimento, aprendendo a:
Reduzir as sobras de alimentos, utilizando receitas de reaproveitamento;
Reutilização de vidros, potes, garrafas pet e outros (Reciclando com Arte);
Reciclagem de papel e caixas longa vida; (Reciclando com Arte);
Parcerias: Acadêmica de Ciências Biológica Rubiane dos
Reis e a Estagiaria Magistério/ CIEE –Diana Eva Freitas
(Auxiliar de sala)
Oficina 7- “Projeto Plantas Medicinas”: Estudar a importância das plantas medicinais em diferentes contextos e períodos históricos.
Pesquisar sobre plantas medicinais que existem em suas casas, ou seja, mais conhecida na região e na cidade onde moram, conhecendo nomes científicos e populares.
Construir um herbário com as plantas pesquisadas identificando: o nome da planta; Indicações de uso; Parte da planta utilizada; Preparo, etc.
Resultados do Projeto: Despertou o interesse da comunidade em conhecer os trabalhos realizados nas oficinas, deixando o nome na lista de espera, pois a escola não comporta um número grande de participantes.
Os alunos se mobilizaram para fazer o "Mutirão da Limpeza" na Escola Fábio Henrique, objetivando a higienização do ambiente escolar, sendo realizado no dia 08/11/2013, com autorização e participação da direção e a coordenação da escola. (fotos no blog da escola)
Autora: Cristiane Reis, professora da EJA – Fase I
Link do projeto: http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/2013/11/projeto-cidadania-e-sustentabilidade.html
Atividades das oficinas e fotos no blog da escola no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário